Saltar para o conteúdo

Devil May Cry: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 20: Linha 20:
{{japonês|'''Devil May Cry'''|デビル メイ クライ|, Debiru Mei Kurai}} é uma série japonesa de [[jogos eletrônicos]] de ''[[Hack and slash]]'', criada originalmente por [[Hideki Kamiya]] e distribuída pela [[Capcom]]. Originalmente, Devil May Cry seria uma sequência da série [[Resident Evil]], também da Capcom, mas como o jogo fugia muito da ideia original, o projeto foi reaproveitado na nova série. O título, criado originalmente em [[Idioma inglês|inglês]], significa ''Demônio Pode Chorar'', como é explicado em ''Devil May Cry 3: Dante's Awakening''.
{{japonês|'''Devil May Cry'''|デビル メイ クライ|, Debiru Mei Kurai}} é uma série japonesa de [[jogos eletrônicos]] de ''[[Hack and slash]]'', criada originalmente por [[Hideki Kamiya]] e distribuída pela [[Capcom]]. Originalmente, Devil May Cry seria uma sequência da série [[Resident Evil]], também da Capcom, mas como o jogo fugia muito da ideia original, o projeto foi reaproveitado na nova série. O título, criado originalmente em [[Idioma inglês|inglês]], significa ''Demônio Pode Chorar'', como é explicado em ''Devil May Cry 3: Dante's Awakening''.


A série gira em torno de [[Dante (Devil May Cry)|Dante]], o personagem principal, que trabalha com o extermínio de ''[[demônio]]s''{{Nota de rodapé|A palavra "[[Demônio]]" na cultura japonesa não significa necessariamente um [[anjo]] que se rebelou contra [[Deus]] e que passou a lutar pela perdição da [[humanidade]].<ref name="enoch.69">[[Livro de Enoque]], Capítulo LXIX [http://www.sacred-texts.com/bib/boe/boe072.htm <nowiki>[em linha]</nowiki>]</ref> O termo pode ter outra conotação, como a de um [[espírito]] que se relaciona com as pessoas de alguma maneira, ou referir-se a um [[Gênio (mitologia romana)|gênio]] que inspira os indivíduos tanto para o [[bem]] quanto para o [[mal]].<ref name="ref1">FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.534</ref><ref name="ovidio.metamorfoses.675">[[Bóreas]] se enche de raiva demoníaca para violentar [[Orítia]], filha do rei [[Erecteu]] de Atenas e casada com [[Tereu]] rei da Trácia; [[Ovídio]], ''Metamorfoses'', Livro VI, 675-701</ref> A série emprega o termo num sentido semelhante a esses.}}. Dante é o filho de ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Sparda|Sparda]]'', um demônio, e ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Eva|Eva]]'', um anjo, e sua ascendência demoníaca lhe confere alguns poderes e habilidades extraordinários. Tem um irmão gêmeo chamado ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Vergil|Vergil]]'' que aparece no primeiro jogo da série, Devil May Cry, como um [[personagem não jogável]] e no terceiro jogo, Devil May Cry 3, como [[personagem jogável]]. A jogabilidade se baseia em derrotar inimigos desencadeando grandes sequências de ataques de forma frenética, enquanto evita possíveis danos, a fim de exibir cenas de lutas estilosas; este elemento, juntamente com o tempo e quantidade de itens coletados e utilizados são levados em consideração para se chegar a classificação do desempenho do jogador.
A série gira em torno de [[Dante (Devil May Cry)|Dante]], o personagem principal, que trabalha com o extermínio de ''[[demônio]]s''{{Nota de rodapé|A palavra "[[Demônio]]" na cultura japonesa não significa necessariamente um [[anjo]] que se rebelou contra [[Deus]] e que passou a lutar pela perdição da [[humanidade]].<ref name="enoch.69">[[Livro de Enoque]], Capítulo LXIX [http://www.sacred-texts.com/bib/boe/boe072.htm <nowiki>[em linha]</nowiki>]</ref> O termo pode ter outra conotação, como a de um [[espírito]] que se relaciona com as pessoas de alguma maneira, ou referir-se a um [[Gênio (mitologia romana)|gênio]] que inspira os indivíduos tanto para o [[bem]] quanto para o [[mal]].<ref name="ref1">FERREIRA, A. B. H. ''Novo Dicionário da Língua Portuguesa''. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.534</ref><ref name="ovidio.metamorfoses.675">[[Bóreas]] se enche de raiva demoníaca para violentar [[Orítia]], filha do rei [[Erecteu]] de Atenas e casada com [[Tereu]] rei da Trácia; [[Ovídio]], ''Metamorfoses'', Livro VI, 675-701</ref> A série emprega o termo num sentido semelhante a esses.}}. Dante pertence a uma raça chamada NEPHILIM, sendo seu pai, ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Sparda|Sparda]]'', um demônio, e sua mãe, ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Eva|Eva]]'', um anjo. Suas ascendências, parte angelical, parte demoníaca lhe conferem alguns poderes e habilidades extraordinários. Tem um irmão gêmeo chamado ''[[Lista de personagens de Devil May Cry#Vergil|Vergil]]'' que aparece no primeiro jogo da série, Devil May Cry, como um [[personagem não jogável]] e no terceiro jogo, Devil May Cry 3, como [[personagem jogável]]. A jogabilidade se baseia em derrotar inimigos desencadeando grandes sequências de ataques de forma frenética, enquanto evita possíveis danos, a fim de exibir cenas de lutas estilosas; este elemento, juntamente com o tempo e quantidade de itens coletados e utilizados são levados em consideração para se chegar a classificação do desempenho do jogador.


