Música católica popular: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Aspargos (discussão | contribs)
m Desfeita a edição 49453429 de Marcelotuliofarias
Linha 2: Linha 2:
A '''música católica popular''' é um [[estilo musical]] de cunho [[Música religiosa|religioso]] que vem ganhando força desde o [[Concílio Vaticano II]].
A '''música católica popular''' é um [[estilo musical]] de cunho [[Música religiosa|religioso]] que vem ganhando força desde o [[Concílio Vaticano II]].


Tem características tais como: a utilização de [[instrumentos musicais]] populares (violão, teclado, bateria, etc.) em vez dos tradicionais (órgão, cravo, etc.); o uso da língua vernácula; grande emotividade.
Tem como principais características a utilização de [[instrumentos musicais]] populares (violão, teclado, bateria, etc.), em vez dos tradicionais (órgão, cravo, etc.), uso da língua vernácula e grande emotividade.


== No Brasil ==
== No Brasil ==
=== Primórdios: Padre Zezinho ===
=== Década de 1960: [[Padre Zezinho]] ===
No Brasil, a pioneira nesse ramo foi a gravadora [[Paulinas-COMEP]], que começou na década de 1960 e que até hoje é a maior no segmento. Todavia, o grande êxito da COMEP deve-se, em parte, ao sucesso da música do cantor [[Padre Zezinho]], que foi extremamente revolucionário, e, até hoje, arrasta multidões onde quer que se apresente. Padre Zezinho foi essencial na música católica entre [[1967]] e [[1981]], uma vez que, nessa época, ele era o único cantor católico com tal visibilidade. São famosas suas canções ''"[[Amar como Jesus Amou]]"'', ''"[[Um Certo Galileu]]"'', ''"[[O Profeta (canção)|O Profeta]]"'' e ''"[[Maria de Nazaré (canção)|Maria de Nazaré]]"''.
No [[Brasil]], a pioneira nesse ramo é a gravadora [[Paulinas-COMEP]], que inicia suas atividades na década de 1960 e até hoje é a maior no segmento. O grande êxito da COMEP deve-se, em parte, ao sucesso da música de [[Padre Zezinho]], que foi extremamente revolucionário, e até hoje, arrasta multidões onde quer que se apresente. Padre Zezinho foi essencial na música católica, uma vez que, nessa época, era o único cantor católico com tal visibilidade. Suas canções estão entre as mais conhecidas do público, cantadas não pelos mais velhos como também pelos jovens.


=== De 1981 a 1995 ===
=== De 1981 a 1995 ===
No final da [[década de 1970]] e começo de [[Década de 1980|1980]], com a ascensão do movimento da [[Renovação Carismática Católica]], a música católica popular começou a ganhar variedade. Começa a despontar o padre [[Jonas Abib]], da [[Comunidades novas|Comunidade católica]] [[Renovação Carismática Católica|carismática]] [[Canção Nova]], que começou timidamente com suas próprias canções em [[1977]], depois gravando, aos poucos, as músicas católicas populares que iam sendo compostas, mas também inserindo músicas do [[Pentecostalismo]] e [[Neopentecostalismo]] dentro da [[Igreja Católica]], até pela escassez de músicas católicas que se adequassem à nova realidade.
No final da [[década de 1970]] e começo da [[década de 1980]], com a ascensão da [[Renovação Carismática Católica]], a música católica começa a ganhar variedade. O padre [[Jonas Abib]], da [[Canção Nova|Comunidade Canção Nova]], desponta no cenário musical, e começa timidamente com suas próprias canções em [[1977]], depois gravando as músicas que eram compostas, e também inserindo músicas do [[Pentecostalismo]] e [[Neopentecostalismo]], até pela escassez de músicas que se adequassem à nova realidade.


Para incentivar o surgimento de compositores católicos, começaram a aparecer Festivais da Música Católica, dos quais saíram grandes compositores da atualidade como Eugênio Jorge. Padre Jonas, então, começou a dar prioridade a estes, fazendo sucesso com canções como: "Vem Maria Vem", "Mexe e Remexe", "Estás Entre Nós", "Escolhida", "Brisa Leve", "Te Dar a Paz", "Vem, Espírito de Deus" e "Quem é Esta Que Avança Como a Aurora".
Para incentivar o surgimento de compositores católicos, começam a acontecer Festivais da Música Católica, dos quais saem grandes compositores da atualidade como Eugênio Jorge. Padre Jonas, então, começa a dar prioridade a estes, fazendo sucesso com canções como: "Vem Maria Vem", "Mexe e Remexe", "Estás Entre Nós", "Escolhida", "Brisa Leve", "Te Dar a Paz", "Vem, Espírito de Deus" e "Quem é Esta que Avança como a Aurora".


