Saltar para o conteúdo

Desperately Seeking Susan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Desperately Seeking Susan
Desperately Seeking Susan
No Brasil Procura-se Susan Desesperadamente
Em Portugal Desesperadamente Procurando Susana
 Estados Unidos
1985 •  cor •  104 min 
Gênero comédia dramática
Direção Susan Seidelman
Produção Sarah Pillsbury
Midge Sanford
Roteiro Leora Barish
Não creditado:
Craig Bolotin
Elenco Rosanna Arquette
Madonna
Aidan Quinn
Robert Joy
Música Thomas Newman
Cinematografia Edward Lachman
Edição Andrew Mondshein
Companhia(s) produtora(s) Orion Pictures
Distribuição Orion Pictures
Lançamento 29 de maio de 1985 (1985-05-29)[1]
Idioma inglês
Orçamento US$ 4.5 milhões
Receita US$ 27.3 milhões [2]

Desperately Seeking Susan (bra: Procura-se Susan Desesperadamente; prt: Desesperadamente Procurando Susana)[1][3] é um filme americano de 1985, do gênero comédia dramática, dirigido por Susan Seidelman e estrelado por Rosanna Arquette e Madonna. Em Nova York, o enredo envolve a interação entre duas mulheres - uma dona de casa entediada e uma que só quer diversão - ligadas por vários anúncios na coluna pessoal de um jornal.

Este foi o primeiro papel importante na carreira de Madonna e o filme também forneceu papéis iniciais para vários outros artistas bem conhecidos, como John Turturro, Laurie Metcalf, Aidan Quinn e Steven Wright.

Roberta (Rosanna Arquette), uma dona de casa suburbana de Fort Lee, Nova Jersey, vive uma vida pacata e sem graça ao lado do marido Gary (Mark Blum). Ela acompanha a vida de Susan (Madonna) pelos classificados nos jornais sem nem sequer conhecê-la. Susan é uma jovem aventureira que não tem residência fixa e vive sendo "procurada desesperadamente" pelo namorado apaixonado Jim (Robert Joy). A cada novo classificado que Jim coloca nos jornais para tentar localizar Susan pelo país, Roberta fica cada vez mais fascinada com a história dos dois. Esse fascínio chega ao ponto dela querer conhecer Susan. Ela então vai a um encontro dos dois. Roberta acaba comprando uma jaqueta com uma pirâmide que pertencia a Susan. Sem saber que a jaqueta está com Roberta, Susan fica desesperada, pois no bolso da jaqueta estava a chave do seu armário na rodoviária, onde ela guardava todas as suas coisas. Nesse meio tempo, Jim precisa viajar com sua banda e pede a seu amigo Dez (Aidan Quinn) que fique de olho em Susan. O problema é que Dez nunca viu Susan e portanto a única forma dele reconhecê-la é pela pirâmide estampada nas costas da jaqueta. Roberta, que ainda está com a jaqueta, decide devolver a Susan e marca um encontro com ela por intermédio dos mesmos classificados em que "conheceu" a jovem. Porém, devido a jaqueta, Roberta é confundida com Susan por um ladrão que deseja recuperar seu valioso par de brincos egípcio, do qual Susan havia se apoderado. Roberta sofre um acidente e bate com a cabeça em um poste, posteriormente perdendo a memória e começa a crer que é a própria Susan. Dez, que socorre Roberta do atentado, também passa a acreditar que ela é Susan (devido a jaqueta). A partir daí Roberta embarca numa jornada para tentar achar pistas que provem que ela é Susan, uma vez que ela não se lembra absolutamente de nada. Dez se apaixona por Roberta, mas como acha que ela é Susan, tenta resistir a tentação em respeito a amizade de Jim.

  • Rosanna Arquette como Roberta Glass
  • Madonna como Susan Thomas
  • Aidan Quinn como Dez
  • Mark Blum como Gary Glass
  • Robert Joy como Jim Dandy
  • Laurie Metcalf como Leslie Glass
  • Anna Thomson como Crystal
  • Will Patton como Wayne Nolan
  • Peter Maloney como Ian
  • Steven Wright como Larry Stillman D.D.S.
  • John Turturro como Ray
  • Anne Carlisle como Victoria
  • José Angel Santana como dono da boutique
  • Giancarlo Esposito como vendedor ambulante
  • Richard Hell como Bruce Meeker
  • Rockets Redglare como taxista
  • Annie Golden como cantora de banda
  • Richard Edson como homem com jornais
  • Ann Magnuson como Cigarette Girl
  • John Lurie como vizinho saxofonista
  • Victor Argo como sargento Taskal
  • Shirley Stoler como matrona da prisão
  • Arto Lindsay como jornalista
  • Kim Chan como Park Bum
  • Michael Badalucco como rapaz do Brooklyn
  • Carol Leifer como convidada da festa

Recepção crítica

[editar | editar código-fonte]

O filme tem uma classificação de 85% no Rotten Tomatoes, com base em 26 comentários.[4] Em sua resenha para o The New Yorker, a crítica Pauline Kael se referiu a Madonna como "uma deusa indolente e tresloucada".[5][6] O crítico de cinema do The New York Times, Vincent Canby, nomeou o filme como um dos 10 melhores filmes de 1985.[7]

