Discussão:2007

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

Atenção para a parte de eventos[editar código-fonte]

A parte de Eventos não é um notíciario, não pode registrar tudo que se considera "legal" ou importante para você ou para a região que você está, deve se pretar bastante atenção no fato e ver se ele tem uma importância histórica de nível mundial.

a parte de Eventos agendados previstos está muito grande e contém muitas coisas que não podem ser transferidas para a parte de Eventos a medida que forem acontecendo, na minha opinião muitas coisas servem apenas para saber quando vão ocorrer, como o fim do horário de verão por exemplo. Net Esportes 21:00, 2 Janeiro 2007 (UTC)

Removi todos os artigos, exceto o da adesão dos novos países à União Européia. Nenhum deles tem relevância suficiente: ou já eram previstos ou não têm relevância suficiente para constar. Fábio Soldá 16:14, 5 Janeiro 2007 (UTC)
E o anônimo insiste em fazer do artigo um jornal...
Hoje, 8 de janeiro de 2007: analisemos os fatos que ele já colocou aqui:
* 1 de Janeiro: Boeing com 102 pessoas a bordo desaparece na Indonésia No dia seguinte, o general indonésio afirma que foram encontrados 12 sobreviventes e destroços do avião que caiu, mas é desmetido pelo governo horas depois, afirmando que o avião ainda não foi encontrado e pede desculpas aos familiares.
Acidentes aéreos acontecem todo ano. Não consta que esse tenha sido um dos piores da história.


* 1 de janeiro: Na Somália, tropas do governo da Somália, ajudados pela Etiópia, entram nas cidades de Kismayo e Jilib, sul do país, sob aplausos de populares. As cidades eram uns dos últimos redutos abandonados pela milícia islâmica União dos Tribunais Islâmicos.
A questão do conflito na região já foi tratado em uma entrada em dezembro de 2006.


* 1 de janeiro: Governo do Iraque abre um processo interno para saber quem fez o vídeo por telefone celular/telemóvel onde mostra o ex-ditador do país, Saddam Hussein é enforcado.
Sem relevância suficiente.


* 1 de Janeiro: O presidente reeleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e os 27 governadores eleitos/reeleitos tomam posse.
Evento já era previsto, além de Lula ter sido reeleito em outubro. A entrada já constava, não precisa colocar duas vezes.


* 1 de Janeiro: O sul-coreano Ban Ki-moon torna-se o oitavo secretário-geral da Organização das Nações Unidas. A posse se oficializou no dia seguinte.
Ele foi anunciado em dezembro. Não é necessário colocar duas vezes a mesma entrada.


* 1 de Janeiro: É sequestrado na Cidade de Gaza (Palestina) o fotógrafo da agência de notícias France Presse (APF), o jornalista peruano, Jaime Razuri, de 50 anos, horas antes dele embacar para de volta ao Peru. Ele foi sequestrado por homens armados e com o rosto descoberto junto ao edifício onde se localiza a redação da Agência France Presse, no centro da cidade de Gaza, quando voltava de uma reportagem acompanhado do tradutor e do motorista.
Sem relevância suficiente.


*2 de Janeiro: Edson Félix dos Santos, um indultado de Natal, sequestra sua ex-mulher Carla Joelma Alencar Viana e filho em Osasco, na Grande São Paulo, buscando provavelmente vingança por sua separação. O sequestro dura 37 horas e só acaba quando, vencido pelo cansaço, o presidiário deixa que a mulher fuja e enfim se entrega.
Isto não tem a mínima relevância enciclopédica. A Wikipedia não é um noticiário policial.


*3 de Janeiro: O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo determina por liminar que o site de vídeos YouTube se torne inacessível para os internautas brasileiros. A decisão do desembargador Ênio Santarelli Zuliani tem como objetivo punir a empresa por não respeitar a decisão da Justiça de retirar do ar o vídeo da modelo e apresentadora Daniella Cicarelli, que estava sendo filmada com o namorado Renato Malzoni numa praia em Cadiz na Espanha, em suposta cena de sexo. A proibição, horas depois, é revogada e se restringe apenas ao vídeo citado.
Mais irrelevante que isso, impossível. A Wikipedia não é uma revista de fofocas.


*5 de Janeiro: A proibição ao video da Cicarelli está sendo cumprida por alguns provedores de ADSL brasileiros. Dezenas de blogs estão chamando 2007 de o retorno de 1964.
Idem. E pior do que isso: duas entradas sobre o mesmo assunto.


