Euriptéridos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaEscorpião-marinho
Mixopterus, um escorpião-marinho

Mixopterus, um escorpião-marinho
Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Merostomata
Ordem: Eurypterida
Famílias
Cerca de 20.
Divisão do corpo, apêndices corporais, quelíceras e ocelos.
Morfologia tipica de Eurypterida

Os euriptéridos (do latim científico Eurypterida) constituem uma ordem de artrópodes merostomados típicos do Paleozóico. Apesar de popularmente conhecidos como escorpiões-marinhos, não são relacionados com os escorpiões atuais. Eles poderiam ser pequenos,como o Eurypterus,como também os maiores artrópodes que já existiram na Terra, com dimensões que podiam alcançar a quase três metros de comprimento nos exemplares do gênero Jaekelopterus.

Os escorpiões-marinhos surgiram no período Cambriano e viviam em ambiente marinho pouco profundo onde eram predadores de topo de cadeia alimentar. O grupo inteiro desapareceu na Extinção Permo-Triássica.

[1] Possuem um opistossoma dividido, com apêndices em forma de escamas no mesossoma e um metassoma estreito. Por evidencias, algumas espécies se tornaram anfíbias ou semiterrestres. Também possuíam meio de locomoção do tipo natatório e rastejante.

O ultimo par de apêndices do prossoma era bem grande e achatado na porção distal, acredita-se que era usado como remo. As quelíceras não era igual em todos euriptéridos, assim, alguns possuíam quelíceras pouco desenvolvidas e outros com quelíceras muito desenvolvidas e queladas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA. Invertebrados. Segunda edição. (Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan). 2007. p. 683.