Saltar para o conteúdo

Chiclete com Banana: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 47: Linha 47:


Chamados de "''chicleteiros''", os fãs da banda acompanham o trabalho e os blocos onde se apresenta, estes fanáticos chegam a pagar de 50 a 1000 reais por um dia de apresentação do Chiclete. Por isso que são mais de 50 fã clubes no Brasil e mais de 10 no exterior.
Chamados de "''chicleteiros''", os fãs da banda acompanham o trabalho e os blocos onde se apresenta, estes fanáticos chegam a pagar de 50 a 1000 reais por um dia de apresentação do Chiclete. Por isso que são mais de 50 fã clubes no Brasil e mais de 10 no exterior.
Existe uma legião de chicleteiros enorme em todo o Brasil,mas esse número tende a diminuir gradativamente devido á invasão das bandas de pagode
e de quebradeira que estão infestando o brasil com letras de caráter exclusivamente sexual,e devido á atitude do chiclete com um antigo integran
te da banda que;depois de ser acometido por uma grave doença degenerativa,foi simplesmente esquecido pelo grupo.


== Discografia ==
== Discografia ==

Revisão das 14h48min de 7 de maio de 2012

 Nota: Para outros significados, veja Chiclete com Banana (desambiguação).
Chiclete com Banana
Chiclete com Banana
Chiclete com Banana no carnaval de Salvador em 2010.
Informação geral
Origem Salvador, BA
País  Brasil
Gênero(s) Axé, Rock, Reggae, rock alternativo, Romantico
Período em atividade 1980 - atualmente
Gravadora(s) Warner Music
BMG
Sony BMG Music Entertainment
Sony Music
Integrantes Bell Marques (Vocal/Guitarra)
Walmar Paim(Bateria)
Waltinho Cruz (Percussão)
Wado Marques (Teclados)
Denny (Percussão)
Lelo Lobão (Contra-Baixo)
Página oficial www.chicletecombanana.com.br

Chiclete com Banana é uma banda de axé music brasileira. A banda é formada por Bell Marques, Reynaldo Gramacho (mais conhecido como Rey), Waltinho Cruz, Wadinho Marques, Deny e Lelo.

História

A banda, formada por Bell Marques (vocal, guitarra, violão e compositor), Wadinho Marques (teclado), Walmar Paim (bateria), Waltinho Cruz (percussão), Deny (percussão) e Lelo (contrabaixo) originou-se de um grupo chamado Scorpius, que se apresentava em festas de formatura e era considerado um autêntico conjunto de bailes. Desse grupo já faziam parte Bell e Wadinho, que mais tarde vieram a se unir com os demais integrantes.

Em 1980, abraçando a idéia de Bell de tocarem em um trio elétrico, foram contratados pelo Bloco Traz os Montes para tocarem no Carnaval daquele ano. No ano seguinte, o engenheiro de som Wilson Silva (irmão de Bell e Wadinho) sugeriu e pôs em prática uma idéia revolucionária de fechar toda a lateral do Trio com caixas de som e usar equipamentos de potência transistorizada, passando todos os músicos a tocarem na parte superior do trio, causando assim, na época, grande diferença dentre os demais, já que nesses a percussão localizava-se nas laterais inferiores e somente os músicos de corda permaneciam na parte superior. Esta foi a maior revolução do trio elétrico na década de 80.

Em 1982 a banda foi convidada para gravar um disco. Surgiu então a vontade de mudar o nome da banda que estava ultrapassado. Nildão, cartunista e artista gráfico foi o responsável pelo nome, que na época, criou muita polêmica. O nome "Chiclete com Banana" deu-se pela grande mistura de ritmos que a banda fazia com suas músicas. Com o nome da banda definido, o 1º LP foi gravado em 1982 com o nome "Traz os Montes". Depois disto, vieram os álbuns "Estação das Cores" (1983) e "Energia" (1984).