*7 de Janeiro: A temporada de chuvas no sudeste brasileiro causou 35 mortes, a maior parte delas nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
A temporada de chuvas ainda não acabou. Ainda assim, não é algo que tenha relevância enciclopédica suficiente.
Fábio Soldá 11:55, 8 Janeiro 2007 (UTC)

Concordo com o Fábio Soldá. Esses acontecimentos não são relevantes para uma enciclopédia. No entanto, eles poderiam ser aproveitados no Wikinews. Abraços! JSSX uai 13:48, 8 Janeiro 2007 (UTC)


  • Relevante será por uma notícia no dia 3 de maio sobre o desaparecimento de Madeleine Mccann do Algarve, Portugal, quando estava de férias. É um caso que ainda se arrasta e que não vê fim perto. Um dos desaparecimentos mais mediáticos de sempre será assim enquanto o mundo continuar se desenvolvendo com essa ¨rapidez¨ que esta acontecendo na atualidade e sempre acontecerá.

Eu acho que exageraram nas notas de falecimento e de eventos[editar código-fonte]

Nada contra, mais na parte de eventos tem realmente assuntos sem relevância suficiente, e na parte de falecimentos de Janeiro já está maior que dois meses de 2006, Analisem e vejam se é nescessário há edição do artigo, Obrigado. Usuário:Augusto Reynaldo Caetano Shereiber 23:35, 19 de Março 2007 (UTC).

Tem que ter critério para inserir pessoas nas notas de falecimento. Personalidades como chefes de Estado, grandes empresários, grandes intelectuais, artistas e desportistas acho válido colocar, mas pessoas como o "filho de fulano e fulana", como eu vi numa nota aqui, prefeitos de cidades (a menos que ficassem mundialmente famosos por algum motivo), políticos que ocupam cargos legislativos e integrantes do Big Brother eu entendo que não têm relevância suficiente para serem incluídos. Fábio Soldá 12:48, 18 Janeiro 2007 (UTC)
E continuam entulhando o artigo com lista de falecimentos... precisamos definir os critérios de relevância para mencionar mortes. Da maneira que está, vamos ter que criar um verbete separado para isso: "Lista de pessoas mortas em 2007". Não vou apagar agora, porque se eu fizer isso será uma decisão arbitrária. Mas precisamos realmente discutir os critérios de validade dessas entradas. Fábio Soldá 16:50, 4 Março 2007 (UTC)

Emiliano Mercado del Toro[editar código-fonte]

Não entendo porque tiram o falecimento deste senhor da lista. Uma pessoa que vive mais de 115 anos, atravessando todo o século XX, parece-me digna de figurar nesta lista, já que mais não seja por todas as épocas que atravessou. Peço que não voltem a suprimir a entrada. o comentário precedente não foi assinado por 82.155.152.44 (discussão • contrib.)

Primeiro, veja o que você vandalizou, depois critique o do outro. Sr. Tumnus deixar mensagem 13:42, 25 Janeiro 2007 (UTC)
Existem várias pessoas centenárias no mundo. Depois da morte dele, deve ter outro centenário que atualmente é a pessoa mais velha do mundo. Não faz sentido colocar a entrada da morte da "pessoa mais velha do mundo" porque sempre existe uma pessoa mais velha que todas as outras no mundo. Fábio Soldá 01:49, 26 Janeiro 2007 (UTC)
Se reparar, o que está escrito é algo do género "pessoa mais velha do mundo à data do seu falecimento", claro que depois se sucederá outro decano da humanidade, como depois da morte de um papa vem outro papa, depois da morte de um rei, outro rei, depois do final do mandato de um presidente, outro presidente. Não entendo onde está o seu problema.

Proteção[editar código-fonte]

Proteção até os ips ficarem mais calmos. Fabianopires 23:41, 28 Janeiro 2007 (UTC)

A página 2007 está bloqueada para usuários anônimos, vulgos IPs. Eventualmente alguns usuários mesmo logados (com registro) podem não conseguirem editar. Este problema é considerado um bug que não se sabe se seja do software da Wikipédia ou algum problema de comunicação do navegador do usuários. --OS2Warp msg 01:21, 2 Fevereiro 2007 (UTC)

Visitas oficiais[editar código-fonte]

Será que visitas oficiais de chefes de governo/estado têm relevância suficiente para figurar nesta relação? Se fosse uma visita, digamos, do papa Bento XVI à China, ou do Hugo Chávez aos Estados Unidos, até concordo em função da magnitude e representatividade. Mas visitas oficiais soezes, presidentes do mundo inteiro fazem toda hora... Fábio Soldá 02:49, 8 Fevereiro 2007 (UTC)

Também acho, Essas visitas de estado sempre acontecem em todo o Mundo, acho melhor deixar apenas aquelas que tenham alguma relevância á nível mundial... Usuário:Augusto Reynaldo Caetano Shereiber 09:06, 8 de Fevereiro de 2007. (UTC).