Contemporaneamente a Padre Jonas, a Associação do Senhor Jesus, de uma iniciativa do intérprete Kater, começou a produzir a coleção ''Louvemos o Senhor'', em [[1977]]. Essa coleção segue os moldes do iniciante Padre Jonas, trazendo à tona músicas regionais e levando-as para a realidade católica nacional, junto de algumas canções [[pentecostais]] e [[neopentecostais]]. São famosas as canções "Senhor, Tu és o Meu Deus Forte", "Pelos Prados e Campinas", "A Alegria", "Glória a Deus", "Porque Ele Vive", "Quero Louvar-Te". A coleção até hoje vem ajudando as pessoas a se encontrarem com Deus. Sendo editada anualmente pela ASJ.
Depois de Padre Jonas, a Associação do Senhor Jesus, por uma iniciativa do intérprete Kater, começa a produzir a coletânea ''Louvemos o Senhor'', em [[1977]]. Essa coleção segue os moldes do iniciante Padre Jonas, trazendo músicas regionais e levando-as para a realidade católica nacional, junto de algumas canções [[pentecostais]] e [[neopentecostais]]. São famosas as canções "Senhor, Tu és o Meu Deus Forte", "Pelos Prados e Campinas", "A Alegria", "Glória a Deus", "Porque Ele Vive", "Quero Louvar-Te". A coleção até hoje ajuda às pessoas a se encontrarem com Deus, sendo editada anualmente pela ASJ.


Juntando -se ao Padre Jonas e Kater, a Paulinas COMEP lança, em [[1985]], a Banda Agnus Dei. Esta segue o mesmo roteiro do Louvemos ao Senhor, mas, posteriormente, começou a lançar canções de sua própria autoria. São famosas as músicas: "Estás Assentado", "Meu Deus Está Vivo", "Canto de Comunhão", "Só Em Ti Viver", "Podes Reinar", "Israel, Eis o Que Diz o Senhor", "Glória ao Nosso Deus", "Vem Espírito Santo" e "Jesus Cristo Está Passando Por Aqui".
Juntando-se a Padre Jonas e Kater, a [[Paulinas COMEP|Paulinas-COMEP]] lança, em [[1985]], a Banda Agnus Dei. Esta segue o mesmo roteiro do Louvemos ao Senhor, e posteriormente, começa a lançar canções de autoria própria. São famosas as músicas: "Estás Assentado", "Meu Deus Está Vivo", "Canto de Comunhão", "Só Em Ti Viver", "Podes Reinar", "Israel, Eis o que diz o Senhor", "Glória ao Nosso Deus", "Vem Espírito Santo" e "Jesus Cristo Está Passando Por Aqui".


Em 1990 concretizou-se o Community Studio, idealizado por Eraldo Mattos, e como uma forma de marketing foi produzido o álbum intitulado de Alerta, da banda Cristoatividade. A ideia foi um sucesso e no mesmo ano a banda se concretizou com Eraldo Mattos (baixo e voz), boy (guitarra e teclados), Nelsinho Correa (voz), Eugênio Jorge (voz), Aldison Sabará (voz), Gildete Leal (voz), Alexandre Guidini (bateria) e boina (guitarra).
Em 1990 surge o Community Studio, idealizado por Eraldo Mattos, e como uma forma de marketing é produzido o álbum intitulado Alerta, da banda Cristoatividade. A ideia é um sucesso e no mesmo ano a banda é formada, com Eraldo Mattos (baixo e voz), boy (guitarra e teclados), Nelsinho Corrêa (voz), Eugênio Jorge (voz), Aldison Sabará (voz), Gildete Leal (voz), Alexandre Guidini (bateria) e boina (guitarra).


