Instituto Federal de Tecnologia de Zurique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de ETH Zurich)
Instituto Federal de Tecnologia de Zurique
Eidgenössische Technische Hochschule Zürich
ETHZ
Fundação 1853 (168 anos)
Tipo de instituição pública
Faculdades Matemática, engenharia, arquitetura, ciências naturais, computação, gestão
Localização Zurique, Cantão de Zurique, Suíça
Página oficial http://www.ethz.ch/index_EN

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, do alemão Eidgenössische Technische Hochschule Zürich), encontra-se em Zurique na Suíça, e é referido normalmente por «ETHZ», «ETH» ou «Poly» (do seu nome original Polytechnikum).

A ETHZ é considerada a quinta melhor universidade do mundo no ramo de engenharia e tecnologia, pela QS World University Rankings by Subject. Está classificada como a oitava melhor universidade do mundo na QS World University Rankings 2016 edition, sendo a melhor universidade da Europa continental.[1][2] Segundo rankings recentes, a ETHZ aparece como a quarta melhor escola de arquitetura do mundo, na frente de outras instituições como a Universidade de Cambridge, a Universidade da Califórnia em Berkeley, a Universidade da Califórnia em Los Angeles, a Universidade de Stanford, a Universidade de Princeton, a Universidade de Cornell e da Universidade de Harvard.[3]

Vinte e um estudantes e professores foram laureados com o Prémio Nobel, sendo o mais famoso Albert Einstein.

Na escola de arquitetura, Pierre de Meuron e Jacques Herzog, que foram alunos da ETHZ e são atuais professores da instituição, receberam o Prêmio Pritzker de 2001, considerado o Prêmio Nobel da área.

Lino Guzzella é o presidente da Universidade e Sarah Springman é a reitora.[4]

História[editar | editar código-fonte]

O edifício principal

A ETHZ foi fundada em 1854 e recebeu os primeiros alunos em 1855 no que então se chamava Escola Politécnica Federal Suíça (alemão: Eidgenössische Polytechnische Schule). Tinha seis departamentos: arquitectura, construção civil, construção mecânica, silvicultura e um departamento genérico com matemática, as ciências naturais, a literatura e as ciências sociais e políticas. Em 1993 a ETHZ, o EPFL de Lausana e mais quatro institutos de pesquisa associam-se em Domínio das Escolas Federais que é administrado pelo conselho das escolas politécnicas.

Quando deixou de ser a única Escola Politécnica Federal Suíça pelo aparecimento da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) — tão exigente como o seu homónimo de Zurique — a ETHZ começou a ser conhecida também como Escola Politécnica Federal de Zurique (EPFZ).

Pessoas famosas[editar | editar código-fonte]

Prémios Nobel[editar | editar código-fonte]

Albert Einstein em 1921

Muitos suíços laureados com prémios Nobel estão associados com a ETHZ:

Outros[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «QS World University Rankings 2016». Top Universities (em inglês). Consultado em 29 de setembro de 2021 
  2. «Engineering and Technology». Top Universities (em inglês). Consultado em 29 de setembro de 2021 
  3. «As 200 melhores faculdades de arquitetura do mundo em 2018». ArchDaily Brasil. 28 de fevereiro de 2018. Consultado em 29 de setembro de 2021 
  4. Greve na Universidade nao nunca diz presidente de universidade suica,IG:[ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]