Declaração do Iguaçu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde julho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Declaração do Iguaçu
José Sarney e Raúl Alfonsín foram os signatários do tratado.
Assinado 30 de novembro de 1985
Local BrasilFoz do Iguaçu, Brasil
Signatários BrasilJosé Sarney
ArgentinaRaúl Alfonsín
Partes Brasil e Argentina
Línguas português e castelhano
Texto original (Wikisource)
Wikisource-logo.svg Declaração do Iguaçu

A Declaração do Iguaçu foi um tratado celebrado em 30 de novembro de 1985[1] em Foz do Iguaçu, Brasil, pelos presidentes de Argentina e Brasil, respectivamente, Raúl Alfonsín e José Sarney, com o qual se lançou a ideia da integração econômica e política do Cone Sul. Ambos os países acabavam de sair de um período ditadorial e enfrentavam a necessidade de reorientar suas economias.

Esta situação comum entre Brasil e Argentina fez que os países percebecem a necessidade um do outro. Então logo após a assinatura da declaração de Iguaçu, em fevereiro de 1986, a Argentina declara a intenção de uma "associação preferencial" com o Brasil. Em uma casa particular em Don Torcuato, houve uma reunião para discutir o assunto. A discussão durou dois dias e envolveu a troca de ideias.

Depois de poucas semanas, é o Brasil que convida Argentina para uma reunião semelhante, em Itaipava também em uma residência particular. Esse foi o sinal de aceitação da iniciativa argentina e então começava a formação do acordo, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de ambos os países e integrá-los ao mundo. Para muitos a ideia de integração na América do Sul parecia mais uma abstração, devido às várias experiências não bem sucedidas no passado, entretanto essa foi diferente.

Este acordo serviu deu origem a um processo que levaria ao estabelecimento do Mercosul.

Referências

  1. «Divisão de Atos Internacionais». Ministério das Relações Exteriores do Brasil 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Mercosul
Ícone de esboço Este artigo sobre o Mercado Comum do Sul – Mercosul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.