Saltar para o conteúdo

Desejo de Menina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desejo de Menina
Desejo de Menina
Informação geral
Nome completo Desejo Serviços de Produções e Eventos Ltda.[1]
Origem Petrolina, Pernambuco
País Brasil
Gênero(s) Forró eletrônico
Período em atividade 2003-presente
Integrantes
  • Mirella Vieira
  • Lenno Ferreira
Ex-integrantes
  • Jeane Andreia (2003-2008)
  • Alba Suâny (2003-2009)
  • Léo Ferreira (2003-2009)
  • Mel Rios (licença-por motivos de saúde de Yara Tchê) (2009)
  • Madelon Cortês (licença-maternidade de Yara Tchê) (2010-2011)
  • Daniel Almeida (2010-2016)
  • Anny Barbi (2009-2017)
  • Bruna Magalhães (2017)
  • Rafael Nyedson (2017)
  • Yara Tchê (2008-2024)
  • Alessandro Costa (2010-2024)

Desejo de Menina é uma banda brasileira de forró eletrônico, formada em 2003 na cidade de Petrolina, Pernambuco.[2] No passado, a banda já patrocinou o Petrolina Social Futebol Clube.[3] Atualmente, tem como vocalistas: Mirella Vieira e Lenno Ferreira.[4]

Quando se inicia o projeto de uma banda, é comum que músicos sejam contratados ou até mesmo convidados para a gravação de um álbum, que servirá para divulgação em rádios e outras mídias como se fosse um "teste de mercado". E conforme as músicas vão fazendo sucesso e a aceitação do público vai aumentando, os empresários do projeto começam a formar uma banda para levar o projeto para os palcos. Uma situação parecida aconteceu com a banda Desejo de Menina.

2003: Primeiro álbum

[editar | editar código-fonte]

Em 2003, boa parte das músicas do primeiro álbum foram gravadas com as vozes dos vocalistas da banda Bicho do Mato, da cidade de Timbaúba. Bicho do Mato é uma banda de axé e forró.

O único cantor que gravou o primeiro CD e realmente fez parte dos palcos da Desejo de Menina foi Lenno Ferreira. Os demais vocalistas masculinos foram Charles Oliveira e Ângelo Melo, ambos da banda Bicho do Mato. Os vocais femininos foram Taylana Farias e Isabel Cristina.

2004: Segundo álbum

[editar | editar código-fonte]

Em 2004, o volume 2, foi gravado apenas com oito canções inéditas. Duas delas na voz de Taylana, uma por Ângelo Melo, três por Lenno Ferreira, uma por Lenno e Taylana e uma por Marilda Silva. As vozes de Isabel Cristina e Charles Oliveira também aparecem no volume 2, porque as doze canções restantes que compõem o disco foram retiradas do álbum anterior, utilizando as mesmas gravações.

O segundo CD foi quase totalmente gravado no estúdio Espaço Livre, em Timbaúba. Apenas a canção "Abandonei", interpretada por Marilda, foi gravada no Estúdio 3, em Aracaju. Na ficha técnica, todos os cantores que gravaram as faixas inéditas foram creditados. Porém, Ângelo e Taylana foram creditados apenas como vocais de apoio. Marilda foi creditada como participação especial.

Como em 2004, a banda já tinha definido o seu time de cantores; Lenno, Léo, Mirella Vieira, Jeane e Alba Suâny foram creditados como vocalistas (mesmo Lenno sendo o único vocalista que gravou de fato o álbum).

2005/2006: Terceiro álbum e primeiro DVD

[editar | editar código-fonte]

Em 2005, O terceiro CD foi totalmente gravado no estúdio Espaço Livre, em Timbaúba. Foi o primeiro álbum a contar com as vozes de Jeane, Mirella e Alba. Léo foi o único que não gravou nenhuma faixa do disco. Taylana gravou as canções "Rotina" e 'Vida Vazia". Johnny Lemos gravou "Minha Alma Gêmea é Você" e "Sorte". Apesar de atuarem como voz solo em algumas faixas, Taylana e Johnny foram creditados apenas como vocais de apoio. Na época, Johnny Lemos estava trabalhando na produção musical e era frequentemente convidado para fazer participações especiais em projetos de bandas. A partir de 2006, os vocalistas que atuavam nos palcos da Desejo de Menina já tinham conquistado certa notoriedade, principalmente depois da gravação do primeiro DVD, em Petrolina.

