Centennial Bulb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde julho de 2013).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Centennial Bulb numa fotografia de 17 de Novembro de 2013.

Centennial Bulb (em português: Lâmpada Centenária) é a lâmpada mais antiga do mundo ainda em funcionamento.[1]

Criada por Adolphe Chaillet em 1901, ela está ligada constantemente desde então, e o maior tempo que já permaneceu desligada foi de apenas uma semana.[2]

Seu recorde é homologado pelo The Guinness Book of World Records,[3] e reconhecido pelo Ripley's Believe It or Not!, e pela General Electric.[4]

A lâmpada mais duradoura do mundo se difere das contemporâneas de duas maneiras. Seu filamento é cerca de oito vezes mais espesso do que o de uma lâmpada comum. Além disso, o filamento é feito de carbono, no lugar do tungstênio usado nas lâmpadas normais.[5] Ela está localizada no Posto de Bombeiros 6, em Livermore, no norte da Califórnia.

Um fator importante que certamente influenciou a enorme longevidade, é que a lâmpada está visivelmente "sub-alimentada", ou seja, recebendo uma tensão de alimentação abaixo daquela ideal para atingir a máxima eficiência luminosa (produção de um máximo de luz, com o mínimo gasto de energia possível). Nestas condições, a vida útil de qualquer lâmpada é bastante aumentada, embora a sub-alimentação cause desperdício de energia (a lâmpada produz pouca luz, proporcional à energia elétrica que consome). Esta afirmação pode ser facilmente comprovada, observando a tabela impressa na embalagem de qualquer lâmpada moderna, onde a expectativa de vida da lâmpada é correlacionada com a tensão de alimentação: quanto menor esta última, maior será a primeira.

Referências

  1. huffingtonpost.com/ The Centennial Bulb, A 110-Year-Old Light Bulb, Still Shining (VIDEO)
  2. super.abril.com.br/ 8 coisas muito antigas que ainda funcionam
  3. Longest burning light bulb, Guiness World Records, http://www.guinnessworldrecords.com/Search/Details/Longest-burning-light-bulb/63240.htm .
  4. "The Little Bulb That Could… and Does", VIA, http://www.viamagazine.com/top_stories/articles/lightbulb02.asp, visitado em January 27, 2007 .
  5. hypescience.com/ Recorde: lâmpada está acesa há 110 anos

Links Externos[editar | editar código-fonte]