Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 22: Linha 22:
*{{PHI}}
*{{PHI}}
*{{GUA}}
*{{GUA}}
*{{FIN}}<ref>http://www.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/53613-povo-sami-da-regiao-da-escandinavia-estara-presente-nos-jogos-mundiais-indigenas</ref>
*{{FRA}} ([[Guiana Francesa]])
*{{FRA}} ([[Guiana Francesa]])
*{{MEX}}
*{{MEX}}

Revisão das 23h04min de 9 de janeiro de 2016

 Nota: Não confundir com Jogos dos Povos Indígenas.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI) são um evento internacional, reunindo atletas de diversos países, todos representantes de povos indígenas, disputando competições esportivas de diferentes modalidades. A primeira edição do evento foi realizada de 23 de outubro a 1 de novembro de 2015, em Palmas[1][2][3].

Antecedentes

O embrião dos JMI surgiu em 1980, com a proposta de realização das Olimpíadas Indígenas. Em 1996, o então Ministro dos Esportes, Pelé, aprovou a iniciativa e promoveu os Jogos dos Povos Indígenas, cuja primeira edição foi disputada em Goiânia.

A presidente Dilma Rousseff participa do lançamento nacional da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Valter Campanato/Agência Brasil)

Nos XIII Jogos dos Povos Indígenas, em 2013, em Cuiabá, autoridades indígenas de 17 países e índios de 48 aldeias indígenas brasileiras debateram a criação dos Jogos Mundiais Indígenas. O evento foi lançado oficialmente em 25 de junho de 2015, numa solenidade em Brasília[4][5].

Primeira edição

A expectativa dos organizadores é de reunir 2.200 coompetidores, representando 24 tribos indígenas brasileiras e indígenas de mais 22 países[6]. Tribos se preparam para os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas]. EBC, 23 de junho de 2015</ref>. O mascote dessa edição é o pequeno guerreiro indígena Kaly, cujo nome é uma redução da palavra aruaque Kalykute, que significa "humano de pequena estatura"[7].

Delegações

Modalidades

Referências

Ligações externas