2007: Quarto álbum

[editar | editar código-fonte]

Mesmo assim, o trabalho de Johnny e Taylana parece ter agradado bastante os empresários da banda. Taylana acabou gravando "Nós Dois" e "Culpa do Amor" no volume 4, em 2007. Johnny gravou "O Poema", "Pra Sempre é Pouco" e "Chamando Você". Taylana e Johny gravaram o dueto "Olhe Nós Dois", mas foi a versão gravada por Léo e Jeane que entrou oficialmente no disco. Na ficha técnica do CD, Taylana e Johnny foram creditados mais uma vez como vocais de apoio.

A partir do volume 5, todas as músicas foram gravadas pelos vocalistas que realmente faziam parte da banda. Johnny e Taylana também foram vocais de apoio no volume 5.

2008/2009: Segundo DVD, premiação e mudanças na formação

[editar | editar código-fonte]

A formação inicial da Desejo de Menina permaneceu até o lançamento do álbum "Diga Sim" no início de 2008. Antes da gravação do segundo DVD, a vocalista Jeane Andreia deixou a banda, sendo substituída por Yara Tchê. Em abril de 2008, a Desejo de Menina gravou seu segundo DVD em João Pessoa, Paraíba. Naquela ocasião, a formação da banda incluía Lenno Ferreira, Léo Ferreira, Mirella Vieira, Alba Suany e Yara Tchê.[5] Em 11 de dezembro, a Desejo de Menina foi nomeada "Banda de Forró do Ano" durante uma cerimônia realizada na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, promovida pela rádio Nativa. A banda se apresentou no evento, interpretando a canção "Diga Sim Pra Mim", e dividiu o palco com outros artistas, incluindo Belo, Alexandre Pires, Swing e Simpatia e Elymar Santos.[6] Após o lançamento do volume 5, Mirella Vieira deixou a banda para integrar a Calcinha Preta, onde permaneceu por apenas quatro meses, período suficiente para gravar um álbum promocional. Anny Barbi entrou para substituir Mirella na Desejo de Menina. Posteriormente, Alba Suany, a primeira vocalista da banda, também deixou o grupo.

Os irmãos Lenno e Léo deixaram a banda para formar o projeto "Léo & Leno e o Forró Três Desejos". Para substituir Léo e Lenno, a direção da banda optou por Alessandro Costa e Daniel Almeida.

2010: A segunda geração da banda

[editar | editar código-fonte]

Yara Tchê, Alessandro Costa, Daniel Almeida e Anny Barbi formaram a segunda geração da banda.

Yara começou a cantar para apoiar sua mãe que cantava nos bares de São Paulo. Teve passagens pelas bandas Avalanche, Zouk e Pegada Quente. Na banda Pegada Quente, Yara começou como vocal de apoio e não demorou para que ela conquistasse uma vaga na linha de frente da banda, gravando os CDs volume 4 e 5 e o primeiro DVD. Foi no ano de 2008 que Yara ingressou nos vocais da Desejo de Menina, para substituir temporariamente Jeane, que se recuperava de um acidente. Como Jeane decidiu não retornar aos palcos, Yara foi efetivada.

Ainda criança, Anny Barbi cantava nas igrejas e em pequenos eventos em São Paulo. A primeira banda que Ani participou foi a Banda Cachorrões. Nesta banda ela gravou o primeiro álbum. Após deixar a Banda Cachorrões, Anny Barbi integrou a Banda Mulher de Motel. No fim de 2008 Ani fez parte da banda Ponto Com. Anny Barbi ingressou na Desejo de Menina em 2009, substituindo Mirella Vieira.

Daniel Almeida

[editar | editar código-fonte]

Daniel iniciou sua carreira em uma banda de pagode em João Pessoa. Também fez parte de bandas de forró, mas Daniel nunca negou a paixão pelo sertanejo. Ele resolveu deixar sua terra natal após receber um convite para cantar sertanejo em Minas Gerais. No período entre 2007 e 2009, ele resolver apostar na mistura do forró com o sertanejo em São Paulo. Até que em 2009, ele decide retornar para João Pessoa para formar uma dupla com Tiago Rabelo. Daniel passou a integrar a banda em 2010, junto com Alessandro Costa.

