Maciço de Baturité: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
m Desfeita(s) uma ou mais edições de 138.99.94.218, com Reversão e avisos
Linha 19: Linha 19:
|coord_sufixo =
|coord_sufixo =
}}
}}
O '''Maciço de Baturité''' é uma formação geológica localizada no sertão central cearense, composta pelos treze municípios: [[Baturité]], [[Pacoti]], [[Palmácia]], [[Guaramiranga]], [[Mulungu (Ceará)|Mulungu]], [[Aratuba]], [[Capistrano]], [[Itapiúna]], [[Aracoiaba]], [[Acarape]], [[Redenção (Ceará)|Redenção]], [[Barreira (Ceará)|Barreira]] e [[Ocara (Ceará)|Ocara]].
O '''Maciço de Baturité''' é uma formação geológica localizada no sertão central cearense, composta pelos municípios de [[Baturité]], [[Pacoti]], [[Palmácia]], [[Guaramiranga]], [[Mulungu (Ceará)|Mulungu]], [[Aratuba]], [[Capistrano]], [[Itapiúna]], [[Aracoiaba]], [[Acarape]], [[Redenção (Ceará)|Redenção]], [[Barreira (Ceará)|Barreira]] e [[Ocara (Ceará)|Ocara]].


==Geologia==
==Geologia==

Revisão das 17h25min de 9 de junho de 2018

Maciço de Baturité
Maciço de Baturité
Vegetação do Maciço de Baturité,em Palmácia.
Altitude 1.115 m
Localização  Ceará,  Brasil

O Maciço de Baturité é uma formação geológica localizada no sertão central cearense, composta pelos municípios de Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara.

Geologia

O Maciço de Baturité apresenta um quadro geológico completo, com rochas ígneas, metamórficas, sedimentares e sedimentos.

Está inserido no contexto geológico do Complexo Ceará (idade neoproterozoica), que ocorre em 70% da área do Maciço de Baturité, onde a Unidade Canindé (paragnaisses migmatizados, com lentes de quartzito, mármore, anfibolito, e podem ocorrer formações ferríferas) representa 55% e a Unidade Independência (Paragnaisses e micaxistos aluminosos, quartzitos, mármores, e mais raramente anfibolitos) representa 15%.

As rochas ígneas representam 15% da área do maciço. São granitos, granitoides, e granitos gnaissificados (este exclusivamente na porção Norte do maciço) relacionados à Granitogênese Brasiliana (idade neoproterozoica). Na porção central do maciço ocorre uma suíte diorítica, com gabros e granitoides subordinados.

As rochas sedimentares compõem 15% da área do maciço (idade cenozoica). São, sobretudo, arenitos argilosos, geralmente avermelhados, com cimentação ferruginosa ou, por vezes, silicosa, correspondendo à Formação Barreiras. Com menor frequência ocorrem depósitos aluviais e coberturas de espraiamento aluvial, com areias quartzosas, argilosas, e mais raramente, conglomeráticas.[1][2]

Turismo

O turismo na região é muito ativo, e tende a se tornar um pólo de desenvolvimento local, visto o grande fluxo de pessoas, principalmente no período do inverno.

Ligações externas

Referências