Recursos minerais: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foram revertidas as edições de 179.182.180.18 (usando Huggle) (3.1.22)
m Protegeu "Recursos minerais": Vandalismo excessivo ([Editar=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 16h58min de 3 de agosto de 2017 (UTC)) [Mover=Permitir apenas utilizadores autoconfirmados] (expira a 16h58min de 3 de...
(Sem diferenças)

Revisão das 16h58min de 3 de julho de 2017

Os recursos minerais são concentrações de minério cujas características fazem com que sua extração possa ser técnica e economicamente viável. Dividem-se em metálicos (ferro, cobre, estanho e outros) e não metálicos, como quartzo, calcário, mármore e outros.

Recursos minerais

Os recursos metálicos são, entre outros, o ferro, alumínio, manganês, magnésio, cobre, cromo, mercúrio, chumbo, estanho, ouro, prata e urânio.

Outros recursos minerais são o cloreto de sódio, enxofre, fosfatos, nitratos, areia, argila, cascalho, amianto, água, petróleo e carvão mineral.

As indústrias de transformação mineral ocupam um importante papel na economia brasileira. O ferro, por exemplo, é o principal minério em se tratando de exportação, e no ranking geral de exportações só perde para a soja, sendo o segundo mais exportado.

Apesar de seu importante auxílio na economia brasileira, a mineração causa um grande risco ambiental e social, pois resulta num processo de desmatamento, destruição e contaminação de ecossistemas, além de agredir a sociedade com invasões em áreas indígenas, terras particulares e exploração ao trabalhador.

Ícone de esboço Este artigo sobre um mineral ou mineraloide é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.