Estação Villiers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Villiers
Estação Villiers
As plataformas da linha 3.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linhas 2, 3
Código 0603
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 4
Informações históricas
Inauguração 21 de janeiro de 1903
19 de outubro de 1904
Próxima estação
Sentido Porte Dauphine
Sentido Nation
Villiers
Sentido Pont de Levallois
Sentido Gallieni
Villiers

Villiers é uma das estações das linhas 2 e 3 do Metrô de Paris, localizada no limite do 8.º e do 17.º arrondissements de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada sob a place Prosper-Goubaux, no início da avenue de Villiers.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi aberta em 21 de janeiro de 1903 sob o nome de Avenue de Villiers, poucos meses após a entrada em funcionamento da extensão da linha 2 Nord (atual linha 2) entre Étoile e Anvers; até então, os trens a cruzavam sem parar nela.

Um dos acessos da estação

Ela deve o seu nome à sua proximidade com a avenida de mesmo nome. O nome de Villiers é uma deformação de "Villare", antiga aldeia do século XVII, localizada no local da atual rue de Courcelles.

Durante o lançamento da linha 3, cuja estação constituía o terminal ocidental, em 19 de outubro de 1904, as plataformas dos dois pontos de parada foram estabelecidas no mesmo nível e contíguas. A partir de 1905, as obras de extensão desta linha planejadas até Porte de Champerret impuseram para reduzir o nível de sua estação, a fim de fazer passar as vias da linha 3 abaixo daquelas da linha 2, o que explica assim o aspecto atual da estação, muito particular: as plataformas das duas linhas são paralelas, mas com uma diferença de nível de alguns metros.

O pintor Édouard Vuillard fez em 1916 um esboço desta estação.[1]

A partir da década de 1950 até 2008, os pés-direitos dos dois pontos de parada são revestidos com uma curvatura metálica com montantes horizontais azuis e quadros publicitários dourados iluminados. Antes de sua remoção à ocasião da renovação da estação, concluída em 2009 no âmbito do programa "Renovação do metrô" da RATP, foi concluído os assentos "coque" característicos do estilo "Motte", de cor azul.

Em 2011, 6 193 182 passageiros entraram nesta estação.[2] Ela viu enter 6 309 746 passageiros em 2013, o que a coloca na 53ª posição das estações de metrô por sua frequência.[3]

Serviços aos Passageiros[editar | editar código-fonte]

Acessos[editar | editar código-fonte]

A estação tem três acessos:

Plataformas[editar | editar código-fonte]

As plataformas das duas linhas são de configuração padrão: duas plataformas laterais por ponto de parada, elas são separadas pelas vias do metrô situadas ao centro e a abóbada é elíptica. A estação da linha 3 possui no entanto uma altura sob o teto largamente superior à normal (ver acima) e os pés-direitos verticais em consequência. A decoração é do estilo utilizado pela maioria das estações de metrô em ambos os casos: as faixas de iluminação são brancas e arredondadas no estilo "Gaudin" da renovação do metrô da década de 2000, e as telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos, os tímpanos, a abóbada e as saídas dos corredores. Os quadros publicitários são em cerâmicas brancas e o nome da estação é inscrito em fonte Parisine em placas esmaltadas. Os assentos são de estilo "Akiko" de cor azul na linha 2 e ciano na linha 3.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pela linha 30 da rede de ônibus RATP e, a 200 metros aproximadamente da parada Malesherbes - Courcelles situada no boulevard Malesherbes, pela linha 94 da mesma rede.

À noite, ela é servida pelas linhas N16 e N52 da rede Noctilien.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Galeria de fotografias[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Le métro, la station Villiers, notice, Museu de Orsay
  2. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr. Consultado em 31 de maio de 2013.
  3. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr, consultado em 31 de agosto de 2014.
  4. Ministère français de la Culture. «PA00086727». Mérimée (em francês) 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação Villiers