Saltar para o conteúdo

Luísa Isabel da França: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 33: Linha 33:


=== Primeiros anos ===
=== Primeiros anos ===
Isabel e a sua irmã gémea Henriqueta nasceram em [[Versalhes]] no dia [[14 de Agosto]] de [[1727]], como primogénitas do rei [[Luís XV de França]] e da sua esposa, a princesa polaca [[Maria Leszczyńska]].
Isabel e a sua irmã gémea Henriqueta nasceram em [[Versalhes]] no dia [[14 de Agosto]] de [[1727]], como primogénitas do rei [[Luís XV de França]] e da sua esposa, a princesa polaca [[Maria Leszczyńska]]. [[Ficheiro:Louise-Élisabeth de France, duchesse de Parme by an unknown artist after J.-M. Nattier.jpg|esquerda|miniaturadaimagem|''Madame Luísa Isabel de França''<p><small title="Jean-Marc Nattier">Por [[Jean-Marc Nattier]], 1741, [[Palácio de Versalhes]]</small></p>
]]A Princesa recebeu os nomes de '<nowiki/>''Maria Luísa Isabel'', mas, enquanto filha mais velha do rei, era conhecida na corte como ''Madame Première'', ou alternativamente ''Madame Élisabeth'', ''Madame Royale'' ou simplesmente ''Madame''. O Rei chamava-a de ''Babette''.

A Princesa recebeu os nomes de '''Maria Luísa Isabel'', mas, enquanto filha mais velha do rei, era conhecida na corte como ''Madame Première'', ou alternativamente ''Madame Élisabeth'', ''Madame Royale'' ou simplesmente ''Madame''. O Rei chamava-a de ''Babette''.


Foi criada em [[Versalhes]] juntamente com as duas irmãs mais novas, Henriqueta Ana e [[Luísa Maria de França|Luísa Maria]] e o seu irmão, o [[Luís de Bourbon (1729-1765)|Delfim Luís]].
Foi criada em [[Versalhes]] juntamente com as duas irmãs mais novas, Henriqueta Ana e [[Luísa Maria de França|Luísa Maria]] e o seu irmão, o [[Luís de Bourbon (1729-1765)|Delfim Luís]].

[[Ficheiro:Louise-Élisabeth de France, duchesse de Parme by an unknown artist after J.-M. Nattier.jpg|esquerda|miniaturadaimagem|''Madame Luísa Isabel de França''<p><small title="Jean-Marc Nattier">Por [[Jean-Marc Nattier]], 1741, [[Palácio de Versalhes]]</small></p>
]]
Inteligente e precoce, era fisicamente parecida com o pai, de quem era a filha favorita. Juntamente com o Delfim, foi a única dos dez irmãos que se casou. Ao invés das irmãs mais novas Sofia e [[Vitória de França|Vitória]], que foram enviadas para um convento para aí serem criadas, Isabel cresceu no seio de uma família carinhosa.
Inteligente e precoce, era fisicamente parecida com o pai, de quem era a filha favorita. Juntamente com o Delfim, foi a única dos dez irmãos que se casou. Ao invés das irmãs mais novas Sofia e [[Vitória de França|Vitória]], que foram enviadas para um convento para aí serem criadas, Isabel cresceu no seio de uma família carinhosa.



Revisão das 17h54min de 20 de outubro de 2016

Luísa Isabel
Madame Real
Infanta da Espanha
Luísa Isabel da França
Retrato póstumo por Jean-Marc Nattier de 1761
Duquesa Consorte de Parma, Placência e Guastalla
Reinado 18 de outubro de 17486 de dezembro de 1759
Predecessora Isabel Cristina da Áustria
Sucessora Maria Amália da Áustria
 
