Comunidade Católica Shalom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde dezembro de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

A Comunidade Católica Shalom é reconhecida pela Igreja Católica como Associação Internacional Privada de Fiéis tratando-se do que hoje a Igreja chama "Comunidades Novas". Sendo Igreja, a Comunidade Shalom serve em seus trabalhos por meio de uma consagração de vida de seus membros. Tem como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Os membros consagrados são chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Histórico e perfil[editar | editar código-fonte]

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Em seu início, no dia 9 de Julho de 1982, em Fortaleza, vários jovens vindos da Renovação Carismática Católica transformaram uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus. Hoje é a maior nova comunidade do país com mais de 8 mil membros [1]entre Comunidade de Vida e Aliança.

Esta Comunidade tem centenas de grupos de oração espalhados em suas mais de sessenta missões espalhadas por todas as regiões do Brasil e em vários países no exterior (França, Canadá, Itália, Israel, Hungria, Argélia, Madagascar, Suíça, Uruguai, Chile, Guiana Francesa, Inglaterra, Estados Unidos da América, Paraguai, Bolívia, Equador, Tunísia, Peru, Portugal, Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Panamá, Argentina, Filipinas, Polônia e Alemanha), em cada lugar promovendo eventos evangelizadores de grande e pequeno porte, se dedicando a estes grupos e a cursos e retiros de formação catequética e cristã. Sempre a pedido de bispos locais.

Membros[editar | editar código-fonte]

A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que vivem a vida consagrada mediante promessas na Igreja (membros missionários consagrados e engajados consagrados) e também por membros dos grupos de oração da comunidade (pessoas que participam dos grupos de oração sem vínculo formal com a Comunidade). Dentre os consagrados, há celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos, todos unidos por esta consagração de vida, com votos de pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que acreditam o Senhor lhes chamar.

Reconhecimento pontifício[editar | editar código-fonte]

A Comunidade recebeu o Reconhecimento Pontifício como Associação Internacional no ano de 2007[2], com decreto vigorando desde o dia 22 de fevereiro. As Comunidades Novas são realidades recentes na Igreja e tornando-se cada vez mais numerosas e bastante presentes no apostolado da Igreja. Já há algum tempo vêm sendo aprovadas nas diversas dioceses gradativamente e aos poucos se iniciam as aprovações em nível pontifício.

No período que recebeu o Reconhecimento, a Comunidade Shalom se tornou a terceira das centenas de comunidades novas do mundo a recebê-lo, primeira da América Latina. O decreto foi entregue ao fundador Moysés Louro Azevedo Filho em Roma no dia 13 de março de 2007 e para o evento ocorreu um festivo Tríduo em Roma, para onde peregrinaram irmãos das diversas dioceses e nações em que a Comunidade está presente.

Uma das falas mais marcantes, com certeza foi a do Papa Bento XVI ao dizer na entrega do Reconhecimento Pontifício à Comunidade Shalom: "Sedes sempre Igreja Missionária!", esta fez recordar a fala do Cardeal Aloísio Lorscheider na Inauguração do 1.° Centro Católico de Evangelização Shalom em 1982, onde ele disse:"Nunca percam o fervor!".

Em maio de 2012, no Jubileu dos 30 anos da Comunidade, esta obteve o seu Reconhecimento e Aprovação Definitiva dos seus Estatutos, pelas mãos do Papa Bento XVI, através do Pontifício Conselho para os Leigos[3].

Segundo Emmir Nogueira, co-fundadora da Comunidade, este reconhecimento:

  1. Autentica a Vocação e sua forma de vida como verdadeira;
  2. declara de sua necessidade para a Igreja em qualquer lugar do mundo;
  3. torna a Igreja responsável pela Comunidade.[4]

Serviço na Igreja[editar | editar código-fonte]

Emblem-scales.svg
A neutralidade deste(a) artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde novembro de 2011)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

É a partir desta vida voltada para Deus na vivência da radicalidade evangélica mediante o seguimento das Regras da Comunidade que promovem todos os seus eventos e apostolados de Evangelização. Alguns de seus eventos, como o Halleluya, show musical em Fortaleza, atinge cerca de 1.170.000 pessoas[5] em seus cinco dias de evangelização e arte, sendo o maior evento de Artes Integradas do país e o maior evento de música católica do mundo. Também com o Luau das Tribos[6], que através de suas apresentações artísticas e culturais, que tem como objetivo a evangelização em João Pessoa-PB, acaba abordando diversas culturas, incluindo dos diversos países onde a comunidade se faz presente.

