Discussão:Aurícula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Aurícula / átrio[editar código-fonte]

Coloquei a referência sobre a adopção da terminologia "átrio" pela Sociedade Brasileira de Anatomia na sua "Terminologia Anatômica". Desconheço se em Portugal a terminologia também terá sido alterada no mesmo sentido. Em todo o caso, mesmo que os especialistas adoptem uma nova terminologia, creio que a palavra aurícula estará correcta enquanto reputados dicionários a mantiverem. Vidé Houaiss, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Lisboa: Circulo dos Leitores, 2003. ISBN 972-42-2810-X. o comentário precedente deveria ter sido assinado por AntoniusJ (discussão • contrib.)

Na realidade Atrio não é a mesma coisa que Auricula, a Auricula é uma projeção do Atrio.
Cada atrio possui um apêndice, o qual, visto na superfícies externa do coração, se assemelha a uma orelha de animal e recebe, por isso, o nome de aurícula.
DANGELO E FATINI - Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.46.68.148 (discussão • contrib.)
Existem diferenças de nomenclatura entre Portugal e Brasil. Átrio (br) = Aurícula (pt) e Aurícula (br) = Auriculeta (pt). EuTugamsg 10h27min de 17 de maio de 2010 (UTC)

Fusão Aurícula; Átrio direito; Átrio esquerdo