Mundo islâmico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 177.97.131.106 para a última revisão de 189.48.169.223, de 21h02min de 26 de agosto de 2015 (UTC)
Linha 2: Linha 2:
{{Islã}}
{{Islã}}


Os termos '''mundo islâmico''' ou '''mundo muçulmano''' (em {{lang-ar|عالم إسلامي}}, também conhecido como '''[[Umma]]''') tem vários significados. Em um sentido religioso, a Umma Islâmica se refere àqueles que aderem aos ensinamentos do [[islamismo]], chamados de [[muçulmano]]s. Em um sentido cultural, a Umma Muçulmana refere-se a civilização islâmica, exclusivo dos não-muçulmanos que vivem nessa civilização. Em um sentido [[geopolítico]] moderno, o termo nação islâmica geralmente se refere coletivamente à maioria muçulmana em países, estados, distritos ou cidades.
Os termos '''mundo islâmico''' ou '''mundo muçulmano''' (ou {{lang-ar|عالم إسلامي}}, também conhecido como '''[[Umma]]''') tem vários significados. Em um sentido religioso, a Umma Islâmica se refere àqueles que aderem aos ensinamentos do [[islamismo]], chamados de [[muçulmano]]s. Em um sentido cultural, a Umma Muçulmana refere-se a civilização islâmica, exclusivo dos não-muçulmanos que vivem nessa civilização. Em um sentido [[geopolítico]] moderno, o termo nação islâmica geralmente se refere coletivamente à maioria muçulmana em países, estados, distritos ou cidades.


Apesar de estilos de vida islâmicos enfatizarem a unidade e defesa dos irmãos, existem vertentes diferentes dentro do islã. No passado, tanto o chamado [[pan-islamismo]] quanto as correntes nacionalistas têm influenciado o mundo muçulmano.
Apesar de estilos de vida islâmicos enfatizarem a unidade e defesa dos irmãos, existem vertentes diferentes dentro do islã. No passado, tanto o chamado [[pan-islamismo]] quanto as correntes nacionalistas têm influenciado o mundo muçulmano.

Revisão das 16h51min de 16 de setembro de 2015

Mundo islâmico por porcentagem da população (Pew Research Center, 2014).

Os termos mundo islâmico ou mundo muçulmano (ou em árabe: عالم إسلامي, também conhecido como Umma) tem vários significados. Em um sentido religioso, a Umma Islâmica se refere àqueles que aderem aos ensinamentos do islamismo, chamados de muçulmanos. Em um sentido cultural, a Umma Muçulmana refere-se a civilização islâmica, exclusivo dos não-muçulmanos que vivem nessa civilização. Em um sentido geopolítico moderno, o termo nação islâmica geralmente se refere coletivamente à maioria muçulmana em países, estados, distritos ou cidades.

Apesar de estilos de vida islâmicos enfatizarem a unidade e defesa dos irmãos, existem vertentes diferentes dentro do islã. No passado, tanto o chamado pan-islamismo quanto as correntes nacionalistas têm influenciado o mundo muçulmano.

Em 2010, mais de 1,6 bilhões de pessoas, ou cerca de 23,4% da população mundial, era muçulmana.[1] Pela porcentagem do total da população de uma região que considera-se muçulmana, 24,8% estão na Ásia-Oceania,[2] 91,2% no Oriente Médio e Norte da África,[3] 29,6% na África Subsaariana,[4] 6% na Europa[5] e 0,6% na América.[6][7][8][9]

Ver também

Referências

  1. «Executive Summary». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. 27 January 2011. Consultado em 3 de janeiro de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  2. «Region: Asia-Pacific». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  3. «Region: Middle East-North Africa». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  4. «Region: Sub-Saharan Africa». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  5. «Region: Europe». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  6. «Region: Americas». The Future of the Global Muslim Population. Pew Research Center. Consultado em 3 de janeiro de 2012 
  7. Tom Kington (31 de março de 2008). «Number of Muslims ahead of Catholics, says Vatican». The Guardian. Consultado em 17 November 2008  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. «Muslim Population». IslamicPopulation.com. Consultado em 17 de novembro de 2008 
  9. «Field Listing - Religions». Consultado em 17 de novembro de 2008 
Ícone de esboço Este artigo sobre o islão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.