Igreja do Evangelho Quadrangular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular
{{{imagealttext}}}
Jesus Cristo o Salvador, O Batizador com o Espírito Santo, O Médico dos médicos, O Rei que há de vir
Classificação Protestante
Orientação Pentecostal
Líder Glenn C. Burris Jr.[1]
Associações Pentecostal/Charismatic Churches of North America
Área geográfica O mundo inteiro
Fundador Aimee Semple McPherson
Origem 01 de Janeiro de 1923 (91 anos)
Los Angeles, California[2]
Congregações 68.085[3]
Membros 7.527.174[3]

1.318.805[4] Brasil

Ministros 98.804[3]
Site oficial http://www.foursquare.org/

A Igreja do Evangelho Quadrangular é uma denominação cristã evangélica pentecostal. A partir de 2000, teve uma adesão de mais de 7000000 de pessoas, com 68000 igrejas em 136 países.[3] Em 2006, o total de membros nos Estados Unidos era de 353995 pessoas em 1875 igrejas.[5] Embora as suas congregações estejam concentradas ao longo da Costa Oeste, a denominação está bem distribuída pelos Estados Unidos.[6] Os estados com a maior taxa de adesão são: Oregon, Hawaii, Montana, Washington, e Califórnia.[6] A sede, Angelus Temple, está em Los Angeles, Califórnia.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Aimee Semple McPherson (1890-1944), uma evangelista conhecida como "Irmã Aimee", fundou a Igreja do Evangelho Quadrangular em 1922. Los Angeles foi o centro das operações, o Angelus Temple foi inaugurado em Echo Park em 1 de janeiro de 1923, reunindo 5300 pessoas. McPherson foi uma celebridade, participando de eventos públicos, de modo que semanalmente nos domingos parava completamente as ruas de Los Angeles, juntamente com o prefeito e estrelas de cinema, diretamente para o Angelus Temple. Ela construiu o templo, e o L. I. F. E. Bible College na porta ao lado, no canto noroeste das terras que possuía no centro da cidade.

O status de celebridade de McPherson continuou até depois de sua morte, em biografias como a de 1976 Hallmark Hall of Fame, o drama The Disappearance of Aimee e o filme independente de 2006 Aimee Semple McPherson retratando a sua vida, particularmente seu desaparecimento em Maio-Junho de 1926 e a controvérsia jurídica que se seguiu.[7] [8]

Após a Irmã Aimee[editar | editar código-fonte]

Seu filho, Rolf K. McPherson, tornou-se presidente e líder da igreja após a morte de Aimee Semple McPherson em 1944, cargo que ocupou durante 44 anos.[9] Sob sua liderança, a denominação passou de cerca de 400 igrejas a mais de 10000. A Igreja Quadrangular formou a Fraternidade Pentecostal da América do Norte em 1948 em Des Moines, Iowa, em uma aliança com as Assembleia de Deus, a Igreja de Deus (Cleveland), a Open Bible Standard Churches, a Igreja Internacional Pentecostal de Santidade e outros.

Angelus Temple, construído por Aimee Semple McPherson e dedicado em 1° de Janeiro de 1923. O templo está defronte do Echo Park, próximo do centro de Los Angeles, California.

Em 31 de maio de 1988 o Dr. John R. Holland se tornou o terceiro presidente da Igreja, uma posição que ocupou até Julho de 1997.[9] Em 1994, 46 anos após a fundação da Irmandade Pentecostal, foi reorganizada como Igrejas Pentecostais/Carismáticas da América do Norte, depois de combinar com organizações afro-americanas, mais significativamente a Igreja de Deus em Cristo.

