Desentupidor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desentupidor
Tipo
ferramenta
plunger (d)
Utilização
Uso
tube cleaning (en)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons

Desentupidor é um utensílio utilizado para desobstruir canos ou aparelhos hidráulicos através de um sistema de sucção gerado por força manual aplicada sobre um cabo de madeira ou plástico acoplado a uma borracha. Pode ser tanto um desentupidor de pia, como um desentupidor de vaso sanitário.

A invenção do desentupidor[editar | editar código-fonte]

John S. Hawley de Stapleton, de Nova York fez o pedido de patente sobre uma "melhoria em clarificadores de lavagem para lavatórios." em 19 de dezembro de 1874. A patente foi emitida em 19 de janeiro, 1875: O invento consiste em um limpador de ventilação melhorado, formado por anexar um copo de borracha a uma alça.

Este dispositivo é simples e barato, pode ser usado por qualquer um, e permitirá que os tubos de descarga sejam limpos sem o problema, o aborrecimento e a despesa de chamar um encanador cada vez que esses tubos ficam entupidos. Patente US No.158.937,[1] datada de 19 de janeiro de 1875 Dois anos mais tarde, Hawley patenteou uma melhoria para "seu copo de força elástico ou elástico". A melhoria consistiu em um "talão ou rebordo espessado formado em torno da borda da xícara do limpador de ventilação", "para fazer é mais forte, mais durável e mais eficaz em operação ".

Patente US 186.206, datada de 6 de janeiro de 1877.

O desentupidor de hoje difere pouco do original.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

A invenção do desentupidor foi significativa o suficiente para obter uma publicação em Scientific American (volume 32 (Nova Série), número 21, 22 de maio de 1875, página 329) e uma propagação quase completa na revista comercial de encanadores.

Na maioria das casas, o problema é frequentemente experimentado pelo acúmulo de pequenos resíduos na tubulação, seja na pia ou no vaso sanitário. Chamar um encanador sempre que isso ocorra é problemático e caro. O copo de força elástica geralmente limpa o tubo sem dificuldade em um momento, dependendo da situação.

Utilização Atual[editar | editar código-fonte]

Nos dias atuais o desentupidor tem diversos tamanhos, são utilizados com cabos e fazem desentupimento do vaso sanitário e pia da cozinha. Seu funcionamento se dá aplicando pressão.

Referências

  1. «Patente 158.937». www.google.st