Estação Buenos Aires (Argentina)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre a estação da Linha Belgrano Sur da Ferrovía General Belgrano. Para outras estações com o mesmo nome, veja Estação Buenos Aires.
Buenos Aires
Estação Buenos Aires (Argentina)
Mapa da cidade de Buenos Aires destacando o bairro de Barracas onde fica a estação Buenos Aires
Uso atual Estação ferroviária
Administração UGOFE
Linha Belgrano Sur
Informações históricas
Inauguração 7 de dezembro de 1911 (112 anos)
Localização
Coordenadas Estação Buenos Aires
Localização Avenida Vélez Sársfield, bairro de Barracas

Estação Buenos Aires é um terminal ferroviário da cidade de Buenos Aires pertencente ao Ferrocarril General Manuel Belgrano em seu trecho urbano Sur. Se encontra próxima ao Rio Matanza-Riachuelo, no bairro porteño de Barracas, um bairro residencial ao sul da cidade. Apesar de possuir o nome da cidade, esta estação não é a principal estação ferroviária de Buenos Aires.

Seus destinos são em sua maioria, localidades situadas em Buenos Aires, La Matanza, terminanado a linha na estação González Catán. A estação é acessível apenas pelas linhas de ônibus, sendo a única da cidade que não pode ser acessada pelo sistema de metrô.

História[editar | editar código-fonte]

Aberta ao público em 7 de dezembro de 1911, pertencia ao ramal sul que se estendia por 246 km até a então estação terminal Patricios na cidade de Nueve de Julio, e pertenciam a Compañía General de Ferrocarriles en la Provincia de Buenos Aires.

Em meados de 2007, a concessionária provisória UGOFE operava trens diesel desde o oeste e sul da Grande Buenos Aires pelo ramal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]