O Dr. Harold Helms serviu como presidente interino de julho de 1997 até julho de 1998, e foi seguido pelo Dr. Paul C. Risser, que se tornou presidente em 16 de abril de 1998, na 75.ª convenção anual da igreja.[10]

Em outubro de 2003, sob a direção de Risser, a igreja vendeu a estação de rádio de Los Angeles KFSG-FM para o Sistema de Radiodifusão Espanhol por $250 milhões.[11] A liderança de Risser levou a outra controvérsia de alto nível para a igreja, quando sem a participação da mesa de diretores da denominação e do conselho de finanças, os fundos da igreja foram investidos em empresas cujo alvo era a "comunidade evangélica unida", mas acabaram por ser esquemas de Ponzi.[12] Risser renunciou a sua posição de liderança em março de 2004.

Jack W. Hayford é o presidente da Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular desde 1° de outubro de 2004. Hayford é fundador de A Igreja no Caminho em Van Nuys, Califórnia e ministérios Caminho Vivo. Ele, junto com os pastores Roy Hicks, Jr em Eugene, Jerry Cook em Gresham, Ronald D. Mehl da Igreja Quadrangular de Beaverton, em Beaverton, e John Holland em Vancouver, Colúmbia Britânica, foram creditados pela igreja com o estabelecimento de um plano de crescimento da denominação.[13]

A denominação Quadrangular, sob a liderança de Hayford, está em "conversas missionárias" com o movimento emergente, sendo parte de um esforço para a "Multiplicação da Igreja" .[14] "Multiplicação da Igreja", também apoia o movimento de igrejas domésticas através de recursos que sustentam a expansão da "Rede Quadrangular de Igrejas Simples."[15]

Doutrina da Igreja[editar | editar código-fonte]

A Igreja Quadrangular acredita no seguinte:[16]

  • A Bíblia como palavra inspirada por Deus
  • A Santíssima Trindade
  • A morte expiatória de Cristo pelos pecadores
  • Salvação através da graça de Deus no Senhor Jesus Cristo
  • A necessidade de sincero arrependimento e aceitação de Cristo
  • O novo nascimento (Santificação)
  • O crescimento diário através do poder, oração, amor e serviço
  • Batismo por imersão
  • Comunhão/ Ceia do Senhor
  • O batismo no Espírito Santo
  • Os dons espirituais e fruto do Espírito Santo
  • Cura divina
  • O retorno iminente de Jesus Cristo
  • Julgamento Final
  • Evangelismo enfatizado no discipulado
  • Dízimo e ofertas
  • Moderação - A moderação dos cristãos deve ser óbvia a outros e que o nosso relacionamento com Jesus nunca deve conduzir pessoas a fanatismos extremos; suas vidas devem ter como modelo a vida de Cristo em retidão, em equilíbrio, em humildade, e em sacrifício próprio.
  • Relação com a Igreja - é um dever sagrado para se identificar com uma congregação de crentes para adorar a Deus, observar as ordenanças de Cristo, exortar e apoiar os outros, o trabalho para a salvação dos outros e trabalhar juntos para o avanço no Reino do Senhor.
  • Governo Civil - governo civil está pela nomeação divina e as leis civis devem ser respeitadas em todos os momentos, exceto nas coisas contrárias à vontade de Deus.
  • Céu - céu é a habitação da glória do Deus vivo e eterno lar dos crentes nascidos de novo.
  • Inferno - inferno é um lugar de escuridão, a mais profunda tristeza e fogo inextinguível, que não estava preparado para o homem, mas para o diabo e seus anjos, e ele vai se tornar o lugar de separação eterna de Deus para todos os que rejeitam a Cristo como Salvador.
  • A Quadrangular enfatiza um relacionamento de todo o coração com Deus, um meio de falar com Deus através da oração, meditação e jejum, junto com o serviço social por meio de Cristo.

Vale ressaltar que a Igreja do Evangelho Quadrangular não prega usos e costumes, estando o membro disposto a vestir o que lhe convir perante seu entendimento. Nada é proibido, porque Deus nos deu o livre arbítrio, mas para que as pessoas saiam ou não entrem no pecado tudo é ensinado e você mesmo se proíbe após entender profundamente do assunto. A denominação também prega que devemos cuidar do nosso corpo pois é o templo do Espírito Santo, especial para Deus.