Alessandro Costa

[editar | editar código-fonte]

Alessandro também fez parte de uma dupla sertaneja. A dupla Wellington & Alessandro surgiu do incentivo de amigos e parentes, uma vez que Wellington é sobrinho de Alessandro.

Álbuns gravados

[editar | editar código-fonte]

A segunda geração da Desejo de Menina gravou os CDs volume 6 ao 9 e os DVDs 3, 4 e 5. O DVD Buteco da Desejo foi gravado com os quatro vocalistas, mas foi lançado apenas como CD, sem a presença de Daniel Almeida. Uma observação é que Yara gravou o segundo DVD da banda e também o volume 5 e o acústico e sertanejo, juntamente com Anny Barbi.

2016: O fim da segunda geração

[editar | editar código-fonte]

Daniel Almeida foi o primeiro a deixar a segunda geração da banda.[7] Seu último show foi em 21 de janeiro de 2016. Daniel retomou seu desejo de cantar sertanejo junto com seu parceiro Tiago Rabelo.[8] Quase um ano depois, foi a vez de Anny Barbi deixar a banda.[9] Seu último show foi no dia 1º de janeiro de 2017. Quando Yara e Alessandro se desligaram[10], a direção da banda resolveu apostar em Rafael Nyedson e Bruna Magalhães.[11]

2017: Mudanças na formação e encerramento das atividades

[editar | editar código-fonte]

Em 14 de janeiro de 2017, a Desejo de Menina anunciou Rafael Nyedson como seu novo vocalista.[12] Posteriormente, em 7 de fevereiro do mesmo ano, a banda anunciou Bruna Magalhães como sua nova vocalista.[13]

Com a saída de Rafael Nyedson e Bruna Magalhães no início de 2018, o encerramento das atividades da Desejo de Menina pegou todos os fãs de surpresa, causando um grande alvoroço na internet de modo geral.[14]

2018: O retorno de Yara Tchê e Alessandro Costa

[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de abril de 2018, a banda anunciou a volta dos vocalistas Alessandro Costa e Yara Tchê, desta vez, como sócios-proprietários.[15] O grupo confirmou a informação por meio das suas redes sociais.[16]

Os cantores haviam se desligado do grupo em fevereiro de 2017 para seguirem carreira como uma dupla, enquanto os vocalistas Rafael Nyedson e Bruna Magalhães passaram a comandar a banda até o início de 2018.[17]

2024: A saída de Yara Tchê e Alessandro Costa e o retorno de Mirella Vieira e Lenno Ferreira. DVD Desejo Nostálgico (EP) em comemoração aos 21 anos da banda

[editar | editar código-fonte]

Em 27 de fevereiro de 2024, os cantores Yara Tchê e Alessandro Costa anunciaram sua saída da banda Desejo de Menina e o fim da parceria com o empresário Antônio Soares, proprietário da marca. Os cantores deixaram a banda durante a renovação do contrato e fundaram um novo projeto chamado 'Seu Desejo'.[18][19] No dia 6 de março, a direção da banda anunciou, por meio das redes sociais, a volta de Mirella e Lenno após 15 anos.[20][21] Em 29 de maio, a banda lançou o DVD Desejo Nostálgico, celebrando 21 anos de carreira e marcando o retorno dos vocalistas originais, Mirella Vieira e Lenno Ferreira. O DVD incluiu 17 músicas.[22]

[editar | editar código-fonte]

Em 12 de julho de 2024, a Banda Desejo de Menina anunciou que processaria a Banda Seu Desejo por violação de direitos autorais. O conflito teve início com a publicação não autorizada de músicas da Desejo de Menina por ex-integrantes, agora membros da Seu Desejo. A banda original alegou que essas ações desrespeitam sua marca e prometeu medidas legais para proteger seus direitos. A disputa se intensificou após a separação dos vocalistas Yara Tchê e Alessandro Costa, que formaram a nova banda.[23][24]

