Francisca Madalena de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde novembro de 2017). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Francisca Madalena
Princesa da França
Francisca Madalena de Orleães, por Charles Beaubrun
Duquesa Consorte de Saboia
Reinado 4 de março de 1663
a 14 de janeiro de 1664
Predecessora Cristina da França
Sucessora Maria Joana Batista de Saboia
 
Marido Carlos Emanuel II, Duque de Saboia
Casa Bourbon (por nascimento)
Saboia (por casamento)
Nascimento 13 de outubro de 1648
  Castelo de Saint-Germain-en-Laye, Saint-Germain-en-Laye, França
Morte 14 de janeiro de 1664 (15 anos)
  Palácio Real de Turim, Turim, Saboia
Enterro Catedral de Turim, Turim, Itália
Pai Gastão, Duque de Orleães
Mãe Margarida de Lorena
Religião Catolicismo

Francisca Madalena de Orleães (em francês: Françoise Madeleine d'Orléans, em italiano: Francesca Maddalena d'Orléans; 13 de outubro de 164814 de janeiro de 1664) nasceu como Grand-fille de France[1] e foi Duquesa de Saboia como primeira mulher de Carlos Emanuel II. Ela era prima-coirmã de Luís XIV bem como do seu marido. Foi a consorte com menor tempo como duquesa de Saboia uma vez que morreu apenas com quinze anos e sem descendência.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francisca Madalena nasceu no Castelo de Saint Germain en Laye Nos arredores de Paris em 1648. Era a filha mais nova que sobreviveu do casamento de Gastão de Orleães e da sua segunda mulher, Margarida de Lorena. Desde o nascimento que foi chamada de Mademoiselle de Valois, derivado de um dos títulos que seu pai também possuía, o de Duque de Valois. Era a irmã preferida da Grande Mademoiselle, a famosa herdeiro dos Orleães. Cresceu na companhia das suas irmãs e de Mademoiselle de La Vallière, futura amante de Luís XIV. Ela residiu no Castelo de Blois. O pai veio a falecer em 1660 e a sua mãe não voltou a casar.

Conforme a etiqueta ditada pela Corte francesa, ela tinha o estatuto de Grande Fille de France (Neta da França) uma vez que descendia em linha masculina, de um filho do rei Henrique IV de França.

Sob a influência da tia materna Cristina da França, a Duquesa viúva de Saboia, ficou noiva do seu primo Carlos Emanuel II, Duque de Saboia. Cristina escolhe-a uma vez que pretendia manter o poder e a influência no governo uma vez que fora regente durante a menoridade do filho desde 1637. O casamento foi aprovado pelo Cardeal Mazarino que anteriormente rejeitara Maria Joana de Saboia-Nemours, outra candidata a noiva de Carlos Emanuel II. Francisca Madalena demonstrou ser suficiente dócil, sendo escolhida em detrimento de Maria Joana.

Francisca Madalena casou com o Duque de Saboia por procuração no Palácio do Louvre a 4 de março de 1663. O casal encontrou-se pela primeira vez em Annecy a 3 de abril de 1663 onde se casaram oficialmente. Viajaram então para Turim, capital dos estados de Saboia e Piemonte, onde chegaram a 15 de junho de 1663.

A duquesa veio a morrer e 14 de janeiro de 1664 no Palácio Real de Turim, deixando o marido sem herdeiro. Foi sepultada na Catedral de Turim, onde hoje se encontra o seu féretro. O seu marido, inconsolado com a sua morte, ordenou um imponente funeral. Depois da morte de Francisca Madalena, Luís XIV tentou que a Grande Mademoiselle ficasse noiva de Carlos Emmanuel II que recusou a aliança. Mais tarde, ele veio a casar, desta vez com Maria Joana de Saboia-Nemours de quem veio a ter o tão desejado herdeiro.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Títulos, tratamentos, honras e armas[editar | editar código-fonte]

Armas de Francisca Madalena como Duquesa de Saboia

Títulos e tratamento[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Neta da França

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Fraser, Antonia (2006). Love and Louis XIV; The Women in the Life of the Sun King. Londres: Anchor Books 
  • Oresko, Robert (2004). «Maria Giovanna Battista of Savoy-Nemours (1644–1724): daughter, consort, and Regent of Savoy». In: Campbell Orr, Clarissa. Queenship in Europe 1660–1815: The Role of the Consort. Cambridge University Press. pp. 16–55. ISBN 0-521-81422-7 
  • Sackville-West, Vita (1959). Daughter of France: The life of Anne Marie Louise d'Orléans, duchesse de Montpensier 1627-1693. Londres: Michael Joseph 
  • Williams, H. Noel (1909). A Rose of Savoy, Marie Adelaide of Savoy, duchesse de Bourgogne, Mother of Louis XV. Nova Iorque: Charles Scribner's Sons 
Precedida por:
Cristina da França
Arms of Françoise Madeleine d'Orléans (1648-1664), Duchess of Savoy.jpg
Duquesa de Saboia

1683 – 1684
Sucedida por:
Maria Joana de Saboia-Nemours
Precedida por:
Cristina da França
Rainha Titular de Chipre

1683 – 1684
Sucedida por:
Maria Joana de Saboia-Nemours
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Francisca Madalena de Orleães