Claudina de Brosse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Claudina
Duquesa Consorte de Saboia
Reinado 16 de abril de 14967 de novembro de 1497
Antecessor(a) Branca de Monferrato
Sucessor(a) Iolanda Luísa de Saboia
 
Cônjuge Filipe II, Duque de Saboia
Casa Brosse (por nascimento)
Saboia (por casamento)
Nascimento 1450
Morte 1513 (63 anos)
Pai João II de Brosse
Mãe Nicole de Châtillon


Claudina de Brosse-Penthièvre (em francês: Claudine; 14501513)[1] foi duquesa consorte de Saboia como a segunda esposa do duque Filipe II, Duque de Saboia, chamado "o Sem Terra".

Família[editar | editar código-fonte]

Ela era filha de João II de Brosse, conde de Penthièvre e de Nicole de Châtillon, viscondessa de Limoges. Seus avós paternos eram Jean de Brosse, feito Marechal de França em 1426, durante o reinado de Carlos VII de França, e Jeanne de Naillac. Seus avós maternos eram Carlos de Châtillon e Isabel de Vivonne.

Entre seus irmãos, estavam: João III de Brosse, sucessor do pai; Paulina, esposa de João II, conde de Nevers; Bernarda, esposa do marquês Guilherme VIII de Monferrato, e Helena, esposa do marquês Bonifácio III de Monferrato, irmão de Guilherme VIII.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 11 de novembro de 1485, Claudina casou-se com o futuro duque Filipe II, filho de Luís, Duque de Saboia e de Ana de Lusignan. Anteriormente, ele havia sido casado com Margarida de Bourbon, com quem teve filhos. Ela morreu em 1483.

Filipe morreu 7 de novembro de 1497 aos 59 anos de idade, e Claudina morreu anos mais tarde, em 1513, com aproximadamente 63 anos de idade.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Eles tiveram seis filhos:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Claudina de Brosse

Referências