Cultura das Maldivas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atóis das Maldivas vistos de um avião.

A cultura das Maldivas foi influenciada por diversos fatores e fontes. Estes incluem sua proximidade com o Sri Lanka, o sul da Índia, o leste da África, a Insulíndia e o Oriente Médio. São notados na cultura do pequeno país, características oriundas da Arábia e da Indonésia. A cultura das Maldivas ainda compartilha semelhanças em muitos aspectos com a encontrada no já citado Sri Lanka e em Kerala.

Música[editar | editar código-fonte]

A música das Maldivas teve suas raízes na cultura africana. Um dos exemplos de gêneros musicais encontrados é o Bodu-Beru, muito conhecido no país.

Artes e culinária[editar | editar código-fonte]

Assim como outras características da cultura, as manifestações artísticas e a culinária local possuem grande influência das culturas encontradas na África e na Ásia.

Religião[editar | editar código-fonte]

As Maldivas são quase exclusivamente uma sociedade islâmica. Acredita-se que o islamismo tenha chegado ao país por volta do século XII. Devido ao seu "isolamento" dos centros históricos do islã no Oriente Médio e na Ásia, no entanto, algumas opiniões e atitudes pré-islâmicas sobreviveram com o passar do tempo.

Divórcio[editar | editar código-fonte]

Uma característica da sociedade que se destaca, dado o fato de ser uma nação islâmica, é o número elevado de casamentos que terminam em divórcio. Isso demonstra certo grau de autonomia que as mulheres das Maldivas possuem sobre suas vidas.

Cultura popular: os Jinns[editar | editar código-fonte]

Vários habitantes acreditam na existências dos jinns (termo árabe que significa "Gênio") ou "espíritos ruins". Para se protegerem da influência destas entidades, as pessoas utilizam diversos recursos, tais como rituais.

O estudo desta tradição fez com que observadores identificassem um sistema mágico-religioso paralelo ao islamismo, conhecido pelo nome de fanditha, que forneceria, segundo os crentes, a melhoria em suas vidas e a solução de problemas pessoais.

Entretanto, está é uma tradição que está morrendo e, atualmente, é mais encontrada nas áreas rurais do país.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]