A série sempre foi muito elogiada por trazer sempre ótimas trilhas sonoras, enredo e por ser um dos jogos com melhor e mais inovadora jogabilidade de todos os tempos (por muitos é considerado o carro chefe do gênero ''Hack n' Slash'').
A série sempre foi muito elogiada por trazer sempre ótimas trilhas sonoras, enredo e por ser um dos jogos com melhor e mais inovadora jogabilidade de todos os tempos (por muitos é considerado o carro chefe do gênero ''Hack n' Slash'').

Revisão das 12h38min de 19 de setembro de 2016

 Nota: Este artigo é sobre a série de jogos eletrônicos. Para o primeiro jogo da série, veja Devil May Cry (jogo eletrônico).
Devil May Cry
Ficheiro:DMC-logo.png
Gênero(s) Hack and slash, Ação
Desenvolvedora(s) Capcom, Ninja Theory
Distribuidora(s) Capcom, Ubisoft
Criador(es) Hideki Kamiya
Plataformas iOS, Microsoft Windows, PlayStation 2, PlayStation 3 e Xbox 360
A partir de 17 de março de 2015: PlayStation 4 e Xbox One
Primeiro título Devil May Cry
17 de Outubro de 2001, Capcom
Último título DmC: Devil May Cry
15 de janeiro de 2013, Ninja Theory
devilmaycry.com

Devil May Cry (デビル メイ クライ , Debiru Mei Kurai?) é uma série japonesa de jogos eletrônicos de Hack and slash, criada originalmente por Hideki Kamiya e distribuída pela Capcom. Originalmente, Devil May Cry seria uma sequência da série Resident Evil, também da Capcom, mas como o jogo fugia muito da ideia original, o projeto foi reaproveitado na nova série. O título, criado originalmente em inglês, significa Demônio Pode Chorar, como é explicado em Devil May Cry 3: Dante's Awakening.

A série gira em torno de Dante, o personagem principal, que trabalha com o extermínio de demônios[nota 1]. Dante pertence a uma raça chamada NEPHILIM, sendo seu pai, Sparda, um demônio, e sua mãe, Eva, um anjo. Suas ascendências, parte angelical, parte demoníaca lhe conferem alguns poderes e habilidades extraordinários. Tem um irmão gêmeo chamado Vergil que aparece no primeiro jogo da série, Devil May Cry, como um personagem não jogável e no terceiro jogo, Devil May Cry 3, como personagem jogável. A jogabilidade se baseia em derrotar inimigos desencadeando grandes sequências de ataques de forma frenética, enquanto evita possíveis danos, a fim de exibir cenas de lutas estilosas; este elemento, juntamente com o tempo e quantidade de itens coletados e utilizados são levados em consideração para se chegar a classificação do desempenho do jogador.

A série sempre foi muito elogiada por trazer sempre ótimas trilhas sonoras, enredo e por ser um dos jogos com melhor e mais inovadora jogabilidade de todos os tempos (por muitos é considerado o carro chefe do gênero Hack n' Slash). As três primeiras edições da série foram um sucesso, vendendo milhões de cópias, o que rendeu à Capcom o prêmio de "Título de Platina". O sucesso da série de jogos levou à criação de histórias em quadrinhos, novelas, uma anime, guias, coleções, publicações e uma variedade de figuras de ação.

Durante a edição de 2010 da Tokyo Game Show a Capcom revelou um novo jogo chamado DmC: Devil May Cry. O novo jogo, que não foi um reboot da série, foi desenvolvido pela Ninja Theory, sendo um universo paralelo da série Devil May Cry, focado num Dante mais jovem e rebelde.

Jogos

Devil May Cry
(Cronologia Fictícia)

Série original:
Devil May Cry 3
Devil May Cry
Devil May Cry 2
Devil May Cry 4
Devil May Cry 5


Reinicio:
DmC

Título Ano Plataformas
Devil May Cry 2001 PlayStation 2
Devil May Cry 2 2003 PlayStation 2
Devil May Cry 3: Dante's Awakening 2005 PlayStation 2, Microsoft Windows
Devil May Cry 4 2008 PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows, iOS
Devil May Cry: HD Collection 2012 PlayStation 3, Xbox 360
DmC: Devil May Cry 2013 PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, Microsoft Windows

Ligações externas

Notas

  1. A palavra "Demônio" na cultura japonesa não significa necessariamente um anjo que se rebelou contra Deus e que passou a lutar pela perdição da humanidade.[1] O termo pode ter outra conotação, como a de um espírito que se relaciona com as pessoas de alguma maneira, ou referir-se a um gênio que inspira os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal.[2][3] A série emprega o termo num sentido semelhante a esses.

Referências

  1. Livro de Enoque, Capítulo LXIX [em linha]
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.534
  3. Bóreas se enche de raiva demoníaca para violentar Orítia, filha do rei Erecteu de Atenas e casada com Tereu rei da Trácia; Ovídio, Metamorfoses, Livro VI, 675-701