Henriqueta Ana de França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Henriqueta de Bourbon. Se a fusão não for óbvia, por favor crie um espaço de discussão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Em marcações antigas é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e leve toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde julho de 2016)
Henriqueta Ana
Princesa de França
 
Casa Real Casa de Bourbon
Nome completo
em francês: Anne Henriette de France
Nascimento 14 de agosto de 1727
Palácio de Versalhes, França
Morte 10 de fevereiro de 1752 (24 anos)
Palácio de Versalhes, França
Sepultamento Basílica de Saint-Denis, França
Pai Luís XV de França
Mãe Maria Leszczyńska
Assinatura Assinatura de Henriqueta Ana


Henriqueta Ana de França (em francês: Anne-Henriette; Palácio de Versalhes, 14 de agosto de 1727Palácio de Versalhes, 10 de fevereiro de 1752) foi a segunda filha do rei Luís XV e da rainha Maria Leszczyńska. Foi irmã gêmea de Luisa Isabel de França.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henriqueta e sua irmã gêmea Luisa Isabel nasceram no Palácio de Versalhes em 14 de agosto de 1727. Era a mais nova das gêmeas e foi conhecida na corte como "Madame Séconde". Como a filha do rei, era uma fille de France (Filha da França). Mais tarde foi conhecida também como Madame Henriqueta.

Henriqueta com a irmã gêmea, Luisa Isabel. Retrato atribuído a Pierre Gobert.
Madame Henriqueta

Apesar de ser naturalmente reservada, Henrriqueta Ana era apaixonada pela música. Passou sua infância em Versalhes com suas irmãs Luisa Isabel. e Maria Adelaide e de seu irmão mais novo, Luis, o Delfim .

Sua irmã gêmea partiu para a Espanha em 1739 para casar-se com Felipe, duque de Parma, um filho mais novo de Felipe V de Espanha. Henriqueta triste com a separação de sua irmã gêmea,retirou-se mais uma vez em sua música. Após a partida de Luisa Isabel, os olhos da corte focalizaram-se na mais reservada das gêmeas. Henriqueta caiu no amor com seu primo, Luís Filipe, Duque d'Orleães,e os dois desejaram casar-se, entretanto, seu pai foi ultrajado pela idéia de uma união entre uma Fille de France e um príncipe menor de bourbon com nenhuma esperança de herdar um trono.Eles foram separados e como todas as suas irmãs mais novas, Henriqueta Permaneceu solteira até morrer.

Versailles[editar | editar código-fonte]

Crescendo no palácio de Versalhes, Henriqueta estava em contato constante com as amantes do seu pai, a mais famosa era Madame de Pompadour. As crianças do rei odiavam Mme. de Pompadour porque ela fêz com que seu pai negligenciasse sua mãe, a rainha. Quando Luisa Isabel retornou de Parma por um ano de visita, ela e Madame de Pompadour ficaram amigas próximas. Isto conduziu a um estranhamento provisório entre as irmãs.

Morte[editar | editar código-fonte]

Henriqueta morreu com apenas 24 anos de idade. Foi enterrada em Saint-Denis, onde foi junta a Luisa Isabel após a sua morte em 1759. Seu túmulo, como outros túmulos reais em Saint-Denis, foi profanado durante a Revolução francesa. Em sua morte, todos os seus irmãos foram abalados extremamente, especialmente Luisa Isabel.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Henriqueta Ana de França