Euriptéridos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Euriptéridos
Intervalo temporal:
OrdovicianoPermiano
467,3–251,902 Ma
Possível registro no Cambriano
Eurypterus remipes
Classificação científica e
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Clado: Sclerophorata
Ordem: Eurypterida
Burmeister, 1843
Suborders
Sinónimos
Divisão do corpo, apêndices corporais, quelíceras e ocelos.
Morfologia tipica de Eurypterida

Eurypterida constituem uma ordem de artrópodes merostomados típicos do Paleozóico. Apesar de popularmente conhecidos como escorpiões-marinhos, não são relacionados com os escorpiões atuais. Eles poderiam ser pequenos, como o Eurypterus, como também os maiores artrópodes que já existiram na Terra, com dimensões que podiam alcançar a quase três metros de comprimento nos exemplares do gênero Jaekelopterus.

Os escorpiões-marinhos surgiram no período Cambriano e viviam em ambiente marinho pouco profundo onde eram predadores de topo de cadeia alimentar. O grupo inteiro desapareceu na Extinção Permo-Triássica.

Possuem um opistossoma dividido, com apêndices em forma de escamas no mesossoma e um metassoma estreito.[1] Por evidências, algumas espécies se tornaram anfíbias ou semiterrestres. Também possuíam meio de locomoção do tipo natatório e rastejante.

O último par de apêndices do prossoma era bem grande e achatado na porção distal, acredita-se que era usado como remo. As quelíceras não era igual em todos Eurypterida, assim, alguns possuíam quelíceras pouco desenvolvidas e outros com quelíceras muito desenvolvidas e queladas.

Referências

  1. BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA. Invertebrados. Segunda edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan. 2007. 683 páginas 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.