Nascimento 14 de agosto de 1727
  Palácio de Versalhes, França
Morte 6 de dezembro de 1759 (32 anos)
  Palácio de Versalhes, França
Sepultado em Basílica de Saint-Denis, França
Nome completo Maria Luísa Isabel de França
Marido Filipe I de Parma
Descendência Isabel, Arquiduquesa de Áustria
Fernando I de Parma
Maria Luísa, Rainha de Espanha
Casa Bourbon
Bourbon-Parma
Pai Luís XV de França
Mãe Maria Leszczyńska
Assinatura Assinatura de Luísa Isabel

Maria Luisa Isabel de França (em francês: Marie-Louise-Élisabeth; Palácio de Versalhes, 14 de agosto de 1727Palácio de Versalhes, 6 de dezembro de 1759) foi a filha mais velha do rei Luís XV de França e da sua esposa, Maria Leszczyńska, e a irmã gémea de Henriqueta Ana. Como filha do Rei francês, era titulada filha da França (em francês: Fille de France).

Casou-se com Dom Filipe de Bourbon, infante de Espanha, filho mais novo de Filipe V de Espanha. Filipe veio a ser, mais tarde, Duque Soberano de Parma, o que fez de Isabel Luísa duquesa consorte.

Biografia

Primeiros anos

Isabel e a sua irmã gémea Henriqueta nasceram em Versalhes no dia 14 de Agosto de 1727, como primogénitas do rei Luís XV de França e da sua esposa, a princesa polaca Maria Leszczyńska.

Madame Luísa Isabel de França

Por Jean-Marc Nattier, 1741, Palácio de Versalhes

A Princesa recebeu os nomes de 'Maria Luísa Isabel, mas, enquanto filha mais velha do rei, era conhecida na corte como Madame Première, ou alternativamente Madame ÉlisabethMadame Royale ou simplesmente Madame. O Rei chamava-a de Babette.

Foi criada em Versalhes juntamente com as duas irmãs mais novas, Henriqueta Ana e Luísa Maria e o seu irmão, o Delfim Luís.

Inteligente e precoce, era fisicamente parecida com o pai, de quem era a filha favorita. Juntamente com o Delfim, foi a única dos dez irmãos que se casou. Ao invés das irmãs mais novas Sofia e Vitória, que foram enviadas para um convento para aí serem criadas, Isabel cresceu no seio de uma família carinhosa.

Noivado e Casamento

Em Fevereiro de 1739, quando Isabel tinha doze anos, foi anunciado o seu compromisso de casamento com o Infante Filipe de Espanha. Filipe era o terceiro filho de Filipe V de Espanha, tio do seu pai, e da sua segunda esposa, Isabel Farnésio. O noivado prosseguiu com a tradição de cimentar as alianças entre as duas potências católicas Espanha e França através do casamento. Porém, o noivado foi mal recebido na corte francesa, uma vez que Filipe era apenas o terceiro na linha de sucessão, sendo reduzida a possibilidade de alguma vez vir a ocupar o trono espanhol.

Isabel casou por procuração a 26 de Agosto de 1739, passando a ser conhecida como Madame Infante. O casamento foi marcado por celebrações faustosas. Finalmente, no dia 30 de Agosto, Isabel partiu de Versalhes para Espanha. O adeus de Isabel à família foi copioso, tendo-se despedido da amada irma gémea com as seguintes palavras: "É para sempre, meu Deus, é para sempre!" (C’est pour toujours, mon Dieu, c’est pour toujours!).

Já em território espanhol, Isabel conheceu finalmente o marido, de dezanove anos, em Alcalá de Henares, situado a 30km de Madrid. O casamento teve lugar no dia 25 de Outubro de 1739.

Vida na Espanha

A etiqueta da corte à data da chegada de Isabel em Espanha era muito mais rígida do que a da corte francesa. Para além disto, a sua sogra, Isabel Farnésio, exercia uma influência dominante e controladora. Como resultado disto, Isabel ocupava o seu tempo longe da Rainha, brincando com bonecas e mimando a filha, Isabel Maria (nascida quando ela tinha apenas catorze anos), e escrevendo ao pai relatando a sua infelicidade.

Luísa Isabel de França

Por Charles-Van Loo, 1745, Museu do Prado

Em 1745, a irmã mais nova de Filipe, a infanta Maria Teresa Rafaela, casou-se com o irmão de Isabel, Luís, Delfim da França.

Duquesa de Parma

Madame Luísa Isabel, Duquesa de Parma

Por Jean-Marc Nattier, 1750, Museu de Arte de São Paulo

Em 1748, Isabel conseguiu sair de Espanha. No Tratado de Aquisgrão, que pôs termo à Guerra da Sucessão Austríaca, a Imperatriz Maria Teresa da Áustria foi forçada a ceder os ducados de ParmaPlacência e Guastalla a Filipe V de Espanha. Por intervenção de Luís XV, Isabel e o marido tornaram-se Duques de Parma.

Isabel regressou a Versalhes em Dezembro de 1748, a caminho de Parma, para agradecer ao seu pai. Ficou durante cerca de um ano, durante o qual veio a conhecer e entender Madame de Pompadour, ao contrário da mãe e dos irmãos, que odiavam a amante do rei.

Durante este primeiro regresso ao seu país natal, um membro da corte descreveu Madame Infante como "encantadora", com "olhos penetrantes" e "inteligência expressa". Outro observador, menos favorável, afirmou que ela era "uma jovem be-dotada, amadurecida pela maternidade". Isabel chegou a parma em Outubro de 1749, trazendo consigo os costumes da corte francesa.

Últimos anos e morte

Luísa Isabel de França, e sua filha, Princesa Isabel de Parma

Por Jean-Marc Nattier, 1750, Hillwood Museum, Washington D.C.

Luísa Isabel de França, e sua filha, Princesa Isabel de Parma

Por Jean-Marc Nattier, Palácio de Versalhes

Henriqueta, a irmã gémea de Isabel, faleceu em 1752 e Isabel regressou a França em setembro desse ano para visitar o seu túmulo na Basílica de Saint-Denis, acabando por ficar em Versalhes por quase um ano.

Ao regressar a Parma, Isabel começou a buscar um reino maior. Aliou-se com a Imperatriz Maria Teresa da Áustria, que lhe prometera o trono dos Países Baixos. Em Setembro de 1757, Isabel regressou novamente a França na esperança de casar a filha Isabel com o Arquiduque José, herdeiro do trono austríaco. O casamento teve lugar em 1760.

Em 1759, Fernando VI de Espanha morreu sem descendentes, sendo sucedido pelo irmão mais novo, que se tornou Carlos III de Espanha. Apesar de o marido de Isabel estar um passo mais próximo do trono, o facto de Carlos ter vários filhos tornava ainda improvável a possibilidade de algum dia herdar o trono espanhol.

Isabel adoeceu quando se encontrava em Versalhes e morreu de varíola no dia 6 de dezembro de 1759, com apenas 32 anos. Foi sepultada na Basílica de Saint-Denis ao lado da irmã gémea Henriqueta, a 27 de março do ano seguinte. Os seus túmulos foram profanados durante a revolução francesa.

Descendência

Imagem Nome Nascimento Morte Notas
Isabel de Parma 31 de dezembro de 1741 27 de novembro de 1763 Casou-se com José II, com descendência
Fernando I de Parma 20 de janeiro de 1751 9 de outubro de 1802 Casou-se com Maria Amália da Áustria, com descendência
Maria Luísa de Parma 9 de dezembro de 1751 2 de janeiro de 1819 Casou-se com Carlos IV de Espanha, com descendência

Precedida por
Isabel Cristina
Duquesa Consorte de Parma, Placência e Guastalla

18 de outubro de 17486 de dezembro de 1759
Sucedida por
Maria Amália
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Luísa Isabel da França