Cimabue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cimabue
Nascimento 1240
Florença
Morte 1302
Pisa
Cidadania República Florentina
Ocupação pintor
Magnum opus Santa Trinita Maestà, The Madonna and Child in Majesty Surrounded by Angels, Maestà di Santa Maria dei Servi, Saint Francis
Movimento estético prerrenascimento

Cenni di Petro (Giovanni) Cimabué (c.12401302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". O seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.

Cimabue introduziu a ideia de tratar imagens e obras como indivíduos. O seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.

Julgando pelas suas encomendas, Cimabue parece ter sido um artista muito reconhecido no seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi o seu principal rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis, na parede do transepto: a Crucificação e a Descida da Cruz.

Outra obra danificada é o grande Crucifixo da Basílica da Santa Cruz, em Florença. Foi a maior obra de arte perdida na enchente de Florença , em 1966.

Outra obra que sobreviveu foi a Madonna da Santa Trinita, que estava na Igreja da Santa Trindade, e que agora se encontra na Galeria Uffizi.

Na Basílica inferior da Basílica de São Francisco de Assis, existe um importantíssimo afresco de Cimabue: A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos, considerada uma obra já de sua fase adulta.

Duas outras pinturas atribuídas a Cimabue estão na Coleção Frick, em Nova York. O Flagelo de Jesus foi comprada pela Coleção Frick em 1950, mas ainda se debate sobre sua autoria (ou de Duccio). Em 2000, a Galeria Nacional de Londres adquiriu outra pintura da Virgem e hoje se acredita que as duas obras sejam parte de um mesmo díptico ou tríptico, certamente de Cimabue.

Uma pequena pintura chamada Madonna e Jesus com São Pedro e São João Batista está na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC. Foi pintada por Cimabue ou algum de seus aprendizes em 1290. A pintura é significativa porque mostra um tecido que pode ter sido o primeiro quilting em patchwork da arte ocidental.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cimabue
Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte