Curriculum vitæ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Curriculum)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Curriculum redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Currículo (desambiguação).
Ambox rewrite.svg
As informações contida neste página não estão incorretas, entretanto alguns Editoras acreditam que ela precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde outubro de 2016).
Assim, sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2011).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Exemplo de currículo.

O curriculum vitæ (do latim "trajetória de vida"), também abreviado para CV ou apenas currículo (por vezes utiliza-se o termo curricula, como forma no plural do termo) é um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências. De um modo geral o curriculum vitae tem como objetivo fornecer o perfil da pessoa para um empregador, podendo também ser usado como instrumento de apoio em situações acadêmicas.

O curriculum vitae é uma síntese de qualificações e aptidões, na qual o candidato a alguma vaga de emprego descreve as experiências profissionais, formação acadêmica, e dados pessoais para contato. Ainda é a forma que muitas empresas usam para preencher vagas de emprego. A entrega do currículo é apenas a primeira fase da admissão em uma instituição, as fases posteriores compreendem em entrevista e prova de conhecimentos.

Papel[editar | editar código-fonte]

A utilização e o papel social do CV varia nos diversos países consoante as políticas de empregabilidade e educação. Da mesma maneira o formato pode variar dependendo do contexto. Embora de um modo geral seja um documento apresentado de forma sintetizada, idealmente com uma ou duas páginas,[1] em certos casos deve ser mais detalhado. Em muitos casos também é necessário avaliar a necessidade do uso de fotos nos currículos, pois pode acontecer de determinadas empresas não necessitarem que o empregado anexe uma foto (3x4) por exemplo. É necessário averiguar se o cargo desejado necessita de uma boa aparência[2], se a foto causa uma boa impressão e/ou se a foto está no padrão desejado pela empresa.

Atualmente há programas de computador que permitem a criação de um currículo através do preenchimento de formulários. Muitas empresas utilizam-se deste recurso na Internet para catalogar candidatos a empregos.

Uma variante do CV é o portfólio, que tem o mesmo objetivo em linhas gerais, mas presta-se a dar pequenas mostras da habilidades da pessoa, sendo mais utilizado por profissionais das áreas relacionadas com artes ou produção. Este currículo permite a sistematização das experiências significativas ao contexto solicitado.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O Wikilivros tem um livro chamado Como fazer um currículo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]