Governo eclesiástico[editar | editar código-fonte]

O governo eclesiástico da Igreja do Evangelho Quadrangular é o governo episcopal. Sendo assim existe toda uma hierarquia na igreja. Os profetas passam por duas categorias ministeriais: Obreiro Credenciado, Aspirante ao Ministério, sendo o terceiro Ministro do Evangelho. Os postos e cargos são concedidos pelos Conselhos (grupos administrativos e executivos) dela no país, estado, município ou região. Os diáconos trabalham na organização dos templos, organizando-os e ajudando em todos os cultos, sendo de grande ajuda também no culto de Ceia do Senhor.

Os grupos administrativos são nomeados desta maneira: Conselho Diretor Local (município), Conselho Estadual de Diretores (estado)[17] e Conselho Nacional de Diretores (país)[18] [19] . Em todos os conselhos existem os órgãos, que são: presidência, vice-presidência, tesouraria e secretaria. Para definir a cada ano o novo Conselho Nacional é realizada uma convenção a cada quatro anos. Para definir Conselhos Diretores Locais é, todo ano, convocada uma assembleia geral no município com todos os membros da Igreja do Evangelho Quadrangular para formar o Conselho Diretor Local no outro ano: se o indicado a um cargo administrativo não tiver o posto de Ministro do Evangelho, a igreja vota no modo que for ordenado pelo pastor titular e em quem o mesmo indicou para fazer parte do seu Conselho. Caso o indicado tenha o posto de Ministro do Evangelho, não é uma indicação e sim uma escolha do pastor titular. No Conselho Nacional de Diretores são todos denominados reverendo, sendo um título empregado apenas em Ministros do Evangelho. Existem também os bispos, também chamados de superintendentes, que regem uma ou mais regiões eclesiásticas.

Conselho Nacional de Diretores[editar | editar código-fonte]

Esta lista de Conselheiros é formada com os membros eleitos de 2008 até a atualidade. Em 27 de março de 2012 houve eleição para os cargos de Presidente, 2º Vice Presidente, 2º Secretário e 1º Tesoureiro e os anteriores pastores foram reeleitos, permanecendo em seus respectivos cargos no CND. Todos os diretores são titulados Reverendo (Rev.).

Presidência

Rev. Mário de Oliveira - Presidente

Vice-Presidência

Rev. Jefferson Alves de Campos - 1º Vice-Presidente
Rev. Onésimo Rodrigues de Barros - 2º Vice-Presidente
Rev. Cecílio Mota de Faria Neto - 3º Vice-Presidente

Secretaria

Rev. Joaquim Ribeiro Cantagalli - 1º Secretário
Rev. Dionízia José Gomes Luvizotto - 2ª Secretária
Rev. Guaracy Batista da Silveira - 3º Secretário

Tesouraria

Rev. Durvalino Brocanelli - 1º Tesoureiro
Rev. Adolfo Bezerra Calif Sarmento - 2º Tesoureiro
Rev. Nelson Agnoletto - 3º Tesoureiro

[18] [19]

América do Norte[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos a igreja está dividida em distritos e, em seguida, em divisões e, finalmente, igrejas individuais. A Autoridade Geral supervisiona o escritório nacional e supervisores de distrito, e os supervisores distritais supervisionam superintendentes divisionários que supervisionam as igrejas individuais dentro da região local. Glenn C. Burris, Jr., atualmente (2004) serve como Supervisor Geral.

Um certo número de instituições de ensino estão filiados à Igreja Quadrangular. Entre estes estão Life Pacific College, anteriormente "L. I. F. E. Bible College", em San Dimas, Califórnia e o Pacific Life Bible College em Surrey, British Columbia.

Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá[editar | editar código-fonte]

D. Anna Britton, uma graduada da L.I.F.E. Bible College, em Los Angeles, mudou-se para Vancouver, BC em 1927, com sede na L.I.F.E. Bible College do Canadá em 1928 e brotou um pequeno grupo de crentes em uma congregação de cerca de 1000 pessoas, conhecida como Igreja do Evangelho Quadrangular Kingsway. Sua visão a levou para estender o Evangelho Quadrangular às três províncias do oeste do Canadá, sobre o qual ela trabalhou como supervisora por muitos anos. Outros supervisores do Canadá Western District foram, BA McKeown, Clarence Hall, Warren Johnson, Guy Duffield, Charles Baldwin, Harold Wood, Hicks Sr. Roy e John Holland[carece de fontes?].