Trilha sonora

[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi lançada em vinil e CD juntamente com a trilha sonora do filme Making Mr. Right. A trilha sonora não apresenta nenhuma das outras músicas do filme, incluindo "Into the Groove", de Madonna, que pode ser encontrado no relançamento europeu de 1985 de seu álbum Like a Virgin. O filme capta a sensação da cena underground boêmia/nova onda do início dos anos 80 em Nova York, uma cena que ajudou Madonna a fazer sua grande oportunidade no mercado musical. Madonna gravou uma música para o filme, intitulada "Desperately Seeking Susan". Acabou não sendo usado no filme, e uma demo que acabou de terminar na época chamada "Into the Groove" foi usada em seu lugar. A versão demo só pode ser ouvida no filme. A canção foi um enorme sucesso comercial, mas não foi incluída na trilha sonora do filme, apesar de ter sido ouvida no filme, porque as restrições de licenciamento envolvendo a gravadora de Madonna proibiam suas músicas de serem misturadas com outros artistas. O vídeo de "Into the Groove" consiste em clipes do filme compilado por Doug Dowdle, da Parallax Productions.

Lista de faixas

[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas compostas por Thomas Newman.

N.º Título Duração
1. "Leave Atlantic City!"   2:33
2. "Port Authority by Night"   1:14
3. "New York City by Day"   1:06
4. "Through the Viewscope"   0:40
5. "St. Mark's Place"   1:30
6. "A Key and a Picture Of"   1:22
7. "Battery Park / Amnesia"   1:06
8. "Jail / Port Authority by Day"   2:22
9. "Rain"   0:51
10. "Running With Birds in Cages"   1:11
11. "Trouble Almost"   0:43

Músicas que aparecem no filme, mas não na trilha sonora lançada:

Nota
  • Existem duas versões da cena de abertura; uma versão abre com "The Shoop Shoop Song" e uma versão abre com "One Fine Day", que foi usado para a versão européia, onde as restrições de licenciamento impediram o uso do "Shoop Shoop Song" (como explicado no comentário do DVD de 1996).

Os cineastas inicialmente queriam que Diane Keaton e Goldie Hawn fizessem Roberta e Susan, mas o diretor decidiu escalar os recém-chegados Arquette e Madonna, e o estúdio queria que o filme tivesse atores mais jovens, a fim de atrair os mais jovens.

A faixa de comentários em DVD do filme (gravada em 1996) observa que, após o primeiro teste de Madonna, os produtores pediram a ela que fizesse quatro semanas de aulas de atuação e fizesse o teste novamente. Embora o segundo teste não tenha melhorado muito, o diretor ainda a queria para o papel, tanto por sua presença e senso de estilo quanto por qualquer outra coisa. O figurinista Santo Loquasto desenhou a jaqueta de pirâmide de Susan.

O filme foi inspirado em parte pelo filme de 1974 Céline et Julie vont en bateau[8] Ele também tem um final alternativo incluído no DVD, no qual Susan e Roberta são convidadas para o Egito depois de ajudar a devolver os brincos. Eles são representados ao lado das pirâmides em camelos. Seidelman cortou esta cena, dizendo que era desnecessário e o público nas sessões de teste achava que o filme já deveria ter terminado muito antes (como explicado no DVD). Todas as cenas com Dez (Aidan Quinn) trabalhando como projecionista foram filmadas no Bleecker Street Cinema.

O filme foi filmado durante o final do verão e início do outono de 1984, no início da ascensão de Madonna à popularidade, e tinha a intenção de ser um filme de classificação para adultos. Após o sucesso de seus sucessos "Like a Virgin" e "Material Girl" em 1984-1985 em seu álbum Like a Virgin, o filme foi cortado em conteúdo pela Orion Pictures para obter uma classificação PG-13, a fim de também comercializar o filme para a base de fãs adolescentes de Madonna.[9]

Prêmios e indicações

[editar | editar código-fonte]
Ano Premiação Categoria Indicado Resultado
1986 Globo de Ouro Melhor Atriz em Comédia ou Musical Rosanna Arquette Indicado
BAFTA Awards Melhor Atriz Coadjuvante Rosanna Arquette Venceu
César Melhor Filme Estrangeiro Desperately Seeking Susan Indicado

Referências

  1. a b Procura-se Susan Desesperadamente no AdoroCinema
  2. http://www.boxofficemojo.com/movies/?id=desperatelyseekingsusan.htm
  3. Desesperadamente Procurando Susana no SapoMag (Portugal)
  4. "Desperately Seeking Susan (1985)". Rotten Tomatoes.
  5. Amis, Martin (2 de maio de 1995). Visiting Mrs. Nabokov: And Other Excursions. Vintage. Arquivado no Google Livros. Recuperado em 4 de fevereiro de 2015
  6. Taraborrell, J. Randy (27 de setembro de 2001). Madonna: An Intimate Biography. Simon & Schuster. p. 86. Arquivado no Google Livros. Retirado em 4 de fevereiro de 2015.
  7. Ebert, Roger (16 de agosto de 2007). "Movie Answer Man" Arquivado em 2007-09-30 no Wayback Machine. rogerebert.com
  8. Austin, Guy (1 de dezembro de 2008). Contemporary French Cinema: An Introduction By Guy Austin. Manchester University Press, 2nd edition. p. 64. Archived at Google Books.
  9. "Brief Reviews". New York. 27 de maio de 1985, p. 111.