Resultado do referendo sobre o aborto em Portugal, 11 de Fevereiro[editar código-fonte]

Eu retirei a palavra "lamentável" no texto sobre o referendo e a futura alteração da lei vigente. Eu sou absolutamente contra a nova lei, mas acho que aqui na Wikipedia não deverá transparecer a opinião pessoal de quem escreve. Como uma espécie de meio-termo ou compromisso acrescentei o resultado do voto "sim", para mostrar como ele é pequeno mas que mesmo assim abre caminho à lamentável alteração da lei. A minha opinião, contra estas leis do aborto, pode ser verificada no meu blog: "[Lei bárbara substitui lei medieval][1]", "[Algumas razões para o Não à lei proposta][2]". Portanto, concordo perfeitamente com quem introduziu a palavra "lamentável", mas acho que não deve ser usada no contexto de neutralidade que se espera da Wikipedia. Não vou entrar em guerras de pôr e tirar, mas sugiro amigavelmente ao autor da sua introdução que a retire ou substitua por outra um pouco mais neutral. Ou substitua por uma frase que contemple as duas posições na questão. Eu não volto a alterar. Cumprimento amigavelmente todos os contribuintes para a Wikipedia, sejam pelo sim ou pelo não (como eu) no recente referendo do aborto. (Francisco Santos, xuaxo)

Eleições legislativas[editar código-fonte]

São relevantes? Se formos considerar, a maioria das entradas dos últimos meses têm sido sobre isso... eleição do senado na Mauritânia, na Gâmbia, na Albânia... Fábio Soldá 16:48, 4 Março 2007 (UTC)

JÁ TÁ NA HORA[editar código-fonte]

Já tá na hora desse artigo seja desprotegido, por que já começou apresentar desautualização e vendo o de inglês de 2007 é bem maior do que do portugês. No mês de julho, falta o tópico Splurge Versão Brasil, álbum de Puffy AmiYumi.

    • Eu não entendo como insistem protegê-lo, já que lhe parecem que nem assistem os telejornais para ficarem informados...

Agosto[editar código-fonte]

O disco da Britney Spears ser o mais esperado do ano? Tenha paciência. Além disso, há erros de digitação no artigo. Já passou da hora de desprotegê-lo.

Entradas sobre atentados[editar código-fonte]

Precisa rever isso com urgência. Se ficarmos colocando aqui cada atentado que acontece na Ásia, vamos ter um artigo quilométrico. Se pegar o mês de maio inteiro boa parte das entradas são sobre atentados que estão acontecendo lá. A Wikipedia não é um jornal. Fábio 14:05, 24 Maio 2007 (UTC)

Acrescentando: se incluir também todas as operações da Polícia Militar no Rio de Janeiro, vamos ter um artigo quilométrico e de relevância discutível. Essas operações nas favelas cariocas são corriqueiras, não chegam a ter relevância enciclopédica para cada uma que acontece. Fábio 12h13min de 2 de Julho de 2007 (UTC)

Artigo temático sobre acidentes[editar código-fonte]

Estou abrindo o artigo Desastres em 2007 para conter as entradas sobre esse assunto. Este ano têm acontecido muitos acidentes e catástrofes naturais, e boa parte das entradas de fatos deste ano são sobre isso. Fábio 02h27min de 16 de Agosto de 2007 (UTC)

Artigo de 2007 é muito menor...[editar código-fonte]

O artigo de 2007 é muito menor se comparando com os artigos, como do inglês, mas parece que quando contribui ao artigo, inclusive eu mesmo e usuários anônimos ou não, aparece outro e tira o fato, mostrando o falta de respeito neste artigo. Bruno Leonard 22h29min de 24 de Agosto de 2007 (UTC)

Lançamentos de filmes e livros[editar código-fonte]

Quer me parecer também um tanto quanto questionável esses lançamentos de filmes e livros. Não digo que alguns não sejam, em princípio, importantes. Mas a questão é saber quais são, e quais são apenas propaganda comercial. Pauloacbjr 19h27min de 26 de Agosto de 2007 (UTC)

Relevância ou não relavância, eis a questão[editar código-fonte]

Ontem a noite estava monitorando um IP que estava a vandalizar a página sobre Goiás. este IP fez esta edição aqui no verbete 2007. Reverti a edição por não considerar relevante (já que até acidentes aéreos não são citados). Acontece que o Usuário:Rui Silva reverteu a minha edição. E agora, a citação de um congresso da UBES é relevante ou não para estar aqui? Ramisses (discussão) 16h48min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)

Também não acho relevante, tanto que alterei o artigo. A Wikipédia não é agenda para eventos desse tipo. Tilgon ¿Pqntc? 17h30min de 26 de Dezembro de 2007 (UTC)