Álbuns de estúdio

[editar | editar código-fonte]
Ano Titulo
2004 De Corpo, Alma e Coração
2005 Estórias
2007 Moldura
2008 Diga Sim
2009 O amor é pra sempre
2009 Acústico & Sertanejo (Edição Especial)
2010 Esperando Você
2011 Cumplicidade
2013 Sem Medo
2014 Aqui Se Paga
2017 Deixa de Marra
2018 Surreal
2019 Até Depois do Fim (EP)
2021 Tanto
2022 Baú da Desejo (Versão Estendida)

Álbuns de vídeo

[editar | editar código-fonte]
Ano Título
2006 Ao Vivo em Petrolina
2008 Ao Vivo em João Pessoa
2010 Ao Vivo em Natal[25]
2012 Cumplicidade - Ao Vivo em João Pessoa[26][27][28]
2013 10 Anos - Ao Vivo em Teresina[29]
2016 Buteco da Desejo (Ao Vivo)
2019 Até Depois do Fim - Ao Vivo em Teresina[30]
2021 O Seu Desejo (Live Show)
2021 O Baú da Desejo 2
2021 Acústico Imaginar: Desejo de Menina (Pé de Serra)
2024 Desejo Nostálgico
  • "Sonhos e Planos" (2005)
  • "Moldura" (2005)
  • "Vem pra Mim" (2005)
  • "Diga Sim pra Mim" (2007)
  • "Vida Vazia" (2005)
  • "Sorte" (2005)
  • "Rotina" (2005)
  • "Vem Logo Me Ver" (2005)
  • "Contarei os Minutos" (2005)
  • "Feitos um pro Outro" (2007)
  • "Minha Alma Gêmea É Você" (2005)
  • "Mel" (2005)
  • "Flashback" (2021)
  • "Beijos, Blues e Poesia" (2011)
  • "Só pra Você" (2013)
  • "Como um Raio de Sol" (2010)
  • "Cumplicidade" (2011)
  • "Adeus Aquele Amor " (2021)
  • "Sonhos e Planos": Desejo Nostálgico (2024)

Ex-vocalistas

[editar | editar código-fonte]
  • Jeane Andreia (2003-2008)
  • Alba Suâny (2003-2009)
  • Léo Ferreira (2003-2009)
  • Mel Rios (licença por motivos de saúde de Yara Tchê em 2009)
  • Madelon Cortês (licença-maternidade de Yara Tchê entre 2010 e 2011)
  • Daniel Almeida (2010-2016)
  • Anny Barbi (2009-2017)
  • Bruna Magalhães (2017)
  • Rafael Nyedson (2017)
  • Yara Tchê (2008-2024)
  • Alessandro Costa (2010-2024)


