Declaração do Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Declaração de Iguaçu)
Declaração do Iguaçu
José Sarney e Raúl Alfonsín foram os signatários do tratado.
Local de assinatura BrasilFoz do Iguaçu, Brasil
Signatário(a)(s) BrasilJosé Sarney
ArgentinaRaúl Alfonsín
Partes Brasil e Argentina
Assinado 30 de novembro de 1985

A Declaração do Iguaçu foi uma declaração conjunta, celebrada em 30 de novembro de 1985[1] em Foz do Iguaçu, Brasil, pelos presidentes de Argentina e Brasil, respectivamente, Raúl Alfonsín e José Sarney, com a qual se lançou a ideia da integração econômica e política do Cone Sul. Ambos os países acabavam de sair de um período ditadorial e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias.

Esta situação comum entre Brasil e Argentina fez que os países percebecem a necessidade um do outro. Então logo após a assinatura da declaração de Iguaçu, em fevereiro de 1986, a Argentina declara a intenção de uma "associação preferencial" com o Brasil. Em uma casa particular em Don Torcuato, houve uma reunião para discutir o assunto. A discussão durou dois dias e envolveu a troca de ideias.

Depois de poucas semanas, é o Brasil que convida Argentina para uma reunião semelhante, em Itaipava também em uma residência particular. Esse foi o sinal de aceitação da iniciativa argentina e então começava a formação do acordo, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos os países e integrá-los ao mundo. Para muitos a ideia de integração na América do Sul parecia mais uma abstração, devido às várias experiências não bem sucedidas no passado, entretanto essa foi diferente.

Este acordo foi um passo importante para o processo que levaria ao estabelecimento do Mercosul.

Referências

  1. «Divisão de Atos Internacionais». Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Consultado em 6 de outubro de 2007. Arquivado do original em 22 de junho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Mercado Comum do Sul – Mercosul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.