Com isso, ainda em 1990 nasceu a gravadora Codimuc (Cooperativa de Distribuição da Música Católica), com o objetivo de divulgar e incentivar a música católica. Trazendo assim um conceito diferenciado e abrindo as portas da igreja para uma nova ideia e revolução da forma de se compor música católica.
Com isso, ainda em 1990 surge a gravadora [[Cooperativa de Distribuição da Música Católica|Codimuc]] (Cooperativa de Distribuição da Música Católica), com o objetivo de divulgar e incentivar mais a música católica. Trazendo assim um conceito diferenciado e abrindo as portas da igreja para uma nova ideia e revolução da forma de se fazer música católica.


Em [[1991]], aparece a [[freira]] [[carmelita]] Kelly Patrícia. Surgida independentemente, gravava canções para conventos religiosos. Com a popularização de suas músicas, ganhou apoio da então pouco conhecida [[Comunidade Católica Shalom]], que a mostrou para todo o país. Suas canções mais bem-sucedidas são: "Regaço Acolhedor" e "Passarinho".
Em [[1991]], a [[freira]] [[carmelita]] [[Kelly Patrícia]] ganha destaque. Surgida independentemente, gravava canções para conventos religiosos. Com a popularização de suas músicas, ganha apoio da então pouco conhecida [[Comunidade Católica Shalom]], que a torna conhecida em todo o país. Entre suas canções mais populares estão: "Regaço Acolhedor" e "Passarinho".


=== De 1995 a 2000 ===
=== De 1995 a 2000 ===
Em 1995, a música católica popular brasileira foi revolucionada com a aparição de uma banda, surgida dentro dos meios carismáticos, e que usou do gênero [[pop]] para cativar os jovens. Lançada pela Paulinas COMEP, a [[Vida Reluz]], liderada pelo cantor [[Walmir Alencar]], mudou o curso da música católica popular brasileira, com canções como: ''"[[De Coração]]"'', ''"[[Perfeito É Quem Te Criou]]"'', ''"[[Como És Lindo]]"'', ''"[[Deus Quero Louvar-Te]]"'', ''"[[Confia em Mim]]"'', ''"[[Deus Imenso]]"'', entre outras.
Em 1995, a música católica é revolucionada com a formação de uma banda, vinda da Renovação Carismática Católica, que usa do [[pop]] para cativar os jovens. Lançada pela [[Paulinas COMEP|Paulinas-COMEP]], a banda [[Vida Reluz]], liderada pelo cantor [[Walmir Alencar]], mudou o curso da música católica com canções como: ''"[[De Coração]]"'', ''"Perfeito É Quem Te Criou"'', ''"Como És Lindo"'', ''"Deus Quero Louvar-Te"'', ''"[[Confia em Mim]]"'', ''"[[Deus Imenso]]"'', entre outras.


Surgiram, para concorrer com a Vida Reluz, a Banda Canção Nova (que logo depois acabou, tendo seus membros - [[Adriana Paula de Almeida|Adriana]], [[Dunga (cantor)|Dunga]] e [[Flavinho]] - seguindo carreira solo) e Nelsinho Corrêa, lançados pela Comunidade Canção Nova.
Surge, para concorrer com a Vida Reluz, a Banda Canção Nova (que logo se encerrou, tendo seus membros - [[Adriana Arydes|Adriana]], [[Dunga (cantor)|Dunga]] e Flavinho - seguindo carreira solo) e Nelsinho Corrêa, lançados pela [[Canção Nova|Comunidade Canção Nova]].


Em 1997, gravadoras seculares, observando o sucesso das músicas católicas populares, decidiram investir em padres simpáticos. A [[Universal Music Group]] lançou [[Padre Antônio Maria]] e a [[Sony BMG]] lançou [[Padre Marcelo Rossi]]. A Sony levou a melhor: o carisma de Padre Marcelo arrastou multidões, tornando-se, posteriormente, um dos maiores vendedores de discos do país, ultrapassando até cantores seculares famosos, como [[Ivete Sangalo]].
Em 1997, gravadoras seculares, vendo o sucesso da música católica, decidem investir em padres simpáticos. A [[Universal Music Group]] lança [[Padre Antônio Maria]] e a [[Sony BMG]] lança [[Padre Marcelo Rossi]]. A Sony levou a melhor: o carisma de Padre Marcelo arrasta multidões, tornando-se um dos maiores vendedores de discos do país, ultrapassando até cantores seculares famosos.


