Trilogia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: be:Трылогія
ZéroBot (discussão | contribs)
m r2.7.1) (Robô: A adicionar: ms:Trilogi
Linha 50: Linha 50:
[[ky:Трилогия]]
[[ky:Трилогия]]
[[lt:Trilogija]]
[[lt:Trilogija]]
[[ms:Trilogi]]
[[nl:Trilogie]]
[[nl:Trilogie]]
[[nn:Trilogi]]
[[nn:Trilogi]]

Revisão das 09h23min de 20 de agosto de 2012

Trilogia é o conjunto de três trabalhos artísticos, geralmente em literatura ou cinema, que estão conectados, mas que podem ser vistos tanto como trabalho único quanto como três obras individuais. O termo também pode ser empregado em produções científicas.[1]

Muitas trilogias são obras de ficção que envolvem os mesmos personagens e/ou cenários, como ocorre nas trilogias de filmes The Godfather, de Francis Ford Coppola; Back to the Future, de Robert Zemeckis; Jurassic Park, de Steven Spielberg; Matrix, dos irmãos Wachowski; The Lord of the Rings, de J. R. R. Tolkien; Pirates of the Caribbean, de Gore Verbinski e Star Wars, de George Lucas, sendo, neste caso, duas trilogias.

No cinema, a trilogia que mais ganhou prêmios foi a de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson com 17 Oscars.

Há também trilogias de livros como The Lord of the Rings, de J.R.R. Tolkien e The Kane Chronicles, de Rick Riordan. Outras trilogias são conectadas apenas pelo tema, como ocorre na trilogia de livros indianistas de José de Alencar, formada pelos romances Iracema, O guarani e Ubirajara.

Trilogia difere de tríptico, que designa três pinturas relacionadas ou conectadas entre si, e que são criadas de uma só vez para serem admiradas como uma obra única.

Significado histórico

Na antiga Grécia, a trilogia era um poema dramático composto de três tragédias que deviam ser representadas conjuntamente.[2]

Referências

  1. «Significado de trilogia». Consultado em 1 de maio de 2012 
  2. Instituto Antônio Houaiss (2009). Houaiss Eletrônico. [S.l.]: Editora Objetiva S.A. 

Ver também