Victor Gardner tornou-se Supervisor do Canadá Western District, em 1974. Eventualmente, a fim de dar cumprimento à legislação canadense, o Canadá Western District necessitou registrar todas as propriedades em nome de uma empresa canadense e que ganhasse controle de todas as finanças também. Victor Gardner liderou o desenvolvimento da Constituição e dos estatutos, o Manual de Administração e supervisionou a transferência de todos os documentos legais para 5 de março de 1981, a Igreja do Evangelho Quadrangular do Canadá (FGCC) passou a existir.[20] Vic e Dorothy Gardner se aposentaram em 1992, passando sobre os deveres pastorais de sua igreja, Igreja Quadrangular Sunshine Hills, ao seu filho Tom Gardner e sua esposa Lottie Gardner.

Tim Peterson foi Presidente da FGCC 1992-2007. Sua esposa, Laurene, também trabalhou no Instituto Nacional de FGCC e juntos supervisionaram a criação de uma estrutura empresarial saudável e desenvolveram equipes nacionais.

Barry Buzza, que inplantou a maior Igreja do Evangelho Quadrangular no Canadá, Igreja Northside, uma igreja de três campus no Tri-Cities (Coquitlam, e duas em Port Coquitlam) na área metropolitana de Vancouver na Colúmbia Britânica, foi eleito presidente em 1 de julho de 2007. Sua posse teve lugar no Centro de Convenções FGCC numa quinta-feira, 25 de outubro de 2007 na Pattison Chandos Auditorium, em Surrey, na Colúmbia Britânica.

Nigéria[editar | editar código-fonte]

A igreja tem uma presença majoritária na Nigéria, iniciando a sua missão em torno de 1950.[21] Ela está presente em Lagos.[21]

História no Brasil[editar | editar código-fonte]

Fundada em São João da Boa Vista - São Paulo, a 15 de novembro de 1951, pelo missionário da Foursquare Church Gospel, Pastor Harold Edwin Williams, auxiliado pelo Pastor Jesus Hermirio Vasquez Ramos. O primeiro natural de Los Angeles e o segundo natural do Peru[22]

A obra começou numa casa na cidade de Poços de Caldas, junto com uma escola de inglês, indo depois para São João da Boa Vista, onde foi construído pelos fundadores um pequeno templo.[22]

Em 1952 vieram para a capital de São Paulo realizar campanhas evangelísticas a convite de um pastor da Igreja Presbiteriana do Cambuci e pouco tempo depois foram para uma tenda de lona no mesmo bairro. De lá foram para o bairro da Água Branca e então para o salão da Rua Brigadeiro Galvão.[22]

A tenda passou então a viajar pelo Estado de São Paulo como a tenda número um, enquanto nos salões da rua Brigadeiro Galvão as senhoras da igreja começaram a ajudar um irmão que havia trabalhado muito tempo com um circo e que as ensinou a costurar tendas.[22]

As tendas compradas ou fabricadas na própria igreja saíram peregrinando por lugares como Casa Verde, Americana, Limeira, Vitória, Curitiba e vários outros. Numa onda contagiante, o movimento crescia e cada tenda dava origem a um novo núcleo que se constituía em uma nova igreja.[22]

Na década de 1960, já sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, estabeleceu-se a meta de levar a mensagem a cada capital de Estado, sendo depois espalhada nos outros municípios. As tendas passavam e deixavam uma nova comunidade formada. Os finais das décadas de setenta e oitenta foram marcados pelo evangelismo dinâmico e pela construção de grandes e belos templos.[22]

Em 1997, a igreja contava com 5.530 templos e obras novas (que estão funcionando em 2026 templos, 1778 salões e 1726 tabernáculos de madeira), além de 4000 congregações e pontos de pregação, que funcionam sob a responsabilidade das igrejas locais.