=== Tempos atuais (2001 - Atualmente)===
=== Tempos atuais (2001 - presente)===
Recentemente, no século XXI a música católica esta com ''boom'', crescimento substancialmente. Em 2008 o DVD do Padre Marcelo Rossi, foi o mais vendido de todos os genêros no Brasil,com mais de 50 mil copias vendidas, e mais de 3 milhões de pessoas compareceram ao histórico evento "Paz sim violência não" gravado no autódromo de interlagos/SP desde a década de 1980, grande indústria. No meio católico, ganharam fama bandas de [[white metal]], como Aeternum Dei e [[Rosa de Saron]], e cresceu o número de artistas de [[pop rock]] (Anjos de Resgate, Banda Dom, [http://www.bandatrinos.com.br Banda Trinos], [http://www.terceiroanjo.com.br Banda Terceiro Anjo]][http://www.domproducoes.com.br/dom-blog/index.php]][, Banda Bom Pastor, Dunga) e os de Louvor e Adoração, como Toca de Assis, Missionário Shalom, Adriana, Walmir Alencar, Ziza Fernandes, [[Celina Borges]], Eros Biondini, Cleidimar Moreira e os maiores fenômenos desta era: os padres [[Fábio de Melo]] e [[Reginaldo Manzotti]].
Nos tempos atuais, a música católica popular tem crescido substancialmente. Em 2008, o DVD de Padre Marcelo Rossi, é o mais vendido de todos os gêneros no Brasil, com mais de 50 mil cópias vendidas, e mais de 3 milhões de pessoas comparecem ao histórico evento "Paz sim violência não", gravado no autódromo de Interlagos/SP. Na música, ganham destaque bandas de [[white metal]], como Aeternum Dei e [[Rosa de Saron]], e cresce o número de bandas e artistas de [[pop rock]] ([[Anjos de Resgate]], Banda Dom, Banda Trinos, Banda Terceiro Anjo, Banda Bom Pastor, [[Dunga (cantor)|Dunga]], Eliana Ribeiro, entre outros) e de Louvor e Adoração, como Toca de Assis, Missionário Shalom, [[Adriana Arydes|Adriana]], [[Walmir Alencar]], Ziza Fernandes, [[Celina Borges]], [[Eros Biondini]], Cleidimar Moreira e os padres [[Fábio de Melo]] e [[Reginaldo Manzotti]].


Entre as músicas católicas populares estão ''Sacramento da Comunhão'' (Diácono Nelsinho Corrêa e Dalvimar Gallo, 2004), ''Neste Nome Há Poder'' (Pe. Cleidimar Moreira, 2003), ''Invocamos'' (Eros Biondini, 2004), ''O Que Agrada a Deus'' (Ziza Fernandes, 2002), ''Anjos de Resgate'' (Anjos de Resgate, 2001), ''A chave do coração'' (Adriana, 2001),"Tudo Posso"(Celina Borges,2004) e outras.
Entre as músicas mais populares estão ''Sacramento da Comunhão'' (Diácono Nelsinho Corrêa e Dalvimar Gallo, 2004), ''Neste Nome Há Poder'' (Pe. Cleidimar Moreira, 2003), ''Invocamos'' (Eros Biondini, 2004), ''O Que Agrada a Deus'' (Ziza Fernandes, 2002), ''Anjos de Resgate'' (Anjos de Resgate, 2001), ''A chave do coração'' (Adriana, 2001), ''Tudo Posso'' (Celina Borges, 2004), entre muitas outras.


== Prêmio Nacional da Música Católica ==
== Prêmio Nacional da Música Católica ==
No ano de 2009, a Associação do Senhor Jesus criou o [[Troféu Louvemos o Senhor]], nome popular do Prêmio Nacional da Música Católica.{{carece de fontes|data=abril de 2017}}
Em [[2009]], a Associação do Senhor Jesus cria o [[Troféu Louvemos o Senhor]], o Prêmio Nacional da Música Católica.{{carece de fontes|data=abril de 2017}}


Idealizado por Ricardo Mari, o prêmio busca valorizar a música católica e é constituído por categorias de voto popular e de voto exclusivo de jurados. O prêmio recebe indicações de gravadoras católicas e seculares, além de inscrições independentes. Entre seus maiores vencedores estão: Padre [[Fábio de Melo]], [[Rosa de Saron]], [[Adriana Arydes]], [[Cantores de Deus]] e Missionário Shalom. Além das premiações anuais, houve, algumas vezes, condecorações pelo conjunto da obra ou pela relevância na história da música; nessas homenagens, já foram premiados: [[Padre Zezinho]], o grupo Agnus Dei e o compositor Waldeci Farias.{{carece de fontes|data=abril de 2017}}
Idealizado por Ricardo Mari, o prêmio busca valorizar a música católica e é constituído por categorias de voto popular e voto exclusivo de jurados. O prêmio recebe indicações de gravadoras católicas e seculares, além de artistas independentes. Entre seus maiores vencedores estão: [[Fábio de Melo|Padre Fábio de Melo]], [[Rosa de Saron]], [[Adriana Arydes]], [[Cantores de Deus]] e Missionário Shalom. Além das premiações anuais, , algumas vezes, condecorações pelo conjunto da obra ou pela relevância na história da música; nessas homenagens, já foram premiados: [[Padre Zezinho]], a banda Agnus Dei e o compositor Waldeci Farias.{{carece de fontes|data=abril de 2017}}


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 02h28min de 31 de julho de 2017

A música católica popular é um estilo musical de cunho religioso que vem ganhando força desde o Concílio Vaticano II.

Tem como principais características a utilização de instrumentos musicais populares (violão, teclado, bateria, etc.), em vez dos tradicionais (órgão, cravo, etc.), uso da língua vernácula e grande emotividade.

No Brasil

Década de 1960: Padre Zezinho

No Brasil, a pioneira nesse ramo é a gravadora Paulinas-COMEP, que inicia suas atividades na década de 1960 e até hoje é a maior no segmento. O grande êxito da COMEP deve-se, em parte, ao sucesso da música de Padre Zezinho, que foi extremamente revolucionário, e até hoje, arrasta multidões onde quer que se apresente. Padre Zezinho foi essencial na música católica, uma vez que, nessa época, era o único cantor católico com tal visibilidade. Suas canções estão entre as mais conhecidas do público, cantadas não só pelos mais velhos como também pelos jovens.

De 1981 a 1995

No final da década de 1970 e começo da década de 1980, com a ascensão da Renovação Carismática Católica, a música católica começa a ganhar variedade. O padre Jonas Abib, da Comunidade Canção Nova, desponta no cenário musical, e começa timidamente com suas próprias canções em 1977, depois gravando as músicas que eram compostas, e também inserindo músicas do Pentecostalismo e Neopentecostalismo, até pela escassez de músicas que se adequassem à nova realidade.

Para incentivar o surgimento de compositores católicos, começam a acontecer Festivais da Música Católica, dos quais saem grandes compositores da atualidade como Eugênio Jorge. Padre Jonas, então, começa a dar prioridade a estes, fazendo sucesso com canções como: "Vem Maria Vem", "Mexe e Remexe", "Estás Entre Nós", "Escolhida", "Brisa Leve", "Te Dar a Paz", "Vem, Espírito de Deus" e "Quem é Esta que Avança como a Aurora".

Depois de Padre Jonas, a Associação do Senhor Jesus, por uma iniciativa do intérprete Kater, começa a produzir a coletânea Louvemos o Senhor, em 1977. Essa coleção segue os moldes do iniciante Padre Jonas, trazendo músicas regionais e levando-as para a realidade católica nacional, junto de algumas canções pentecostais e neopentecostais. São famosas as canções "Senhor, Tu és o Meu Deus Forte", "Pelos Prados e Campinas", "A Alegria", "Glória a Deus", "Porque Ele Vive", "Quero Louvar-Te". A coleção até hoje ajuda às pessoas a se encontrarem com Deus, sendo editada anualmente pela ASJ.

Juntando-se a Padre Jonas e Kater, a Paulinas-COMEP lança, em 1985, a Banda Agnus Dei. Esta segue o mesmo roteiro do Louvemos ao Senhor, e posteriormente, começa a lançar canções de autoria própria. São famosas as músicas: "Estás Assentado", "Meu Deus Está Vivo", "Canto de Comunhão", "Só Em Ti Viver", "Podes Reinar", "Israel, Eis o que diz o Senhor", "Glória ao Nosso Deus", "Vem Espírito Santo" e "Jesus Cristo Está Passando Por Aqui".

Em 1990 surge o Community Studio, idealizado por Eraldo Mattos, e como uma forma de marketing é produzido o álbum intitulado Alerta, da banda Cristoatividade. A ideia é um sucesso e no mesmo ano a banda é formada, com Eraldo Mattos (baixo e voz), boy (guitarra e teclados), Nelsinho Corrêa (voz), Eugênio Jorge (voz), Aldison Sabará (voz), Gildete Leal (voz), Alexandre Guidini (bateria) e boina (guitarra).

Com isso, ainda em 1990 surge a gravadora Codimuc (Cooperativa de Distribuição da Música Católica), com o objetivo de divulgar e incentivar mais a música católica. Trazendo assim um conceito diferenciado e abrindo as portas da igreja para uma nova ideia e revolução da forma de se fazer música católica.

Em 1991, a freira carmelita Kelly Patrícia ganha destaque. Surgida independentemente, gravava canções para conventos religiosos. Com a popularização de suas músicas, ganha apoio da então pouco conhecida Comunidade Católica Shalom, que a torna conhecida em todo o país. Entre suas canções mais populares estão: "Regaço Acolhedor" e "Passarinho".

De 1995 a 2000

Em 1995, a música católica é revolucionada com a formação de uma banda, vinda da Renovação Carismática Católica, que usa do pop para cativar os jovens. Lançada pela Paulinas-COMEP, a banda Vida Reluz, liderada pelo cantor Walmir Alencar, mudou o curso da música católica com canções como: "De Coração", "Perfeito É Quem Te Criou", "Como És Lindo", "Deus Quero Louvar-Te", "Confia em Mim", "Deus Imenso", entre outras.

Surge, para concorrer com a Vida Reluz, a Banda Canção Nova (que logo se encerrou, tendo seus membros - Adriana, Dunga e Flavinho - seguindo carreira solo) e Nelsinho Corrêa, lançados pela Comunidade Canção Nova.

Em 1997, gravadoras seculares, vendo o sucesso da música católica, decidem investir em padres simpáticos. A Universal Music Group lança Padre Antônio Maria e a Sony BMG lança Padre Marcelo Rossi. A Sony levou a melhor: o carisma de Padre Marcelo arrasta multidões, tornando-se um dos maiores vendedores de discos do país, ultrapassando até cantores seculares famosos.

Tempos atuais (2001 - presente)

Nos tempos atuais, a música católica popular tem crescido substancialmente. Em 2008, o DVD de Padre Marcelo Rossi, é o mais vendido de todos os gêneros no Brasil, com mais de 50 mil cópias vendidas, e mais de 3 milhões de pessoas comparecem ao histórico evento "Paz sim violência não", gravado no autódromo de Interlagos/SP. Na música, ganham destaque bandas de white metal, como Aeternum Dei e Rosa de Saron, e cresce o número de bandas e artistas de pop rock (Anjos de Resgate, Banda Dom, Banda Trinos, Banda Terceiro Anjo, Banda Bom Pastor, Dunga, Eliana Ribeiro, entre outros) e de Louvor e Adoração, como Toca de Assis, Missionário Shalom, Adriana, Walmir Alencar, Ziza Fernandes, Celina Borges, Eros Biondini, Cleidimar Moreira e os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti.

Entre as músicas mais populares estão Sacramento da Comunhão (Diácono Nelsinho Corrêa e Dalvimar Gallo, 2004), Neste Nome Há Poder (Pe. Cleidimar Moreira, 2003), Invocamos (Eros Biondini, 2004), O Que Agrada a Deus (Ziza Fernandes, 2002), Anjos de Resgate (Anjos de Resgate, 2001), A chave do coração (Adriana, 2001), Tudo Posso (Celina Borges, 2004), entre muitas outras.

Prêmio Nacional da Música Católica

Em 2009, a Associação do Senhor Jesus cria o Troféu Louvemos o Senhor, o Prêmio Nacional da Música Católica.[carece de fontes?]

Idealizado por Ricardo Mari, o prêmio busca valorizar a música católica e é constituído por categorias de voto popular e voto exclusivo de jurados. O prêmio recebe indicações de gravadoras católicas e seculares, além de artistas independentes. Entre seus maiores vencedores estão: Padre Fábio de Melo, Rosa de Saron, Adriana Arydes, Cantores de Deus e Missionário Shalom. Além das premiações anuais, há, algumas vezes, condecorações pelo conjunto da obra ou pela relevância na história da música; nessas homenagens, já foram premiados: Padre Zezinho, a banda Agnus Dei e o compositor Waldeci Farias.[carece de fontes?]

Ver também