No ano de 1986 com o lançamento do disco "Gritos de Guerra", a banda vendeu quase um milhào de cópias, marcando assim o início do enorme fenômeno chamado Chiclete com Banana. Falar de Chiclete é falar de paz, harmonia, alegria. É falar de carnaval de Salvador, é falar de 26 carnavais fora de época que a banda toca, é falar dos quase 13 milhões de discos vendidos, sendo depois da banda Legião Urbana a que mais vendeu discos no Brasil, com cerca de 150 apresentações por ano. A banda possui também o trio elétrico mais moderno e caro do planeta: batizado de Tiranossauro Rex, o projeto custou cerca de 3 milhões de reais.

Depois de "Gritos de Guerra" veio o disco "Fé brasileira", que chegou a 450 mil cópias vendidas, que é a média de discos da banda vendidos por ano, ou seja, 4 Discos de ouro e 1 de Platina.

Músicos: Bell antes de ser contrabaixista (ainda como Banda SCORPIUS) tocava teclado e cantava em inglês músicas estrangeiras de astros como ROD STEWART, PAUL MCARTNEY, ELTON JOHN e etc. já Wadinho (hoje teclado) tocava Guitarra e Rey trocou a guitarra pela bateria.(http://axemusic.tripod.com/chiclete.html)

O Chiclete Com Banana até abril de 1986 era composto por 8 integrantes. Tinham 2 guitarristas (Missinho e Jonny); 3 percussionistas (Waltinho, Denny e Rubinho). Saiu então Missinho e Rubinho e só ficaram 6 (seis). Não houve substituição, somente diminuiu. Inclusive com a saída de Missinho, que era um bom compositor e músico, o público ficou achando que a Banda não daria a volta por cima. Com o lançamento do então disco "GRITOS DE GUERRA" caiu por terra esta apreensão do público; a Banda vendeu entre 750 e 800 mil cópias recebendo 3 discos de platina e marcando assim o início de um "FENÔMENO" chamado "CHICLETE COM BANANA".(http://axemusic.tripod.com/chiclete.html)

Desde 1982 o Chiclete com Banana faz experiências com todo estilo de música, do rock ao forró. Buscavam, com isso, injetar na nossa música um jeito peculiar e especial de ser. Essa grande salada de ritmos, leva até hoje o grupo às paradas de sucesso em todo o país, transformando em hit, nas rádios de todo o Brasil, sete a oito músicas por disco, façanha rara entre artistas nacionais.

A trajetória da Banda ainda inclui as passagens em blocos de Carnaval. Começaram com o "Traz os Montes", um bloco da garotada da Barra. Depois ficaram por 2 anos no "Traz a Massa", que era um bloco mais popular, o que nunca incomodou a banda, pois suas músicas sempre atingiram tanto o público mais popular quanto o das classes mais altas. O Chiclete com Banana sempre contou com o apoio de um público fiel, constituído da mais variadas faixas etárias e que lotam clubes, ginásios, campos de futebol, casas de espetáculos e diversos outros locais em que o grupo se apresenta.

Receberam então o convite do bloco Os Internacionais, onde tocaram por 4 anos. A banda lembra com muito carinho deste tempo de convívio com o bloco. Como o Chiclete já tinha o seu próprio trio, resolveu desvincular-se de blocos de Carnaval e tocar para o povão na rua, com ou sem patrocínio, pois já tinham uma estrutura montada e até sua própria produtora, a Mazana. Neste meio tempo apareceu a proposta tentadora do bloco Camaleão. Era a oportunidade de tocar para um público diferente. Firmaram então contrato com o Camaleão, sendo hoje o bloco mais caro para desfilar no Carnaval de Salvador, onde estão até hoje.

Durante sua trajetória vitoriosa, o Chiclete com Banana teve algumas formações diferentes entre seus músicos. Bell Marques, Wadinho, Valmar Paim, Waltinho, Deni e Lelo formam atualmente o grupo de maior sucesso de Axé no Brasil.

No dia 1 de novembro de 2008, a banda gravou o segundo DVD em sua história na cidade de Salvador. O evento aconteceu no Parque de Exposições da capital baiana. A festa reuniu aproximadamente 50 mil chicleteiros.[1]

O Maior público do Chiclete fora de Salvador, foi na edição da ExpoCrato, em 2009, quando reuniu de acordo com a produção, mais de 950 mil pessoas.

