Cimabue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Retrato de Cimabue

Cenni di Petro (Giovanni) Cimabué (c.12401302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.

A sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". O seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.

Cimabue introduziu a ideia de tratar imagens e obras como indivíduos. O seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.

Julgando pelas suas encomendas, Cimabue parece ter sido um artista muito reconhecido no seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi o seu principal rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis, na parede do transepto: a Crucificação e a Descida da Cruz.

Outra obra danificada é o grande Crucifixo da Basílica da Santa Cruz, em Florença. Foi a maior obra de arte perdida na enchente de Florença , em 1966.

Outra obra que sobreviveu foi a Madonna da Santa Trinita, que estava na Igreja da Santa Trindade, e que agora se encontra na Galeria Uffizi.

Na Basílica inferior da Basílica de São Francisco de Assis, existe um importantíssimo afresco de Cimabue: A Virgem com São Francisco, Anjos e Santos, considerada uma obra já de sua fase adulta.

Duas outras pinturas atribuídas a Cimabue estão na Coleção Frick, em Nova York. O Flagelo de Jesus foi comprada pela Coleção Frick em 1950, mas ainda se debate sobre sua autoria (ou de Duccio). Em 2000, a Galeria Nacional de Londres adquiriu outra pintura da Virgem e hoje se acredita que as duas obras sejam parte de um mesmo díptico ou tríptico, certamente de Cimabue.

Uma pequena pintura chamada Madonna e Jesus com São Pedro e São João Batista está na Galeria Nacional de Arte em Washington, DC. Foi pintada por Cimabue ou algum de seus aprendizes em 1290. A pintura é significativa porque mostra um tecido que pode ter sido o primeiro quilting em patchwork da arte ocidental.

Obras[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cimabue
Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte