Chilenosuchus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaChilenosuchus
Ocorrência: Triássico Superior
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: reptilia
Ordem: Aetosauria
Família: Stagonolepididae
Género: Chilenosuchus
Casamiquela, 1980
Espécies

Chilenosuchus é um género extinto de aetossauro. Fósseis foram encontrados na Região de Antofagasta, no norte do Chile.1 A presença de Chilenoasaurus nas camadas onde foi encontrado entra em conflitos com a idade atribuida aos estratos. Plantas e invertebrados fósseis sugerem que remonta ao Carbonífero Superior ou Permiano Inferior,2 ainda é um aetossauro Chilenoasaurus e o aetossauros aparecem pela primeira vez no final do Triássico. A baixa qualidade fotografica do espécime original e uma aparente falta de material não pode permitir a classificação definitiva da amostra, portanto há controvérsia quanto à possibilidade de ser um aetossauro de verdade. No entanto, uma reavaliação em 2003 sobre a deslocamento do material mostrou que era na verdade um aetossauro e que os estratos eram do Triássico.3

Com base na semelhança da blindagem, o Chilenosuchus parece estar estreitamente relacionado com o Typothorax.. Tem sido proposto como um membro de um clado recentemente derivados, juntando o Typothoracisinae, juntamente com Typothorax e várias outras aetossauros similares.4 No entanto, devido as muitas diferenças entre eles e outros aetossauros, a posição do Chilenosuchus dentro do Stagonolepididae permanecerá incerta até mais material ser encontrado.

Notas e referências

  1. (1980) "Nota sobre restos de un reptil aetosauroideo (Thecodontia, Aetosauria) de Quimal, Cordillera de Domeyko, Antofagasta. Prueba de la existencia del Neotriásico continental en los Andes del Norte de Chile". In Congreso Argentino de Paleontología y Bioestratigrafía, No. 2 y Congreso Latinoamericano de Paleontología 1 (1): 135–142.
  2. (1992) "Late Carboniferous intra-arc sediments in the north Chilean Andes: stratigraphy, paleogeography and paleoclimate". Facies 26: 67–80. DOI:10.1007/BF02539794.
  3. (2003) "Redescripcion del aetosaurio Chilenosuchus forttae Casamiqueal (Diapsida: Arcosauria): presencia de Triasico continental en el norte de Chile". Revisita Geologica de Chile 30 (1): 53–63.
  4. Parker, W. G. (2003). Description of a new specimen of Desmatosuchus haplocerus from the Late Triassic of Northern Arizona. Unpublished MS thesis. Northern Arizona University, Flagstaff. 315 pp.[1]