Chicleteiros

O Chiclete, como é carinhosamente chamado, possui uma legião de fãs cuja fidelidade se verifica no ininterrupto e constante sucesso que a banda apresenta, ao longo das mais de duas décadas em que se apresenta.

Chamados de "chicleteiros", os fãs da banda acompanham o trabalho e os blocos onde se apresenta, estes fanáticos chegam a pagar de 50 a 1000 reais por um dia de apresentação do Chiclete. Por isso que são mais de 50 fã clubes no Brasil e mais de 10 no exterior.

Existe uma legião de chicleteiros enorme em todo o Brasil,mas esse número tende a diminuir gradativamente devido á invasão das bandas de pagode

e de quebradeira que estão infestando o brasil com letras de caráter exclusivamente sexual,e devido á atitude do chiclete com um antigo integran te da banda que;depois de ser acometido por uma grave doença degenerativa,foi simplesmente esquecido pelo grupo.

Discografia

Álbuns de estúdio

  • 1982: Traz os Montes
  • 1983: Estação das Cores
  • 1984: Energia
  • 1985: Sementes
  • 1986: Fissura
  • 1987: Gritos de Guerra
  • 1988: Fé Brasileira
  • 1989: Tambores Urbanos
  • 1990: Toda Mistura Será Permitida'
  • 1991: Jambo
  • 1992: Classificados
  • 1993: Chiclete com Banana
  • 1994: 13
  • 1995: Banana Coral
  • 1996: Menina dos Olhos
  • 1997: Para Ti
  • 1998: Bem Me Quer
  • 2000: São João de Rua
  • 2000: Universo Paralelo
  • 2001: Santo Protetor
  • 2005: Sou Chicleteiro
  • 2007: Tabuleiro Musical
  • 2009: Flutuar
  • 2012: Mega

Curiosidades

  • Traz os Montes, o primeiro LP, leva o nome do trio elétrico em que a banda se apresentava no início de sua carreira. Foi lançado pelo selo Baccarola, subsidiária da gravadora alemã Ariola Records, pertencente à BMG.
  • A partir de 1983, a banda passou a fazer parte do cast da Gravações Elétricas S.A. (GEL), através do selo Continental, no qual permaneceu até 1992, quando assinou com a antiga BMG.
  • Santo Protetor foi o último disco da banda com a participação do músico Jonne, que se revezava com Bell entre o baixo e a guitarra. Jonne deixou o grupo ao descobrir ser portador de ataxia cerebelar, uma doença degenerativa. Bell assumiu a guitarra e o baixista Lelo assumiu o lugar de Jonne.

Álbuns ao vivo

  • 1997: É Festa - Ao Vivo (gravado no Carnaval de Salvador)
  • 1999: Borboleta Azul (gravado em diversas micaretas pelo país)
  • 2003: Chiclete na Caixa, Banana no Cacho - Ao Vivo (originou também o primeiro DVD da banda, gravado no Carnaval de Salvador e no Festival de Verão de Salvador)
  • 2005: Sou Chicleteiro (gravado no Carnalfenas, em Alfenas, Minas Gerais e no Nana Fest em Vitória Esp. Santo .. Foi o primeiro álbum lançado após a criação da Sony BMG)
  • 2007: Tabuleiro Musical (gravado em diversas micaretas pelo país)
  • 2009: Flutuar - Ao Vivo (segundo DVD da banda, gravado no Parque de Exposições de Salvador, no dia 1 de Novembro de 2008, com público estimado em 80 mil pessoas. Foi o primeiro projeto a ser lançado após a extinção da Sony BMG, que tornou-se apenas Sony Music)

Coletâneas

  • 100% Chiclete com Banana (coletânea com os maiores sucessos do grupo, lançada em parceria com a Som Livre)

Formação

  • Walmar Paim: bateria
  • Wilson: Mixer Integrante da banda

Referências

  1. «Chiclete leva público ao delírio em gravação de DVD». Consultado em 23 de janeiro de 2009 

Ligações externas