Dromaeosauridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaDromaeosauridae
Ocorrência: Cretáceo InferiorCretáceo Superior
145–66 Ma

Possível registro no Jurássico Médio

Dromaeosauridae Diversity.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Clado: Eumaniraptora
Família: Dromaeosauridae
Matthew & Brown, 1922
Espécie-tipo
Dromaeosaurus albertensis
Matthew & Brown, 1922
Subgrupos
Sinónimos
  • Ornithodesmidae Hooley, 1913
  • Itemiridae Kurzanov, 1976
  • Unenlagiidae Agnolin & Novas, 2011
Comparação entre diferentes dromeossaurídeos

Dromaeosauridae é uma família de dinossauros terópodes celurossauros que viveram durante o período Cretáceo de 130 a 66 milhões de anos atrás,[1] e seus fósseis foram encontrados na América do Sul, América do Norte, Ásia e Europa.

Os Dromeossaurídeos possuíam os olhos nas laterais da cabeça, o que lhes dava um amplo ângulo de visão. Suas garras curvadas em forma de foice eram grandes e, por caçarem em bandos, podiam abater presas bem maiores do que eles próprios, também eram caracterizados por possuírem penas e por serem dotados de imensa inteligência. Alguns exemplos de dromeossaurídeos são o Utahraptor, Velociraptor e Deinonico. Vários deles viveram na América do Norte como o Utahraptor ou na Mongólia como o Velociraptor. Os dromeossaurídeos tem uma lugar especial na cultura pop por terem aparecido em vários filmes, por exemplo na franquia Jurassic Park, onde foram apresentados erroneamente, alguns dos erros foram a pele escamosa, o tamanho essencialmente grande, a ausência de penas, comportamento reptiliano etc.

Junto com os Troodontidae, são dos dinossauros mais próximos as aves atuais.

Classificação[editar | editar código-fonte]

Dromaeosauridae é uma família de dinossauros terópodes, isso significa que é relacionada a outros grupos de dinossauros carnívoros, como os Megalossauróideos, Alossauróideos e Ceratossauros[2]. Os dromeossaurídeos estão no grupo dos Celurossauros, o mais derivado dos terópodes. O clado Coelurosauria também inclui Tyrannosauroidea, Ornithomimosauria, Alvarezsauroidea, Therizinosauria, Oviraptorosauria, Troodontidae e Avialae. Esses últimos dois grupos são os mais próximos cladísticamente dos Dromaeosauridae.

Lista de Gêneros:[3][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dromaeosaurid dinosaurs 'not only lived in the Arctic but thrived there'». BBC Science Focus Magazine (em inglês). Consultado em 10 de julho de 2020 
  2. Holtz, Thomas R. Jr. (2012) Dinosaurs: The Most Complete, Up-to-Date Encyclopedia for Dinosaur Lovers of All Ages, Winter 2011 Appendix.
  3. Brum, Arthur S.; Pêgas, Rodrigo V.; Bandeira, Kamila L. N.; Souza, Lucy G.; Campos, Diogenes A.; Kellner, Alexander W. A. (2021). «A new unenlagiine (Theropoda, Dromaeosauridae) from the Upper Cretaceous of Brazil». Papers in Palaeontology (em inglês) (4): 2075–2099. ISSN 2056-2802. doi:10.1002/spp2.1375. Consultado em 24 de novembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre dinossauros é um esboço relacionado ao Projeto Dinossauros e Animais Pré-Históricos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.