Isabel Alfonsa de Bourbon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Isabel Alfonsa
Infanta da Espanha
Condessa Zamoyska
Marido Conde Jan Kanty Zamoyski
Descendência Karol Alfons
Maria Krystyna
Józef Michal
Maria Teresa
Casa Bourbon-Duas Sicílias
Nome completo
Isabel Alfonsa Maria Teresa Antónia Cristina Mercedes Carolina Adelaide Rafaela
Nascimento 6 de outubro de 1904
  Palácio Real de Madrid, Madrid, Espanha
Morte 18 de julho de 1985 (80 anos)
  Madrid, Espanha
Enterro São Lourenço de El Escorial,
El Escorial, Espanha
Pai Carlos de Bourbon-Duas Sicílias
Mãe Mercedes, Princesa das Astúrias
Religião Catolicismo
Brasão

Isabel Alfonsa Maria Teresa Antónia Cristina Mercedes Carolina Adelaide Rafaela (Madrid, 6 de outubro de 1904 - Madrid, 18 de julho de 1985) foi uma infanta de Espanha por nascimento e condessa Zamoyska por casamento.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos e família[editar | editar código-fonte]

A infanta Isabel Alfonsa nasceu no Palácio Real de Madrid em 6 de outubro de 1904, durante o reinado de seu tio, o rei Afonso XIII. Ele era familiarmente chamada Bela. Isabel Alfonsa foi a terceira criança e primeira filha do infante Carlos de Bourbon-Duas Sicílias e de sua primeira esposa, Mercedes, Princesa das Astúrias. Desde que seu pai havia renunciado aos seus títulos italianos após o casamento com a princesa das Astúrias, seus filhos (Isabel Alfonsa e seus irmãos) nunca foram oficialmente príncipes das Duas Sicílias, um reino que se extinguiu após a Unificação Italiana em 1861.

O parto de Isabel Alfonsa teve sérias complicações, resultando na morte de sua mãe. Um ano depois, seu irmão Fernando morreu prematuramente em San Sebastián. Em 1907 seu pai, o infante Carlos, casou-se com a princesa Luísa de Orléans, filha do conde de Paris. O casal teve um filho e três filhas, entre os quais Maria das Mercedes, avó do atual rei da Espanha.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 9 de março de 1929, no Palácio Real de Madrid, a infanta Isabel Alfonsa casou-se com o nobre polonês Jan Kanty Zamoyski, filho do conde Andrzej Przemysław Zamoyski e de sua esposa, a princesa Maria Carolina de Bourbon-Duas Sicílias. O casamento foi o último evento realizado dentro do círculo da família real antes da proclamação da Segunda República Espanhola dois anos depois. Numerosos parentes do casal compareceram ao casamento; como testemunha as fotografias do evento, estiveram presentes, entre outros, seu pai Carlos de Bourbon, o rei Afonso XIII de Espanha, a rainha Vitória Eugénia, a infanta Luísa de Orléans a infanta Eulália de Bourbon, o infante Afonso de Orléans, o infante Jaime de Bourbon, o infante Gonçalo de Bourbon, a duquesa de Talavera de la Reina, a infanta Maria Cristina de Bourbon e a infanta Beatriz de Bourbon, a infanta Isabel de Bourbon, condessa de Girgenti e o infante João de Bourbon.

Isabel Alfonsa e Jan Kanty tiveram quatro filhos:

Isabel Alfonsa e seu marido residiam inicialmente na Tchecoslováquia, mas em 1945 eles se estabeleceram na cidade sevilhana de Valencina de la Concepción, onde se foi dedicaram a atividades agrícolas. Quando ela ficou viúva em 1961 e dois de seus filhos morreram, ela retirou-se para a residência religiosa de Claune, na cidade de Pozuelo de Alarcón.

Morte[editar | editar código-fonte]

Ela faleceu após uma parada respiratória no Hospital del Aire, em Madrid, em 1985, durante o reinado de seu sobrinho, Juan Carlos I, e foi sepultada na Cripta Real do Mosteiro de El Escorial.

Honras[editar | editar código-fonte]

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Isabel Alfonsa de Bourbon