Discussão:Madeira (região autónoma)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reformulação[editar código-fonte]

A estudar a secção de turismo Luis Miguel P. Freitas 03:03, 5 Dezembro 2006 (UTC)

Fiz uma reformulação completa da tabela principal e corrigi muita coisa. Ver histórico. Vou adicionar mais imagens amanha --Luis Miguel P. Freitas 05:07, 8 Novembro 2006 (UTC)

De modo a melhorar este artigo fiz alterações profundas em quase todas as secções e acrescentei muitas mais. --Luis Miguel P. Freitas 04:47, 15 Novembro 2006 (UTC)

Cores como azul, amarelo, vermelho, entre mil, ponto a ponto como uma pencelada, vão enchendo a talagarca com paisagens, flores, reproduções de pinturas ou de rostos. Ora como producto de uma ocupação do tempo ou como resultado do trabalho de centenas de pessoas, esta já histórica tapeçaria da Madeira, deu origem a uma verdadeira actividade artística. Na Madeira a esta transformação do saber artesanal numa actividade economicamente rentável, deve-se a uma família de origem alemã: os Kebeken. Paul Max Viebeken, em 1938, resolve criar um atelier de tapeçaria, procurando deste modo diversificar a produção da fábrica de bordados que possuía no Funchal. Coloca seu filho, Herbert Kiebeken a chefiar este atelier: a sua versatilidade artística aliada à habilidade das bordadeiras, traduzem beleza e qualidade das telas.

Este pequeno atelier cresce tanto em volume de negócios como em números de trabalhadoras, face ao sucesso da sua produção.

Várias são as firmas que se interessam por esta actividade e, a par com a dos bordados ocupam um lugar de destaque na vida económica da Madeira.

Como "nasce" uma tapeçaria na Madeira? O processo é quase o de uma pintura impressionista.

Cada pincelada é substituida por um fio de lã; o pintor é substituido por um profissional, que a partir de um quadro vai bordando o original, no atelier da fábrica.

Consoante o que pretende reproduzir, o artesão varia a sua técnica, em pontos de "grado", "miúdo", "gobleliu" ou "alinhavado".

Como não tem esquema, também ele, tal como o pintor, desmancha, corrige e refaz, até chegar à versão final.

As lãs, vindas de longe, frequentemente da Austrália, antes de chegarem à Madeira, passam por outras paragens para serem tratadas e tingidas de modo a poderem resistir ao tempo e às traças.

Depois de se obter o original, muitas vezes por encomenda, este entra na fase de reprodução (geralmente feita no campo por mulheres) que copiarão em telas novas com lãs previamente escolhidas pelas maticadoras do atelier, o modelo recebido.

Após terminado o seu trabalho, este regressa de novo à fábrica onde será verificado, engomado e rematado.

Só depois é que receberá o selo de chumbo de garantia, aposto pelo instituto do bordado, Tapeçarias e Artesanato da Madeira.

Aplicada e usada em bolsas, forras de cadeira, painéis, tapetes e almofadas; a tapeçaria da Madeira, passará de geração em geração, pois a qualidade dos materiais aliada ao saber de quem as trabalhou, são a sua melhor garantia.

Brasão oficial da ilha da Madeira (Portugal)[editar código-fonte]

Fonte: Brasão oficial da ilha da Madeira (Portugal) http://www.ceha-madeira.net/autonomia/simbolos/bandeira/body_bandeira.htm http://www.ceha-madeira.net/autonomia/simbolos/armas/body_armas.htm

Imagem: removida imagem de site não permitido


A secção das lendas está interessante mas acho que não deverá estar na página principal mas sim numa página à parte.--Viriatus 12:03, 8 Julho 2006 (UTC)

Este artigo está uma desgraça completa... Já para não falar de partes que são cópias do site do Governo Regional (que só se pode ver em cache). --JLCA 19:56, 13 Novembro 2006 (UTC)

Foi removida a passagem sobre as lendas porque é uma cópia de texto do site "Canto da Terra" como se pode ver em: [1], para além de não ser enciclopédico. --JLCA 22:08, 13 Novembro 2006 (UTC)

Ligações externas[editar código-fonte]

Fica aqui o meu protesto: não tenho a menor dúvida que o utilizador da Wikipedia fica a perder por não encontrar neste artigo um maior número de ligações externas, não oficiais. Por exemplo, no sítio por mim construído ( removido site não permitido ) o utilizador pode encontrar centenas de fotografias do arquipélago da Madeira, devidamente legendadas e com informações adicionais. Esta colecção foi construída e encontra-se disponível sem qualquer fim lucrativo, pois o objectivo é divulgar ao maior número de pessoas possível os recursos paisagísticos e patrimoniais que Portugal oferece.Vitor107

Faltam a Univerdade de Madeira inteiramente... --Trickstar 21:57, 7 Abril 2007 (UTC)

Separação em artigos[editar código-fonte]

Creio que se deveria separar os seguintes artigos:

  • Ilha da Madeira - história, geografia da ilha (só desta ilha); no fundo, se Porto Santo ou as Ilhas Selvagens, ou cada ilha dos Açores tem para si uma página, porque é que a da Ilha da Madeira há-de fazer redirect automático para a página da R.A.M. ?
  • Região Autónoma da Madeira - unidade administrativa e região autónoma portuguesa coincidente com arquipélago formado por Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens.