Ao todo eram 2887 ministros, 1488 aspirantes e 10648 obreiros credenciados (deste total de 15023 membros do ministério, 5951 eram mulheres). Trabalhavam ainda 38000 diáconos e diaconisas, com um total de aproximadamente 1.600.000 membros.[22]

No Brasil a Igreja do Evangelho Quadrangular tem estrutura administrativa episcopal em que as Sedes de Regiões Eclesiásticas intra-estaduais (Catedrais) são administradas por um Superintendente (Bispo) sendo vitalícia a sua nomeação, enquanto que as Sedes Estaduais (Conselhos Estaduais) são dirigidas por Bispos eleitos em Convenções e Assembleias com mandatos temporários, permitidas reeleições seguindo a mesma forma as funções diretivas na Sede Nacional (Conselho Nacional), também permitidas reeleições[carece de fontes?].

A Igreja Quadrangular Internacional está hoje em mais de 100 países (desde 1944 o Sol brilha ininterruptamente sobre a bandeira Quadrangular, pois ela está em todos os continentes). Só a igreja brasileira já tem nove missionários em sete desses países.[22]

Para preparar pessoas para esse ministério, a igreja conta com os Institutos Teológicos Médios, e Básicos (com mais de 4500 alunos e 1200 professores), cursos preparados pela Secretaria Geral de Educação e Cultura, além de vários livros e publicações evangélicas de qualidade preparadas pela Editora e Publicadora Quadrangular George Russell Faulkner, situada em São Paulo.[22]

Emblema[editar | editar código-fonte]

Cruz Quadrangular.jpg
1. A Cruz representa a salvação
Pomba Quadrangular.jpg
2. A Pomba representa o Espírito Santo.
Cálice Quadrangular.jpg
3. O Cálice representa a cura divina.
Coroa Quadrangular.jpg
4. A Coroa representa a segunda vinda de Jesus Cristo.

1. Jesus Cristo, o Salvador[editar | editar código-fonte]

  • Enviado por Deus para salvar o mundo (Romanos 3:23)
  • O Rosto do Homem: Jesus Cristo, o Salvador
  • Evangelho: Lucas
  • Jesus é representado como "Filho do homem"
  • Símbolo da salvação: a cruz (Colossenses 1:20)
  • Cor simbólica da bandeira: Escarlate (vermelha)
  • Versículo-chave: Lucas 19:10 - "Porque Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido"

2. Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo[editar | editar código-fonte]

  • Dando poder e unção do Espírito Santo (Atos 1:5;8)
  • O rosto de Leão: Jesus Cristo, o Batizador no Espírito Santo
  • Evangelho: João
  • Jesus é representado como "Filho de Deus"
  • Símbolo do batismo no Espírito Santo: a pomba (Mateus 3:16)
  • Cor simbólica da bandeira: Ouro (amarelo)
  • Versículo-chave: João 1: 32-33 - "Esse é o que batiza com o Espírito Santo"

3. Jesus Cristo, o Grande Médico[editar | editar código-fonte]

  • Tocando os enfermos com poder curador (Mateus 8:17)
  • O rosto de Boi: Jesus Cristo, o Grande Médico
  • Evangelho: Marcos
  • Jesus é representado como "servo"
  • Símbolo da cura divina: o cálice (I Coríntios 10:16)
  • Cor simbólica da bandeira: Azul-claro
  • Versículo-chave: Marcos 10:45 - "Porque o filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir"

4. Jesus Cristo, o Rei que Voltará[editar | editar código-fonte]

  • Vindo como o Rei dos Reis (I Tessalonicenses 4:16-18)
  • O rosto de Águia: Jesus Cristo, o Rei que Voltará
  • Evangelho: Mateus
  • Jesus é representado como "O Rei"
  • Símbolo da Segunda Vinda: a coroa (Apocalipse 14:14 / 19:12)
  • Cor simbólica da bandeira: Púrpura (roxa)
  • Versículo-chave: Mateus 24:30 - "Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória."

