Catedral: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.75.180.61 para a última versão por Castinçal (usando Huggle)
Linha 6: Linha 6:
'''Catedral''' ou '''Sé''' é o [[templo]] [[cristão]] em que se encontra a sede de um [[bispo]] e uma [[diocese]], com seu [[cabido]]. Deriva do [[latim]] ''cathedra'' ([[Cátedra (móvel)|cátedra]], cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo.
'''Catedral''' ou '''Sé''' é o [[templo]] [[cristão]] em que se encontra a sede de um [[bispo]] e uma [[diocese]], com seu [[cabido]]. Deriva do [[latim]] ''cathedra'' ([[Cátedra (móvel)|cátedra]], cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo.


Originalmente usado no [[Catolicismo]], o termo também é empregado para alguns templos [[Igreja Ortodoxa|ortodoxos]], [[Igreja Luterana|luterano]]s, [[Igreja Anglicana|anglicano]]s e [[protestante]]s em geral. Em alguns casos, são ainda chamadas catedrais templos que perderam seu caráter de sede episcopal, como ocorreu com muitas antigas catedrais no Norte da Europa após a [[Reforma Protestante]].
Originalmente usado no [[Catolicismo]], o termo também é empregado para alguns templos [[Igreja Ortodoxa|ortodoxos]], [[Igreja Luterana|luterano]]s, [[Igreja Anglicana|anglicano]]s e [[evangélicos]] em geral. Em alguns casos, são ainda chamadas catedrais templos que perderam seu caráter de sede episcopal, como ocorreu com muitas antigas catedrais no Norte da Europa após a [[Reforma Protestante]].


== Designação ==
== Designação ==

Revisão das 19h25min de 1 de julho de 2013

 Nota: Para Catedral, veja Catedral (desambiguação).
Catedral de Notre-Dame de Reims (França), sede de uma diocese católica desde a Idade Média
Catedral de Lisboa (Portugal), sede de um patriarcado católico desde o séc IV (inicialmente como diocese).
Catedral da Cantuária (Inglaterra), sede do Arcebispo anglicano da Cantuária
Catedral da Paz da Igreja do Evangelho Quadrangular em Araras-SP, Brasil no Natal de 2012.

Catedral ou é o templo cristão em que se encontra a sede de um bispo e uma diocese, com seu cabido. Deriva do latim cathedra (cátedra, cadeira), de maneira que o nome catedral faz referência ao trono do bispo.

Originalmente usado no Catolicismo, o termo também é empregado para alguns templos ortodoxos, luteranos, anglicanos e evangélicos em geral. Em alguns casos, são ainda chamadas catedrais templos que perderam seu caráter de sede episcopal, como ocorreu com muitas antigas catedrais no Norte da Europa após a Reforma Protestante.

Designação

O termo catedral deriva do grego kathedra, através do latim cathedra, que significa trono (cátedra), em referência ao trono do bispo.[1] Em latim eclesiástico é oficialmente denominada ecclesia cathedralis; porém, de acordo ao título dos prelados à frente da catedral, esta pode ser denominada catedral episcopal, metropolitana, patriarcal ou primada.[1] O adjetivo cathedra foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo, e é hoje o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas.

As catedrais eram consideradas a casa principal de Deus (Domus Dei) ou dos santos às quais eram dedicadas, de onde derivam as palavras italiana Duomo e o germânico Dom.[1] Em alguns lugares da Alemanha, como em Estrasburgo, a catedral pode ser conhecida como Münster (derivado de Monasterium) por ter sido administrada no passado por monges, como um monastério.[1] Em português utiliza-se ainda o termo sé catedral — ou apenas "" — para designar uma catedral, sendo esta designação derivada da palavra "sede", como em Santa Sé (Santa Sede). Em catalão existe um termo equivalente, o de seu episcopal.

Na Igreja Ortodoxa, o termo "catedral" propriamente não existe, utilizando-se simplesmente o termo "A igreja" ou "A grande igreja" para as sedes episcopais.[1]

Co-catedral

Denomina-se co-catedral ou concatedral ao edifício religioso com rango de catedral que compartilha a sede episcopal com outro templo catedralício. Um exemplo é o da Arquidiocese de Olinda e Recife, em que a sede é compartilhada entre a Sé de Olinda e a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Recife.

Protestantismo

O termo também é usado pelos protestantes para nomear alguns de seus templos. Em algumas denominações, como a Igreja do Evangelho Quadrangular, o termo "Catedral" é usado para a igreja sede no município (Catedral da Paz, Catedral do Amor, Catedral da Fé, Catedral da Unção e outros), liderada pelo pastor titular na cidade.

Termos arquitetônicos

Referências

  1. a b c d e Cathedral na Catholic Encyclopedia (1913)

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Catedral
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Catedral