Alexg 18h49min de 5 de Junho de 2007 (UTC)

Ilhas de Púrpura[editar código-fonte]

O artigo refere, e bem, que as ilhas da Madeira eram conhecidas pelos Romanos como as Ilhas de Púrpura, mas não refere o porquê dessa designação. Peço a quem consiga encontrar a origem dessa designação que a coloque no artigo. Certamente será muito útil a quem consultar o artigo.

--Bluedenim 16h33min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Continente a que pertence a ilha da Madeira.[editar código-fonte]

Alguém saberia informar a que continente pertence a ilha da Madeira? o comentário precedente não foi assinado por 189.77.95.234 (discussão • contrib.)

Pertence à Europa, embora esteja muito próxima de África. Pcjrm (discussão) 16h07min de 28 de Julho de 2008 (UTC)
Está mais próxima da África do que da Europa, logo pertence à África, além de se encontrar situada na Placa Africana. Isso de dizer que a "Madeira é um arquipélago totalmente europeu", reflecte o medo que sentiram quando em 1978 o Kadhafi falou na ONU defendendo a independência da Madeira, pelo facto de ser território africano, à semelhança de Cabo Verde e São Tomé e Princípe...—Orlando F (discussão) 18h40min de 24 de maio de 2016 (UTC)[responder]
A R.A.M. não pertence a nenhum continente devido a serem ilhas de origem vulcânico provenientes de um Hot Spot (ou Ponto Quente). No entanto, encontra-se ligada culturalmente à Europa e União Europeia através de diversos povos (e não só dos portugueses ibéricos) como ingleses, belgas (da Flandes), italianos, entre outros que ao longo da história aqui se instalaram e fizeram negócio (sublinhe-se, por exemplo Colombo, que viveu, casou e teve um filho no Porto Santo). Maycoll F. Vieira.
A R.A.M. pertence a um continente: África. É um Hotspot mas no manto - por essa lógica pertenciamos ainda à península de Labrador. Geograficamente está totalmente sobre a placa continental africana.
Como diz acima o Maycoll, obviamente que o arquipélago da Madeira, na sua condição de arquipélago, não pertence a continente nenhum, nem ao Europeu, Africano ou outro qualquer. A nível político pertence à Europa. Hipoteticamente, se as águas do mar recuassem, pertenceria a África, mas enquanto isso não acontecer, a sua única ligação prática é com o continente Europeu.--- Darwin Ahoy! 04h45min de 26 de maio de 2016 (UTC)[responder]

Autonomia e outros[editar código-fonte]

O hino da R.A.M. é importante para nós, habitantes da região que é autónoma não só de nome e sinceramente parece-me desnecessário permanecer ali o hino da república, pois o artigo trata unicamente sobre a R.A.M. e não sobre a República em geral. Nesse sim, deverá estar dito hino. Já agora, se não se quiser eliminar o hino da república (porque, no entanto, parece também importante que ali permaneça) poder-se-ia trocar a ordem não para evidenciar nenhuma atitude separatista que pudesse ofender ninguém, senão para valorizar a importância do hino e a autonomia da R.A.M. Só para que se saiba, o hino da república só muito raramente é utilizado na R.A.M., mesmo em situações oficiais, utilizando-se o hino da região, digo-o eu que aqui vivo.
Além disso, parece-me que está a ser privilegiada a opinião de alguns editores que evidenciam uma perspectiva de absoluta negação da autonomia da região e dos seus direitos, quando se repete algumas vezes e de diferentes formas que a R.A.M. é "da" República Portuguesa (já o foi, no passado, tratada como uma colónia qualquer e deixada na miséria, não é por acaso que o "boom" do desenvolvimento veio com a autonomia) em lugar de "é parte integrante" ou algo semelhante. É necessário dizer também que na parte "Política", nem sequer se faz menção ao Presidente e Vice-presidente do Governo Regional, mas fala-se logo de início do Representante da República na Região, com nome completo e tudo. Só queria mencionar também que o mapa inicial apresentado está errado porque o que se pretende é um mapa da Região Autónoma e não só de uma das ilhas (não interessa se é a maior ou mais importante ou se outras não são habitadas e são só reservas naturais).

Maycoll F. Vieira

Clima da Ilha da Madeira[editar código-fonte]

A página do wikipedia sobre Portugal ( versão inglesa) dá-nos uma versão realista e científica sobre o clima da Madeira. Pena que aqui não seja o mesmo. Por exemplo: Água do mar a 22ºc no verão na Madeira? Esse valor deve ter sido tirado na costa da caparica onde em Setembro atinge uma média de 21ºc.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 83.174.37.195 (discussão • contrib.) 18h14min de 13 de julho de 2010 (UTC)[responder]

Tem toda a razão, esses valores absolutamente disparatados estavam aí desde que o artigo foi criado, sem que infelizmente ninguém reparasse. Removi toda a parte das temperaturas até que apareçam dados mais fiáveis sobre o tema. Obrigado por chamar à atenção para o erro.--- Darwin Ahoy! 18h14min de 13 de julho de 2010 (UTC)[responder]