Discussão:Lista de deputados de Portugal/Arquivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é para ser uma lista de todos ou só dos actuais? —Neko nyaa? 14:40, 20 Outubro 2006 (UTC)

Boa pergunta. De qq forma, está desatualizado. -- Tuválkin 20h42min de 15 de fevereiro de 2020 (UTC)
Ora entretanto avançou-se (não fui só eu!) para a opção de fazer disto uma transcrição tabular do que está no saite da A.R. — ou seja deputados da IIIª República, todos e só (e daí que se deva um dia mudar o nome da página). Temos/teremos para cada deputado o respetivo número na A.R. (enlaçado à página remota respetiva), o nome (ordenável por várias chaves onomásticas) e uma indicação discriminada por círculo eleitoral e bancada. -- Tuválkin 05h00min de 21 de fevereiro de 2020 (UTC)

Há muitos deputados a mudar de círculo e de partido. Daria mais leitura uma organização tabular que tivesse apenas uma fiada de células para cada deputado — vou trabalhar nisso. -- Tuválkin 12h02min de 21 de fevereiro de 2020 (UTC)

Usando como exemplo o Vital Moreira:

Estado atual:

N.º
A.R.
Nome completo Partido*
(bancada)
Círculo
eleitoral
Legislaturas
ab. ap. (ord. nome completo)
1521 Vital Moreira Moreira Vital Martins Vital Martins Moreira Vital Martins Moreira PCP Coimbra
PCP Lisboa
PCP Aveiro
PS Coimbra

Mudança prevista:

N.º
A.R.
Nome completo Legislaturas
ab. ap. (ord. nome completo) #
1521 Vital Moreira Moreira Vital Martins Vital Martins Moreira Vital Martins Moreira 04 PS PCPAv PCPLx PCP

Há um hover title com toda a informação para cada célula preenchida; o enlace é ao artigo sobre cada legislatura, onde se pode facilmente enlaçar tanto a partidos como a distritos, bem como no artigo de cada deputado, podendo-se assim eliminar as colunas respetivas (que ficariam “tridimensionais” neste figurino de fiada-só, de resto); acrescenta-se uma coluna de contagem de legislaturas servidas. (Fica por fazer o equivalente dos diversos pictogramas da tabela atual, mas já lá vamos.) -- Tuválkin 13h45min de 21 de fevereiro de 2020 (UTC)

Legenda:[editar código-fonte]

XL
IXL
XXXVIII
significado
(cores p. ex.)
BB Mandato normal
BB Mudança de bancada
BB Mandato suspenso parcialmente para integrar o executivo
BB Mandato suspenso para integrar o executivo
BB Mandato como membro da Mesa
BB Mandato iniciado depois do início da legislatura
BB Mandato terminado antes do fim da legislatura
BB Mandato suspenso para outras funções oficiais (q.v.)
BB Mandato terminado por falecimento
BB Mandato temporário

E fomos. -- Tuválkin 08h06min de 22 de fevereiro de 2020 (UTC)

Vai ser necessário acrescentar/separar então esta nossa coluna I. -- Tuválkin 15h03min de 22 de fevereiro de 2020 (UTC)

Feito! -- Tuválkin 17h21min de 22 de fevereiro de 2020 (UTC)

Duarte Ventura Pacheco[editar código-fonte]

@Joao4669: Nesta edição (re?)acrescentaste a IV e a V Leg.ª a este deputado, mas isso não consta da ficha dele no saite da AR. Se é erro deles, então venham fontes alternativas e uma nota de rodapé. -- Tuválkin 08h23min de 27 de fevereiro de 2020 (UTC)

Esquece, já percebi! ☺ -- Tuválkin 08h26min de 27 de fevereiro de 2020 (UTC)

Problema técnico[editar código-fonte]

Tenho aqui mais 99 deputados e um monte de correções mas estou a receber um erro de conecção https insegura. Já reinicializei, mas tudo na mesma. Vou deitar abaixo o router, mas desconfio que é asneirada outrures: Quis disponibilizar a edição no pastebin.org e levei com um erro 400… Será do “Couvide”? -- Tuválkin 11h11min de 5 de março de 2020 (UTC)

