Maria Teresa Rafaela de Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Maria Teresa Rafaela
Infanta da Espanha
Retrato por Louis Tocqué, 1748
Marido Luís, Delfim da França
Descendência Maria Teresa de França
Casa Bourbon
Nome completo
Maria Teresa Antônia Rafaela
Nascimento 11 de junho de 1726
  Real Alcázar de Madrid, Madrid, Espanha
Morte 22 de julho de 1746 (20 anos)
  Palácio de Versalhes, Versalhes, França
Enterro Basílica de Saint-Denis, Saint-Denis, França
6 de agosto de 1746
Pai Filipe V da Espanha
Mãe Isabel Farnésio
Religião Catolicismo Romano
Assinatura Assinatura de Maria Teresa Rafaela

Maria Teresa Antônia Rafaela de Espanha (Real Alcázar de Madrid, 11 de junho de 1726Palácio de Versalhes, 22 de julho de 1746) foi uma infanta da Espanha pelo nascimento e delfina de França pelo casamento com Luís, Delfim da França, filho do rei Luís XV de França. Era filha do segundo casamento entre o rei Filipe V da Espanha e Isabel Farnésio.

Primeiros anos[editar | editar código-fonte]

Infanta de Espanha[editar | editar código-fonte]

Nascida no Real Alcázar de Madrid, na Espanha, ela era a segunda filha de Filipe V de Espanha e de sua segunda esposa Isabel Farnésio. Batizada María Teresa Antonia Rafaela, era uma Infanta de Espanha por nascimento e recebeu a designação e denominação de Alteza Real. Era conhecida simplesmente por Maria Teresa. Antes de seu casamento, as relações entre Espanha e França estavam em termos ''pobres'', a corte espanhola tinha sido insultada pela corte francesa, quando o casamento entre o rei Luís XV de França e da infanta Mariana Vitória, irmã mais velha de Maria Teresa, foi anulado, pelo facto de que Mariana Vitória ser muito jovem, o que impossibilitaria a concisão de um herdeiro para o trono francês. Luís XV teve que se casar com a princesa polaca Maria Leszczyńska, oito anos mais velha que o rei.

Casamento[editar | editar código-fonte]

O casamento entre a infanta Maria Teresa e o delfim da França foi anunciado em agosto de 1739 após o casamento da princesa Luísa Isabel de França, irmã do delfim, com o infante, futuro, Filipe, Duque de Parma, irmão de Maria Teresa. Este casamento veio a ocorrer para que a França pudesse tranquilizar a insultada corte espanhola.

A infanta se casou-se com o delfim por procuração em Madrid no dia 18 de dezembro de 1744 e partiu da Espanha em janeiro de 1745. Ela chegou em Versalhes em fevereiro de 1745. O casamento oficial aconteceu na Capela Real do Palácio de Versalhes em 23 de fevereiro de 1745 e foi realizada pelo Cardinal de Rohan. Na França, ela era conhecida como ''Marie-Thérèse de Bourbon''.

Morte[editar | editar código-fonte]

Maria Teresa e sua irmã, Maria Antônia
Detalhe de pintura de 1943 por Louis-Michel van Loo

Em 19 de julho de 1746 em Versalhes, Maria Teresa Rafaela deu à luz uma filha. A sua morte em 22 de julho causou um sofrimento imenso para o delfim, que persistiu em um seu segundo casamento. Luís XV teve que rasgar a certidão de óbito da esposa de seu filho. Para piorar a situação o rei Filipe V morreu em 9 de julho, apenas 13 dias antes de sua filha. A criança do delfim e da delfina foi batizada Maria Teresa e foi denominada como Madame Real, mas a mesma morreu em Versalhes em1748.

Maria Teresa Rafaela foi enterrada na Basílica de Saint-Denis, a necrópole real francesa fora de Paris em 6 de agosto de 1746. Com sua morte, seu meio-irmão,Fernando VI, propôs que o delfim se casasse com sua meia-irmã a infanta Maria Antonieta, mas Luís XV recusou, considerando a relação, incestuosa. No ano seguinte, seu marido se casou novamente com a princes Maria Josefa da Saxônia uma filha de Augusto III da Polônia e Maria Josefa da Áustria, com quem ele teve cerca de sete filhos, incluindo o futuro rei Luís XVI. Quando o delfim morreu em 1765, ele pediu que seu coração fosse colocado ao lado da sepultura de Maria Teresa.

Descendência[editar | editar código-fonte]

  1. Maria Teresa de França (1746-1748) (19 de julho de 1746–27 de abril de 1748): Madame Royale ou Madame Première

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Maria Teresa Rafaela de Espanha
  • Armstrong. Edward: Elisabeth Farnese: The Termagant of Spain, London, 1892
  • Broglie. Emmanuel de: Le fils de Louis XV, Louis, dauphin de France, 1729-1765, E. Plon, 1877
  • Mitford. Nancy: Madame de Pompadour, Sphere, London, 1964
Maria Teresa Rafaela de Espanha
Casa de Bourbon
Ramo da Casa de Capeto
11 de junho de 1726 – 22 de julho de 1746
Precedida por
Maria Adelaide de Saboia
Crown of the Dauphin of France.svg
Arms of the capetian dauphins du Viennois.svgArms of Spain (1700-1761).svg
Delfina de França
23º de fevereiro de 1745 – 22 de julho de 1746
Sucedida por
Maria Josefa da Saxônia