Saltar para o conteúdo

Dominion: Prequel to The Exorcist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dominion: Prequel to the Exorcist
Dominion: Prequel to The Exorcist
Pôster promocional
No Brasil Domínio - Prequela de O Exorcista[1]
 Estados Unidos
2005 •  cor •  117 min 
Gênero filme de terror
Direção Paul Schrader
Produção James G. Robinson
Roteiro William Wisher
Caleb Carr
Baseado em Personagens de
William Peter Blatty
Elenco Stellan Skarsgård
Gabriel Mann
Música Angelo Badalamenti
Dog Fashion Disco
Trevor Rabin
Cinematografia Vittorio Storaro
Edição Tim Silano
Companhia(s) produtora(s) Morgan Creek Productions
Distribuição Warner Bros.
Idioma língua inglesa
Orçamento US$30 milhões
Receita US$251,495
Cronologia
Exorcist: The Beginning (2004)

Dominion: Prequel to the Exorcist (bra: Domínio - Prequela de O Exorcista[2]) é um filme de 2005 de terror sobrenatural dirigido por Paul Schrader. É um prólogo de O Exorcista (1973).

Muitos anos antes dos acontecimentos em O Exorcista, o jovem padre Lankester Merrin (interpretado por Skarsgard, que interpretou o mesmo papel em Exorcist: The Beginning) viaja para a África Oriental. Merrin teve um ano sabático da Igreja e dedicou-se à história e arqueologia como ele luta com sua fé abalada. Ele é assombrado especialmente por um incidente na pequena aldeia na Holanda ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, onde atuou como pároco. Perto do fim da guerra, um sádico comandante da SS nazista, em retaliação pelo assassinato de um soldado alemão, as forças de Merrin para participar em execuções arbitrárias, a fim de salvar uma vila cheia de abate.

Ele reúne-se com uma equipe de arqueólogos que estão a tentando descobrir uma igreja que acreditam ter sido enterrada por séculos. No início, Merrin resiste à ideia de que forças sobrenaturais estão em jogo, mas eventualmente os ajuda, e daí o resultado de eventos em um encontro com Pazuzu, o mesmo demônio referenciado no O Exorcista.

Ator/Atriz Personagem
Stellan Skarsgård Padre Lankester Merrin
Gabriel Mann Padre Francis
Clara Bellar Rachel Lesno
Billy Crawford Cheche
Ralph Brown Sgt. Maj. Harris
Israel Aduramo Jomo
Andrew French Chuma
Antonie Kamerling Kessel
Julian Wadham Maj. Granville
Mary Beth Hurt (não creditado) Voz do Cheche

Domínio foi totalmente gravado, em seguida, arquivado pela Morgan Creek Productions, que temia que o filme seria vencido e substituído pela nova versão de Renny Harlin como o diretor, o filme O Exorcista: O Início (2004), este filme utilizou o mesmo enredo e boa parte da filmagem de Domínio mas Harlin tentou torná-lo um filme de terror convencional. Porém, depois da pouca audiência e a resposta da crítica para a versão de Harlin, a Morgan Creek passou a quantia de $35.000 a Paul Schrader para que ele terminasse a sua versão. Morgan Creek permitiu também que a Warner Bros lançasse a versão de Schrader nos cinemas sob o título Dominion: Prequel to the Exorcist, lançado em maio de 2005.

O filme foi lançado em DVD dia 25 de outubro de 2005 pela Warner Home Video e inclui extras como: Cenas Deletadas, Galeria de Fotos e um Comentário de Áudio pelo diretor Paul Schrader. Em 10 de outubro de 2006, o filme foi lançado junto com O Exorcista, O Exorcista: A versão que você nunca viu, O Exorcista II: O Herege, O Exorcista III e O Exorcista: O Início em um box set intitulado de "O Exorcista: A Antologia Completa".

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.