A comunidade administra quatro rádios no Brasil, dentre elas: Shalom AM[7] (Fortaleza-CE), Rádio Iracema do Cariri (região do Cariri-CE), Rádio Boa Nova (Pacajus-CE) e Rádio Cultura (Aracaju-SE) que formam o Sistema Shalom de Comunicação.[1]

Suas cidades que se destacam em quantidade de engajados e em obra apostólica são: Fortaleza (sede), São Paulo, Rio de Janeiro, Natal, Brasília, São Luís, Aracaju e Sobral.

Atua por meio de alguns centros de evangelização específicos para jovens, famílias e adultos. Promove na área da arte grandes shows como os Espetáculos da Paixão de Cristo que fazem parte do calendário cultural da cidade de Natal-RN. Sendo a Paixão de Cristo de Natal-RN uma das maiores do Rio Grande do Norte, onde as apresentações se estendem por 3 dias. Realiza também a ExpoNatal em Fortaleza-CE, o Fórum Shalom, o Congresso de Jovens Shalom, que costuma ter uma edição brasileira, latino-americana e européia, exceto quando ocorre a edição internacional do congresso onde todos os jovens da obra Shalom do mundo inteiro acabam se reunindo, e o ACAMP'S (Acampamento de Jovens Shalom), um acampamento realizado em diversas cidades do mundo, onde é oferecido um lazer sadio aos jovens.

Na área da Educação, a Comunidade possui um colégio em Fortaleza-CE, o Colégio Shalom, atendendo desde a educação infantil até o ensino médio, por meio dos valores cristãos.

Trabalha na área de Promoção Humana tendo espalhados pelo Brasil alguns albergues (Projeto Jesus Meu Abrigo), internatos para tratamento de dependentes químicos (Projeto Volta Israel), creches e abrigos para crianças em situação de risco (Projeto José do Egito), distribuição de cestas básicas, sopões, dentre outras diversas atividades de resgate à dignidade humana, incluindo uma missão em Madagascar e outros países africanos onde a comunidade ajuda certas regiões necessitadas na África.

Rádio WEB[editar | editar código-fonte]

A Comunidade disponibiliza 24h de programação de Rádio AM online. A Rádio Shalom 690 AM de Fortaleza interage com o público da internet no Brasil e no mundo em sua programação. Podendo ser acessada a partir do Portal da Comunidade.

Caminho da Paz[editar | editar código-fonte]

A Comunidade Shalom propõe em sua obra evangelizadora um itinerário espiritual para todos os que desejam dela se aproximar. Este itinerário tem como objetivo levar os seus participantes a crescerem na consciência do seu batismo até alcançarem uma vida de santidade. Para isso os que se sentem atraídos são convidados a engajarem-se em grupos de oração, onde receberão uma formação baseada nos valores do Evangelho e confirmada pelo magistério da Igreja, bem como em serviços, chamados de ministérios, onde ela crescerá como uma autêntica testemunha de Cristo, pronta para partir em missão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Online, O POVO. «Comunidade Shalom - 35 anos de Evangelho concreto». www.opovo.com.br. Consultado em 30 de junho de 2017 
  2. «Comunidade Shalom recebe Decreto de Reconhecimento Pontifício». 14 de março de 2007. Consultado em 16 de julho de 2014 
  3. Bento XVI fala à Comunidade Shalom, acesso em 16 de julho de 2014.
  4. Nogueira, Emmir. «Reconhecimento Pontifício – O Que Significa Isso?» (html). Consultado em 28 de março de 2009 
  5. http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2012/08/boletim-de-agosto-de-2012.pdf
  6. «Luau das Tribos reúne comunidade católica em praia de João Pessoa». 17 de outubro de 2013. Consultado em 16 de julho de 2014 
  7. http://www.shalom690.com/home.php?pg=ler&id=1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

http://www.comshalom.org