Fiz um teste e passou. Será por ter ultrapassado 1 Mb de wikitext? Que treta. -- Tuválkin 11h15min de 5 de março de 2020 (UTC)
Tentei com menos conteúdo e funciona bem, para Mostrar previsão e Mostrar alterações. É portanto um limite de desempenho. Mas será coisa temporária, ou é um “limite conhecido”? A ver se pergunto por aí… -- Tuválkin 12h13min de 5 de março de 2020 (UTC)
Leventei a questão no Café dos programadores, sem grande sucesso. Vim de lá com uma ideia “genial”: Manter a página pqn em wikitext separando o conteúdo em
e transcluíndo tudo junto, mas não funciona: A partir do limite, acabam-se as transclusões. Ou seja, questões técnicas sobrepõe-se e ficamos impossibilitados de oferecer uma panorâmica dos parlamentares III República Portuguesa — coisa que tem evidente sentido e valor enciclopédico. Parece que estamos de volta aos anos 1980, sempre à rasca para os documentos não serem maiores do que a disquete, que tristeza. -- Tuválkin 16h43min de 5 de março de 2020 (UTC)
Para já está a posta do meio posta de parte para tentar forçar a barra a quem possa aliviar o limite; sugiro aos colegas que continuemos a atualizar a tabela, agora canhestramente (e temporariamente, esperemos) dividida em três. -- Tuválkin 17h19min de 5 de março de 2020 (UTC)
Parece que o problema não é o tamanho do artigo, mas o número de transclusões que atingiu o limite. Se conseguirem de alguma maneira diminuir o numero de predefinições usadas, talvez se consiga juntar tudo. GoEThe (discussão) 17h28min de 5 de março de 2020 (UTC)
Por exemplo, pode subsituir o {{Hid}} por | data-sort-value="Doe, John" | John Doe. GoEThe (discussão) 18h02min de 5 de março de 2020 (UTC)
@GoEThe: muito obrigado pela dica. Tinha escolhido o {{hid}} em vez de CSS a esconder as colunas “vazias” para poupar no tamanho do wikitext expresso, mas nem sabia desta data-sort-value — vou experimentar (é trivial: tenho esta cena toda em XLS, claro). Uma pergunta adicional: O limite é ao número de transclusões, ou ao tamanho final da página após expansão das transclusões? Afinal as únicas predefinições usadas massivamente nesta tabela serão as das cores da formatação CSS das células coloridas, após usar esta solução para evitar o {{hid}}. -- Tuválkin 18h24min de 5 de março de 2020 (UTC)
Penso ser o número de transclusoes. GoEThe (discussão) 19h41min de 5 de março de 2020 (UTC)
Resultou!!!!, ganda @GoEThe: muito obrigado! Poupou-se para cada deputado (dos 1040 q temos por agora) um total de três transclusões mais tantas quantos os mandatos, em média = 2,85 ∴ cerca de 1040×(3+2,85) = 6084. Ou seja, voltaremos a ter este problema dentro duas ou três legislaturas, estimo. Entretanto poder-se-ão simplificar outras coisas.
A questão do wikicode ser >1 Mb, pois terá sido por coincidência que aconteceu ao mesmo tempo que o problema das transclusões? Não sei, mas ter a tabela partida em três não é assim grande desgraça, se for mesmo necessário.
-- Tuválkin 19h53min de 5 de março de 2020 (UTC)

Acerca desta edição: É certo que a tabela principal da página do Mota Amaral no saite do Parlamento salta de IA para VII, mas devemos também atentar ao que se diz abaixo: «Deputado à Assembleia da República desde a I Legislatura (com mandato suspenso desde 8 de Setembro de 1976 e até 1995);» — isto indica que ele foi eleito como deputado em todos aqueles anos em que presidiu ao Governo Regional nos Açores (como também se diz no artigo sobre ele), e portanto isso deverá figurar na tabela cumulativa (e, como ele, haverá outros casos que a seu tempo emergirão). @Joao4669: Discutamos. -- Tuválkin 09h36min de 3 de março de 2020 (UTC)

