Costa Atlântica Argentina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Costa Atlântica é uma denominação popular na Argentina para referir-se as cidades com turismo baseado no atrativo "praia" (centros balneários); todas são margeadas pelo Oceano Atlântico. Em cada verão, são escolhidas por milhões de pessoas como destino para passar férias. Com o sentido referido, a "Costa Atlântica" na Argentina abarca o litoral marítimo das províncias de Buenos Aires, Río Negro, Chubut, e o extremo nordeste da Santa Cruz.

Esta região destaca por suas charmosas e amplas praias, algumas das quais permanecem virgens, as dunas e os bosques que se estendem ao largo da costa, dando lugar ao nascimento de pequenos aquentamentos, ideais para o descanso.

Cabe dizer que cada cidade possui seu encanto particular, e se bem compartilham certos rasgos geográficos, se diferenciam notavelmente as umas das outras.

Estas são algumas das cidades turísticas balneárias mais importantes:

Buenos Aires[editar | editar código-fonte]

Praia na Villa Gesell
Mar del Plata é a maior cidade e a mais famosa da Costa Atlântica, com cerca de 650.000 habitantes e 3 milhões de turistas ao ano
Cidade de Miramar.
Cabana de Usos Múltiplos que serve de base de operações para o serviço de guarda-parques da Reserva da Biosfera "Parque Mar Chiquito".

No sul, encontramos a:

Río Negro[editar | editar código-fonte]

Las Grutas.
  • Balneário El Cóndor. Próximo a cidade de Viedma, se encontram uma serie de pequenos balneários sobre as falésias.
  • Situada no golfo San Matías, Las Grutas é a maior e mais famosa das Praias Patagônicas. Conta com uma importante infraestrutura de alojamento para desfrutar de una serie de praias virgens, recobertas totalmente de almejas e caracóis.

Chubut[editar | editar código-fonte]

  • Puerto Madryn durante a temporada de verão, as praias são muito concorridas, onde além de banhos de sol e água se praticam esportes náuticos. Ao largo delas, há balneários com serviços de restaurante e confeiteiras que se encontram abertos durante todo o ano. Os golfos San José e Nuevo são visitados principalmente para realizar "batismos submarinos". Puerto Madryn é denominada "Capital Nacional do Mergulho". Possui águas cristalinas e serenas, o que permite uma penetração de luz até os 70 m de profundidade. Todas as cidades possuem cenários naturais aptos para a prática da pesca, os esportes náuticos, os safáris, o trekking e as cavalgadas, além da mais variada oferta gastronômica e hoteleira.
  • Playa Unión é o principal balneário da cidade de Rawson localizada a 6 km desta.
  • Playa Magagna denomina-se a uma faixa costeira de uns seis quilômetros a 12 km de Rawson. É um complexo de várias praias, que formam una constante variedade de belezas naturais, tanto das praias, como do meio que o rodeia, nestas praias se celebrara a primeira Festa Provincial do Pulpo. Nestas costas também se constrói uma defesa contra a erosão do mar, devido ao dano que em poucos anos se acentuo nessa zona.
  • Rada Tilly é uma localidade situada 14 km ao sul de Comodoro Rivadavia. Suas extensas praias (mais de 500 m em maré baixa) convidam a ser percorridas em tranqüilas caminhadas. A paisagem de águas azuis e deserto selvagem se pode desfrutar desde seus mirantes, localizados em cada um dos cerros que rodeiam a villa Rada Tilly: ao norte Punta Piedras e ao sul Punta del Marqués. Ao sul de Rada Tilly a Reserva de Punta Marqués, uma imponente meseta composta por fundos marinhos que supera os 20 milhões de anos de antiguidade, se interna 1500 m no Mar Argentino, demarcando o centro do Golfo San Jorge.

Santa Cruz[editar | editar código-fonte]

  • Caleta Olivia é, possivelmente, a localidade mais austral do mundo onde encontramos turismo balneário (não termal). Mais ao sul, as águas são excessivamente frias, incluso em pleno verão.