Saltar para o conteúdo

Dança de Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 189.72.39.172 para a última versão por Jo Alfemo (usando Huggle)
Linha 5: Linha 5:
=== Algarve ===
=== Algarve ===
O '''corridinho''' é uma das danças tradicionais de maior expressão no [[Algarve]]. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na [[Estremadura]] faz parte do [[folclore]] local.
O '''corridinho''' é uma das danças tradicionais de maior expressão no [[Algarve]]. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na [[Estremadura]] faz parte do [[folclore]] local.

=== Madeira ===
Nas diferentes regiões de Portugal há diferentes tradições, e a [[Madeira]] não é excepção. O [[Bailinho da Madeira]], ou simplesmente '''bailinho''', é a dança típica mais conhecida da ilha. É acompanhada do [[brinquinho]] - o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustem, emite som.


=== Minho ===
=== Minho ===

Revisão das 14h10min de 8 de agosto de 2013

Pauliteiros de Miranda.

A dança em Portugal depende muito do folclore português e este, por sua vez, das diferentes regiões do país. Das muitas danças que existem, podem destacar-se o fandango, a dança de roda, a valsa de dois passos, a chotiça, o corridinho, o vira e o verde-gaio.

Algarve

O corridinho é uma das danças tradicionais de maior expressão no Algarve. É dançado aos pares, as raparigas por dentro e os rapazes por fora. Giram no mesmo lugar, movendo os pés de forma rápida. Apesar de ser no Algarve que atinge maior notoriedade, também na Estremadura faz parte do folclore local.

Minho

O Minho, sobretudo o Alto Minho, é rico em danças tradicionais, das quais se destacam o Vira, a Cana Verde e o Malhão. O que mais sobressai delas, à parte da dança propriamente dita, é o vestuário das mulheres, que com as suas cores e acessórios variados, adornam o bailado, deixando o ambiente mais bonito e elegante.

Ribatejo

No Ribatejo a dança com maior difusão é o Fandango. É uma espécie de dança da sedução, o homem gira em torno da mulher cantando e gritando de forma entusiástica. Por vezes a dança é feita por dois homens que "competem", um contra o outro, frente a frente, sapateando o melhor que poderem.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes, os Pauliteiros de Miranda fazem uma dança que se mostra muito relevante no folclore da região. Um grupo de homens vestidos com trajes típico enfrentam-se uns aos outros com palotes. A dança evolui com o som ritmado dos palotes a baterem e os movimentos dos intervenientes. Nestas "danças-combates" não entram mulheres, e o seu símbolo é a Capa de Honra.

Douro Litoral

Na província do Douro Litoral, o folclore é rico em danças tradicionais, que são: a "Chula" (dança original do Douro, como dizia Pedro Homem de Mello nos seus programas da RTP), os "Malhões", os "Viras", e as "Rusgas". A província do Douro tem como capital o Porto, que como dizem os periodicos é a 2.ª cidade do Reino. O Folclore do Douro Litoral é um folclore muito mais rico, não tanto como o do Minho, mas um folclore mais alegre do que o das Beiras, Alentejo, e Trás-os-Montes.

Dança contemporânea

No último século, os intercâmbios culturais entre países de todo o mundo deram origem a escolas que ensinam estilos de dança internacionais. Exemplos disso são: ballet, o tango, o hip-hop, o tecktonik, o kuduro, o samba, a salsa, entre outros.

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.