Choperia Pinguim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2013).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bar Pinguim
Choperia Pinguim.
Construção 10 de novembro de 1936 (81 anos)
www.pinguimochopp.com.br
Choperia Pinguim, ao lado do Teatro Pedro II.
Choperia Pinguim em Belo Horizonte.

A Choperia Pinguim é uma das mais famosas e tradicionais choperias do Brasil. Desde sua inauguração serve chopp da marca Antarctica (da Ambev), mantendo sempre o mesmo padrão e qualidade. É localizada na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, num edifício histórico do centro. Grande atração turística, tem a fama de servir o "melhor chope do Brasil" e é frequentada intensamente por turistas e artistas famosos.

Inaugurada em 10 de novembro de 1936 por Nicolás Miranda, a famosa casa de chope estava instalada no Edifício Diederichsen e posteriormente também no Quarteirão Paulista, onde inicialmente funcionou o Snooker Pinguim. Atualmente possui também outras filiais nos shoppings da cidade e uma na cidade de Belo Horizonte.

Albano Celini comprou a choperia em 1965. Desde lá, passou a registrar mais de duas mil pessoas, diariamente, consumindo mais de dois mil litros de chope, servidos em tulipas de cristal em um processo de congelamento da cantina passando por mais de 800 metros de serpentina até a saída da bomba.

Em 1977, nascia a segunda casa, o Pinguim II, localizado na esquina em frente, bem ao lado do majestoso Theatro Pedro II, no chamado “Quarteirão Paulista”.

Em 1984, liderados pelo empresário Antônio Alves, novos proprietários passaram a administrar o Pinguim e adotaram um modelo mais profissional de gestão. A casa firmou-se também como restaurante e consolidou sua fama como uma das choperias mais famosas do Brasil, bem como o grande embaixador de Ribeirão Preto para o país e o mundo. Na segunda metade dos anos 90, o Pinguim alçou novos vôos e inaugurou, em 1997, sua unidade no RibeirãoShopping e, em 1999, a casa no Santa Úrsula Shopping, ambas em Ribeirão Preto.

As mudanças não pararam por aí. O Pinguim reformou sua antiga unidade II em 2001, dando a ela os ares das décadas de 30 e 40. Já o Pinguim I, o original, passou por obras em 2002 e foi reaberto em 2003 como Empório, um misto de loja e bar, comercializando desde então centenas de diferentes produtos, entre roupas, presentes, jogos e objetos de decoração, todos com a marca Pinguim. O cliente também ganhou a opção de levar a choperia para sua casa, festa ou evento através Pinguim Fest, um serviço dinâmico e personalizado.

No primeiro semestre de 2006, o Pingüim inaugurou uma unidade na capital mineira, Belo Horizonte, na região do tradicional bairro da Savassi. A casa logo se transformou em referência, atraindo diariamente centenas de clientes interessados na qualidade do chopp, no cardápio diferenciado, no atendimento exclusivo e no ambiente sofisticado.

Em 2009, o Empório Pinguim encerrou suas atividades no local da primeira unidade da rede e em janeiro de 2016 a unidade do Shopping Santa Úrsula também encerrou suas atividades em janeiro de 2016.

A choperia é um ponto turístico muito importante da cidade, reconhecida por diversos guias de turismo e pela própria prefeitura.[1] Hoje a Choperia Pinguim possui mais uma unidade em Ribeirão Preto, sendo no Ribeirão Shopping além de filiais nas cidades de Belo Horizonte e outra na capital do país, Brasilia.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.