Referências

  1. Transparência. «Resumo da Empresa Banda Desejo De Menina». www.transparencia.cc. Consultado em 3 de julho de 2024. Arquivado do original em 3 de maio de 2024 
  2. Lincoln Oriaj (7 de março de 2024). «Cantora baiana e seu parceiro retornam à Desejo de Menina após 15 anos». A Tarde. Consultado em 2 de maio de 2024. Mirella e Lenno são considerados as vozes mais marcantes da banda, que foi fundada em Petrolina, em 2003. 
  3. GloboEsporte.com (13 de abril de 2011). «Bandas de forró cedem estrutura e patrocinam times de Pernambuco». GloboEsporte.com. Consultado em 3 de janeiro de 2014 
  4. Joaquim Neto (10 de março de 2024). «Após 15 anos, Mirella Vieira e Lenno retornam aos vocais da Desejo de Menina». www.clickpb.com.br. Consultado em 7 de maio de 2024 
  5. FM 93 (15 de setembro de 2008). «Desejo de Menina vem a Fortaleza lançar o seu segundo DVD». fm93.com.br. Consultado em 17 de julho de 2024 
  6. FM 93 (18 de dezembro de 2008). «Desejo de menina: A banda de forró do ano!». www.fm93.com.br. Consultado em 20 de julho de 2024 
  7. «Cantor da Desejo de Menina "Daniel Almeida" deixa a banda -». 30 de dezembro de 2015. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  8. Gualberto, Hugo. «Sua Música - Daniel Almeida se despede da Desejo de Menina e Yara Tchê se emociona». www.suamusica.com.br. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  9. «Any Barbi anuncia o seu desligamento da Desejo de Menina». Diário do Forró. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  10. «Yara Tchê e Alessandro deixam Desejo de Menina. - GUADALUPE AGORA». guadalupeagora.blogspot.com. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  11. «Agora é oficial - Bruna Magalhães é a nova contratada da Desejo de Menina». Diário do Forró. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  12. Redação DF (14 de janeiro de 2017). «Rafael Nyedson - Desejo de Menina apresenta novo vocalista». www.diariodoforro.com.br. Consultado em 28 de março de 2024 
  13. Alcides Santos (7 de fevereiro de 2017). «Agora é oficial - Bruna Magalhães é a nova contratada da Desejo de Menina». www.diariodoforro.com.br. Consultado em 28 de março de 2024 
  14. «Desejo de Menina retoma atividades com Yara Tchê e Alessandro no comando e lançamento de nova canção». Diário do Forró. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  15. «Desejo de Menina retoma atividades com Yara Tchê e Alessandro e lança a nova canção». radioboaesperanca.com. Consultado em 31 de janeiro de 2021 
  16. «Desejo de Menina anuncia volta de Alessandro Costa e Yara Tchê». Vai, forrozão. 4 de abril de 2018. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  17. Costa (victorcostadev@gmail.com), Frontend-Caio (caiocsalvador@gmail com)| Backend- Victor. «96 FM». 96 FM. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  18. «Yara Tchê e Alessandro rompem com a banda Desejo de Menina após desentendimento com dono da marca». clickpb.com.br. Consultado em 27 de fevereiro de 2024 
  19. Ana Clara Pires (27 de fevereiro de 2024). «VÍDEO: Yara Tchê e Alessandro Costa deixam banda "Desejo de Menina" e criam "Seu Desejo"». www.bahianoticias.com.br. Consultado em 27 de março de 2024 
  20. Redação (6 de março de 2024). «Mirella e Lenno retornam aos vocais da banda Desejo de Menina; assista». Diário do Nordeste. Consultado em 27 de março de 2024 
  21. Lincoln Oriaj (7 de março de 2024). «Cantora baiana e seu parceiro retornam à Desejo de Menina após 15 anos». www.atarde.com.br. Consultado em 29 de março de 2024 
  22. Redação (31 de maio de 2024). «Desejo de Menina lança DVD Nostálgico e marca retorno de Mirella e Lenno». www.diariodecaraibas.com.br. Consultado em 1 de junho de 2024. Cópia arquivada em 1 de junho de 2024 
  23. O Povo PB (12 de julho de 2024). «Banda 'Desejo de Menina' processa banda 'Seu Desejo' por violação de direitos autorais, diz nota». www.opovopb.com.br. Consultado em 15 de julho de 2024 
  24. Metropolitana FM (13 de julho de 2024). «Banda Desejo de Menina aciona justiça para ação de direito autorais». www.metropolitanafmcaruaru.com.br. Consultado em 15 de julho de 2024 
  25. Bagaça, Portal Forro Da (6 de maio de 2010). «DESEJO DE MENINA GRAVOU 3º DVD EM NATAL-RN». portal forró da bagaça. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  26. «Susana Vieira irá cantar forró na gravação do DVD da banda Desejo de Menina». CARAS Brasil. 28 de novembro de 2011. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  27. «Banda Desejo de Menina grava 4º DVD com presença de 15 mil pessoas em João Pessoa». Portal meionorte.com. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  28. «Desejo de Menina lançou seu DVD oficial em Petrolina (PE)». fernandocomtg.blogspot.com. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  29. «Desejo de Menina celebra 10 anos de carreira e grava seu novo DVD em THE». Portal meionorte.com. Consultado em 17 de janeiro de 2021 
  30. claudelopes70 (22 de agosto de 2019). «Banda 'Desejo de Menina' escolhe Teresina-PI para gravação do seu novo DVD». Tô Na Midia. Consultado em 17 de janeiro de 2021 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.