Hino[editar | editar código-fonte]

O hino da Igreja do Evangelho Quadrangular foi criado em inglês pela fundadora Aimee Semple McPherson e traduzido para o português pelo pastor Adiel de Oliveira [23]

Letra[editar | editar código-fonte]

Hino Oficial:
Hino da Igreja do Evangelho Quadrangular

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
Verso 1
Eia, salvos, avançai
Nada de temer
Vamos firmes batalhar
Prontos pra vencer
Vai conosco, ó General
Nosso bom Jesus
Ele nos dará vitória pela cruz
Refrão
Avante, pois, e sem parar
O Evangelho anunciar
O Evangelho Quadrangular
De Deus o nosso eterno Pai
Pois Cristo salva, o pecador
Para que seja um bom cristão
Cura, também, a sua dor
Qualquer doença e aflição
Com Seu poder quer batizar
Do céu virá pra nos levar
E com Ele nós havemos sempre de reinar
Verso 2
Vamos templos levantar
Por todo o Brasil
A pregar sem descansar
Nosso Rei gentil
Vamos missionários ser
Todos, todos nós
Transmitindo com prazer de Deus a voz[24]

Referências

  1. Our Leadership Foursquare.org
  2. Our Story Foursquare.org
  3. a b c d 2012 Annual Report Foursquare.org
  4. [1]
  5. 2008 Yearbook of American & Canadian Churches. Página visitada em 2009-12-16.
  6. a b 2000 Religious Congregations and Membership Study. Página visitada em 2009-12-16.
  7. The Kidnapping of Aimee Semple McPherson, de "Los Angeles: Passado, Presente & Futuro" projeto do website da University of Southern California libraries
  8. Aimee Semple McPherson Wins Best Independent Film. Press release (2006-04-16). Página visitada em 2008-08-05.
  9. a b Our History. Página visitada em 2008-08-05.
  10. September 13-15, 2002 Retreat Details. Página visitada em 2008-08-05.
  11. Popular evangelist elected to head Foursquare Church (2004-06-05). Página visitada em 2008-08-05.
  12. Foursquare sinner forgiven: Former president's investing may have cost church $15 million (2004-06-03). Página visitada em 2008-08-05.
  13. History: 1944-Present. Página visitada em 2007-08-30.
  14. Church Multiplication: Missional Conversation. Página visitada em 2008-08-05.
  15. Church Multiplication: Simple Church. Página visitada em 2008-08-05.
  16. Doutrina: A Declaração de Fé da Quadrangular. Página visitada em 2010-12-11.
  17. http://www.portalbr4.com.br/portalbr4/index.php/2011-09-27-04-13-15/ced
  18. a b http://www.portalbr4.com.br/portalbr4/index.php/2011-09-27-04-13-15/cnd
  19. a b http://www.portalbr4.com.br/portalbr4/index.php/2011-09-27-04-13-15/cnd?start=5
  20. The Canadian Foursquare Church
  21. a b Dictionary of African Christian Biography
  22. a b c d e f g h i I.E.Q no Brasil.
  23. http://www.quadrangularbrasil.com/dpth_pt/index.php?option=com_content&view=article&id=83&Itemid=14
  24. Hino Quadrangular
  • Blunt, D.R. (2008). Religion and Mental Health: Perceptions and Referral Attitudes of the International Church of the Foursquare Gospel Ministers in California Toward Counseling and Psychology.
  • Foursquare Gospel Publications. The Foursquare Church Annual Report 2006.
  • Glenmary Research Center. Religious Congregations & Membership in the United States (2000).
  • Mead, Frank S., Samuel S. Hill, and Craig D. Atwood. Handbook of Denominations in the United States.
  • Melton, J. Gordon (Ed.). Encyclopedia of American Religions.
  • Van Cleave, Nathaniel M. The Vine and the Branches: A History of the International Church of the Foursquare Gospel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]