Deputados eleitos mas sem madato cumprido haverá bastantes, por exemplo o António Costa foi eleito nas últimas eleições mas não consta como deputado desta legislatura, descobrir todos estes casos vai ser muito dificil. Joao4669 (discussão) 19h49min de 3 de março de 2020 (UTC)
É possível “apanhá-los” todos cruzando os dados da AR sobre mandatos cumpridos com os da CNE sobre candidatos eleitos em listas eleitorais. No caso do Mota Amaral, essa informação até está toda na ficha dela na AR, no caso do António Costa não está (mas está aqui) — é trabalho de qq forma. Este tipo de pormenores, e as fontes específicas que os ilustram, de resto, deverão ser cobertos detalhadamente nos artigos enlaçados nesta tabela gigante (artigo sobre o deputado e/ou sobre a legislatura), não nela própria. Fica uma mais-valia interessante, acho, que complementa bem os restantes artigos e listas. -- Tuválkin 11h51min de 4 de março de 2020 (UTC)

Ponto de situação: Nesta tabela apresentamos num único campo/registo uma amálgama de três indicações onomásticas:

  1. nome oficial completo
  2. apelido principal (geralmento o último, à maneira portuguesa)
  3. nome “curto” de utilização habitual

— sendo o primeiro indicado por extenso a encher a célula da tabela, o segundo marcado em versaletes capitalizados (Assim), e o terceiro a negrito (Assim). Casos especiais são tratados como se segue:

  • Alcunhas, pseudónimos, e demais nomes assumidos são marcados com aspas (“Assim”), devendo ser descontados do conteúdo da célula para extrair o nome completo, do qual não fazem parte, e podendo apresentar-se descontinuamente no seio do nome completo.
  • Mudanças de nome não são refletidas, apresentando-se uma única forma sincónica aposta de asterisco, devendo os pormenores das mudanças de nome, com suas formas, datas, e motivações, ser remetidos para o artigo sobre cada deputado.

Nas chaves de ordenação disponíveis para estes três tipos de onomástica

  • ignora-se as partículas epitéticas "e", "de", "do", "dos", "da", "das", e "d’";
  • toma-se em consideração que certos apelidos atómicos são constituídos por duas palavas disjuntas sem concatenação visual (p.ex.: Vila Franca, Castelo Branco, Corte Real).

(Proponho que a ressalva acima seja ajunta à legenda da tabela.) -- Tuválkin 18h53min de 19 de agosto de 2020 (UTC)

Feito -- Tuválkin 17h18min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)

Problema técnico (2ª vez)[editar código-fonte]

Parece que chegamos ao limite outra vez. Já não consegue mostrar a legenda no fim da página. @Tuvalkin: e @GoEThe:, da outra vez vocês conseguiram arranjar uma solução, alguma sugestão? Joao4669 (discussão) 08h27min de 15 de agosto de 2020 (UTC)

Oh, mqp. Desculpa ter descuidado isto. Vou dar uma olhada e tentar resolver o assunto. -- Tuválkin 08h54min de 15 de agosto de 2020 (UTC)
Parece que agora é mesmo o tamanho do artigo final. Fiz "Mostrar previsão" e na tabela de dados que aparece no fim está :

