Estação Rome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rome
Edícula Guimard do único acesso à estação.
Uso atual Estação de metropolitano
Administração RATP Metrô de Paris
Linhas Linha 2
Código 3112
Tipo de estação Subterrânea
Plataforma 2
Informações históricas
Inauguração 06 de novembro de 1902
Localização
Localização 60, Boulevard des Batignolles
Próxima estação
Sentido Porte Dauphine Paris m 2 jms.svg Sentido Nation
Villiers Place de Clichy
Rome

Rome é uma estação da linha 2 do Metrô de Paris, localizada no limite do 8.º e do 17.º arrondissements de Paris.

Localização[editar | editar código-fonte]

A estação está situada sob o terrapleno central do boulevard de Batignolles, ao nível da rue de Rome e do cruzamento dos trilhos da Gare de Paris-Saint-Lazare.

História[editar | editar código-fonte]

Esta estação leva o nome da capital da Itália. Estabelece-se no quartier de l'Europe cujas ruas levam todas nomes de cidades europeias. As estações Europe (linha 3) e Liège (linha 13) também se situam neste bairro.

As plataformas da estação com o poço de iluminação ao centro.

Com Iéna, Cité e a estação fantasma Haxo, Rome é uma das quatro estações da rede cujo nome tem apenas quatro letras.

Em 2011, 2 747 395 passageiros entraram nesta estação[1]. Ela viu entrar 2 818 857 passageiros em 2013, o que a coloca na 193ª posição das estações de metrô por sua frequência em 302[2][3].

Serviços aos passageiros[editar | editar código-fonte]

Acesso[editar | editar código-fonte]

A estação possui apenas um acesso no terrapleno do boulevard des Batignolles, de frente ao nº 60.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Rome é uma estação de configuração padrão: ela possui duas plataformas laterais separadas pelas vias do metrô. Estabelecida ao nível do solo, diretamente sob a via, a passagem da linha 2 acima das vias férreas da Gare Saint-Lazare (a oeste da estação) não tendo permitido de cavar em profundidade, o teto é constituído de um tabuleiro metálico, cujas vigas, de cor prateada, são suportadas por pés-direitos verticais. Este tabuleiro metálico é perfurado por um poço de iluminação que permite trazer diretamente a luz do dia para a estação. As telhas em cerâmica brancas biseladas recobrem os pés-direitos e os tímpanos. Os quadros publicitários são metálicos e o nome da estação é na fonte Parisine em placa esmaltada. Os assentos são do estilo "Motte" de cor vermelha.

Intermodalidade[editar | editar código-fonte]

A estação é servida pelas linhas 30, 53 e 66 da rede de ônibus RATP.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Como parte da extensão norte da linha 14 para dessaturar a linha 13, foi considerado um tempo que esta estação ofereceria uma correspondência[4][5]. No entanto, o esquema de princípio evoca complexidades geológicas com riscos de assentamentos do solo impactando o urbanismo existente para concluir que "a viabilidade técnica da estação Rome não está comprovada". O Stif recomendou focar na alternativa que consiste na construção de uma correspondência com a estação de Pont-Cardinet que oferece possibilidades de correspondências diretas com o setor de La Défense e também poderia oferecer uma alternativa interessante para os passageiros da estação Brochant contribuindo para aliviar a linha 13[6].

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Entradas anuais provenientes de fora da estação (via pública, correspondências de ônibus, rede SNCF, etc.) Arquivado em 18 de julho de 2014, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr (acessado em 4 de janeiro de 2014).
  2. Tráfego anual de entradas por estação (2013) Arquivado em 8 de março de 2013, no Wayback Machine., no site data.ratp.fr (acessado em 31 de agosto de 2014).
  3. O número de 302 estações não inclui a estação fictícia Funicular de Montmartre. Esta última é de fato considerada como uma estação de metrô (e dois pontos de parada) pela RATP e anexada estatisticamente à linha 2, razão pela qual a RATP anuncia 303 estações e não 302.
  4. STIF : Le conseil vote à l’unanimité le prolongement de la ligne 14 pour désaturer la ligne 13, www.stif.org, 8 de abril de 2009.
  5. Stif : désaturation de la ligne 13 par le prolongement de la ligne 14, www.stif.org, 8 de abril de 2009.
  6. PDFlink sem parâmetros PDF p. 84 «Désaturation de la ligne par le prolongement de la ligne de 14 Saint-Lazare à Mairie de Saint-Ouen». docplayer.fr .

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estação Rome