Xarife: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 13: Linha 13:
[[Imagem:Idrisids vectori map-pt.svg|thumb|[[Califado Idríssida]] e Estados vizinhos]]
[[Imagem:Idrisids vectori map-pt.svg|thumb|[[Califado Idríssida]] e Estados vizinhos]]


[[Idris I°]] (Mulai Idris) era bisneto de [[Ali]] e de [[Fátima (filha de Maomé)|Fátima]], filha de [[Maomé]]. Idris fugiu para Marrocos para escapar ao massacre da sua família pelos [[Abássidas]] em [[786]]. Em [[788]], foi acolhido pelos [[berberes]] da região de Ualili ([[Volubilis]]), uma cidade fundada pelos romanos cerca de [[Mequinez]]. Ele é o fundador da cidade de [[Fez]]. Morreu possivelmente envenenado por um funcionário enviado pelo califa [[Harune Arraxide]] em [[791]], deixando sua esposa Kenza grávida. O seu filho [[Idris II]], subiu ao trono com a idade de onze anos. O seu túmulo situa-se em [[Moulay Idriss Zerhoun]], aldeia na encosta de uma montanha perto das ruínas de Volubilis.
[[Idris I (Marrocos)|Idris I]] (Mulai Idris) era bisneto de [[Ali]] e de [[Fátima (filha de Maomé)|Fátima]], filha de [[Maomé]]. Idris fugiu para Marrocos para escapar ao massacre da sua família pelos [[Abássidas]] em [[786]]. Em [[788]], foi acolhido pelos [[berberes]] da região de Ualili ([[Volubilis]]), uma cidade fundada pelos romanos cerca de [[Mequinez]]. Ele é o fundador da cidade de [[Fez]]. Morreu possivelmente envenenado por um funcionário enviado pelo califa [[Harune Arraxide]] em [[791]], deixando sua esposa Canza grávida. O seu filho [[Idris II]], subiu ao trono com a idade de onze anos. O seu túmulo situa-se em [[Moulay Idriss Zerhoun]], aldeia na encosta de uma montanha perto das ruínas de Volubilis.


Os '''chorfas''' [[idríssidas]] vivem no norte do [[Marrocos]]: Fez, [[Ouazzane]], [[Tânger]], [[Taza]], [[Melilha]], [[Rebate]], [[Salé]], [[Oujda]] e [[Tetuão]].
Os '''chorfas''' [[idríssidas]] vivem no norte do [[Marrocos]]: Fez, [[Ouazzane]], [[Tânger]], [[Taza]], [[Melilha]], [[Rebate]], [[Salé]], [[Oujda]] e [[Tetuão]]. No Marrocos as dinastias idríssidas, [[Saadianos|saadiana]] e [[Dinastia alauita|alauita]] são chamadas ''xerifianas''.

No Marrocos as dinastias idríssidas, [[Saadianos|saadiana]] e [[Dinastia Alaoui|alauita]] são chamadas ''xerifianas''.


=== Na Argélia ===
=== Na Argélia ===
Encontram-se também '''chorfas''' idríssidas no oeste da [[Argélia]], em [[Tlemcen]], [[Ain Temouchent]], [[Sidi Bel Abbes]], [[Mostaganem]], [[Mascara (Argélia)|Mascara]], [[Chlef]], [[Relizane]] e [[Orão]].
Encontram-se também '''chorfas''' idríssidas no oeste da [[Argélia]], em [[Tremecém]], [[Ain Temouchent]], [[Sidi Bel Abbes]], [[Mostaganém]], [[Mascara (Argélia)|Mascara]], [[Chlef]], [[Relizane]] e [[Orão]].


O [[emir]] [[Abd El-Kader]] é de ascendencia ''xerifiana''.
O [[emir]] [[Abd El-Kader]] é de ascendencia ''xerifiana''.

Revisão das 07h21min de 12 de dezembro de 2018

 Nota: Não confundir com Xerife.

Xarife ou xerife (em árabe: شريف šarīf, pl. em árabe: شرفاء šurafāʾ; chorfa, em árabe marroquino), ou em árabe: أشراف, ʾašrāf, "nobre", "respeitável") é um descendente de Maomé por sua filha Fátima através de um dos seus dois netos, Haçane e Huceine.

Em árabe, a forma plural achrâf designa em particular os nobres das grandes dinastias omíadas, abássidas e alides.

Xarifado

O xerifado ou xarifado em árabe: مشيخة, Mashyakhah) foi uma forma de divisão e governo comum no mundo árabe, actualmente desaparecida. Mais que uma zona geográfica definida com exactidão, o xerifado é a zona sob controlo ou administração por um xerife (as-Shariff). Algo da história o destino dos xerifados teve desfechos diferentes: alguns evoluíram para emirados e posteriormente nações (ex. Emirados Árabes Unidos), na na sua maioria foram extintos pelas fronteiras dos estado-nação (ex. o rei Abdulá I da Jordânia que era o xerife de Meca, perder esse título aquando da criação da Arábia Saudita).

No Magrebe

No Marrocos

Califado Idríssida e Estados vizinhos

Idris I (Mulai Idris) era bisneto de Ali e de Fátima, filha de Maomé. Idris fugiu para Marrocos para escapar ao massacre da sua família pelos Abássidas em 786. Em 788, foi acolhido pelos berberes da região de Ualili (Volubilis), uma cidade fundada pelos romanos cerca de Mequinez. Ele é o fundador da cidade de Fez. Morreu possivelmente envenenado por um funcionário enviado pelo califa Harune Arraxide em 791, deixando sua esposa Canza grávida. O seu filho Idris II, subiu ao trono com a idade de onze anos. O seu túmulo situa-se em Moulay Idriss Zerhoun, aldeia na encosta de uma montanha perto das ruínas de Volubilis.

Os chorfas idríssidas vivem no norte do Marrocos: Fez, Ouazzane, Tânger, Taza, Melilha, Rebate, Salé, Oujda e Tetuão. No Marrocos as dinastias idríssidas, saadiana e alauita são chamadas xerifianas.

Na Argélia

Encontram-se também chorfas idríssidas no oeste da Argélia, em Tremecém, Ain Temouchent, Sidi Bel Abbes, Mostaganém, Mascara, Chlef, Relizane e Orão.

O emir Abd El-Kader é de ascendencia xerifiana.

No Oriente Médio

No Irão

No Irão, os mulás que são também chorfas usam um turbante preto, enquanto outros têm apenas direito a um turbante branco. Eles têm o título de Seyyed.[1]

Nos países árabes

A dinastia hachemita, antiga dinastia dos xarifes da Meca em Hejaz, a dinastia reinante em Iraque e em Síria e atual dinastia reinante na Jordania descendem dos xarifes.

Referências

  1. Em persa: سيد, "descendente do profeta", "Senhor"
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Chérif».