Tamanho de inclusão após expansão 2 075 156/2 097 152 bytes

Joao4669 (discussão) 10h29min de 16 de agosto de 2020 (UTC)
Estava a pensar em usar subst nalgumas predef. para reduzir o número de transclusões, mas se o problema é o tamanho do artigo expandido estamos mesmo quilhados. -- Tuválkin 13h49min de 16 de agosto de 2020 (UTC)
Apagando uns espaços, reduzi o tamanho e agora já mostra a legenda. Joao4669 (discussão) 10h47min de 17 de agosto de 2020 (UTC)
Isso é bom, mas mais 4 ou 5 deputados e estaremos na mesma. E sabemos que nos faltam ainda muitos mais. Uma hipótese que vejo é retirar a funcionalidade de ordenação e a respetivas chaves. Tentarei isso amanhã (tenho isto tudo em Excel, é trivial mudar este tipo de cenas). Poderíamos até ter quatro tabelas separadas, pré-ordenadas por cada uma das chaves possíveis. Mas mesmo assim será apenas adiar o inevitável. (A menos que venha aí em breve uma VI República que justifique fechar esta tabela…) -- Tuválkin 19h09min de 17 de agosto de 2020 (UTC)
Outra poupança possível são as mil e tal chamadas a {{0}}: Podem substituir-se por   ou (melhor) por " ". Ainda outra são os palitos no fim da linha, totalmente redundantes dada a maneira como se constroem tabelas em wikitext. Implementarei. -- Tuválkin 07h24min de 19 de agosto de 2020 (UTC)
Feito Fica mais-ou-menos, a ver. Ganhou-se ~32 kB em cada uma das três secções da tabela — ou seja, teremos o mesmo problema com a adição de mais uma centena de deputados. -- Tuválkin 12h53min de 19 de agosto de 2020 (UTC)
OK, obrigado. Ainda fica a possibilidade de retirar as chaves de ordenação. Joao4669 (discussão) 16h47min de 19 de agosto de 2020 (UTC)
Exatamente, e isso vai dar um grande desbaste. A possibilidade de ter três tabelas estáticas ordenadas de maneiras diferentes (apelido, nome curto, e nome completo) é trivial de implementar e a sincronia pode ser garantida via uma base de dados externa (p.ex., o meu xls no Github or qq coisa — a Wikidata deveria servir para isto, mas tá quieto…). Não vejo interesse enciclopédico em ordenar por número, já que nem sequer espelha a antiguidade. -- Tuválkin 13h00min de 22 de agosto de 2020 (UTC)
Na atualização de ontem à noite ganhou-se alguns kB ao reduzir os comentários em HTML, passando de, p.ex. <!-- 11ª Lª --> para <!-- 11 -->. Menos que isto tornaria o código hostil a acrescentos e correções manuais. -- Tuválkin 13h00min de 22 de agosto de 2020 (UTC)
Nesta veia, acabo de substituír <!-- Const. --> pelo menor e mais simples <!-- C -->. -- Tuválkin 03h14min de 1 de fevereiro de 2022 (UTC)
Tive outra ideia para reduzir o wikitext deste trambolho sem perder funcionalidades significativas: Ora cada uma das células da tabela que contém referência a um mandato, preenchida com a abreviatura do círculo eleitoral respetivo, está enlaçada ao artigo sobre cada legislatura — e são milhares, enlaçando aos mesmíssimos 17 artigos. Se removermos esses enlaces, deixando-os apenas no cabeçalho da tabela, poupa-se imenso no wikitext. Vou experimentar no próximo update. -- Tuválkin 17h18min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)
Feito, experimentalmente na posta do meio: 108 kB a menos, sem grande perda de funcionalidade. Devíamos ter pansado nisto antes! -- Tuválkin 20h51min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)
Boa Tuválkin! Um dia destes volto a atacar nisto. Joao4669 (discussão) 22h01min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)

XV Legislatura[editar código-fonte]

Acrescentei a nova coluna, e agora fiquemos de olho no saite da A.R., como antes. Os problemas técnicos elencados acima mantêm-se,(entretanto resolvidos! 02h30min de 8 de fevereiro de 2022 (UTC)) ptto há pouco incentivo para contibuir o trabalho de acrescentar nomes de legislaturas anteriores, mas tem de ser. -- Tuválkin 14h03min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)

Heh, entretanto https://www.parlamento.pt/ está com a corda debaixo d’água — só visto… -- Tuválkin 14h17min de 31 de janeiro de 2022 (UTC)
Mesmo com o saite do parlamento indisponível (!), impossibilitando o trabalho de acrescento/confirmação de dados históricos, estou a copiar daqui os recém eleitos. Metade já está, faltando agora a bancada do P.S. e os 4 eleitos pela emigração. Mais tarde qd se formar governo, entrarão certamente mais do P.S., sendo necessário marcar os que sairem para o governo. -- Tuválkin 03h18min de 1 de fevereiro de 2022 (UTC)
Pronto, https://www.parlamento.pt/ já está disponível. -- Tuválkin 01h38min de 3 de fevereiro de 2022 (UTC)
Manter esta página debaixo d’olho, e dar conta do respetivo arquivo. -- Tuválkin 01h05min de 4 de fevereiro de 2022 (UTC)

Os resultados estão finalmente todos apurados, com os 230 lugares atribuídos. Vou já atualizar. -- Tuválkin 09h42min de 10 de fevereiro de 2022 (UTC)

Feito -- Tuválkin 02h32min de 11 de fevereiro de 2022 (UTC)