Expresso CNN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Expresso CNN
Expresso CNN
Informação geral
Formato telejornal
Duração ± 60 minutos
Estado Descontinuado
País de origem  Brasil
Idioma original língua portuguesa
Apresentador(es) Monalisa Perrone (2020-2022)
Evandro Cini (2022)
Elisa Veeck (2022)
Exibição
Emissora original CNN Brasil
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Formato de áudio estéreo
Transmissão original 16 de março de 2020 - 1 de dezembro de 2022
Cronologia
Programas relacionados CNN 360°
Visão CNN
Jornal da CNN

Expresso CNN foi um telejornal brasileiro produzido pela CNN Brasil. Exibido desde 16 de março de 2020 até 1 de dezembro de 2022, o primeiro telejornal noturno da emissora apresentava notícias em tempo real, com informações exclusivas e análise de comentaristas e convidados.

A versão original do telejornal contava com apresentação de Monalisa Perrone e Carol Nogueira e o formato era inspirado em Erin Burnett OutFront,[1] da matriz americana do canal. O nome do telejornal foi escolhido como a versão em português do The Express, apresentado pelo jornalista Richard Quest na CNN Internacional.[2][3] Perrone apresentou o telejornal até 2022, quando migrou para o Jornal da CNN.

Na semana seguinte, o telejornal teve mudanças no formato e passou a contar com a apresentação de Evandro Cini e a Elisa Veeck. Esta versão do Expresso CNN foi exibida pela última vez em 1 de dezembro de 2022, quando foi substituída pelo Arena CNN.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Em 09 de novembro, por conta da estreia do CNN Prime Time, ancorado pelo recém-contratado pelo canal Márcio Gomes, às 18h00, o programa perde uma hora de sua duração e passa a se iniciar ás 19h30.

No dia 02 de janeiro de 2021, o telejornal foi ancorado por Carla Vilhena, por conta das férias de sua titular, Monalisa Perrone. No dia 11 de janeiro, o jornal foi apresentado por Roberta Russo, por conta do luto de Carla, que perdeu seu pai, e voltou no dia 13 de novembro ao comando do telejornal. Perrone retornou ao comando do mesmo no dia 18 de janeiro.

Em fevereiro de 2022, a CNN Brasil anunciou uma grande reformulação em sua programação para comemorar os dois anos do canal, o Expresso CNN passará a ser veiculado antes do CNN Prime Time às 18h30 e terá uma hora de duração, os jornalistas Elisa Veeck e Evandro Cini passaram a ancorar o telejornal no lugar de Monalisa Perrone que assume o Jornal da CNN.[5] Em 04 de abril, Elisa e Evandro assumem oficialmente o novo formato do telejornal.

Em 19 de setembro de 2022, com a demissão de Daniel Adjuto do canal, Evandro Cini assume a bancada do Live CNN junto a Marcela Rahal. Elisa Veeck segue como âncora solo do Expresso até segunda ordem, a mesma já seguia ancorando sozinha na semana anterior as mudanças. Cini estava ancorando o Prime Time enquanto o titular Márcio Gomes estava como repórter especial na cobertura do funeral de estado da Rainha Elizabeth no Reino Unido, não só para o seu telejornal como para boa parte dos outros telejornais do canal.

Durante o período eleitoral em uma cobertura especial o telejornal é exibido entre 20h às 21h, enquanto o Prime Time que o sucedia passou a ser exibido entre 17h55 às 20h com o Arena Eleições. No dia 29 de setembro excepcionalmente o telejornal foi exibido às 19h30 sob o comando de Roberta Russo, devido a um ajuste em toda grade noturna para acomodar a cobertura especial do programa WW antes do último debate presidencial organizado pela TV Globo.

No dia 01 de dezembro, dentre as várias mudanças no canal, o Expresso é extinto e o horário passa a ser ocupado pelo Arena CNN, com Felipe Moura Brasil.

Cronologia de Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Ex-eventuais

Referências

  1. «Erin Burnett OutFront». Wikipedia (em inglês). 21 de agosto de 2022. Consultado em 5 de fevereiro de 2023 
  2. «Grade de Programação». CNN Brasil. Consultado em 22 de março de 2020 
  3. Rucco, Flávio (12 de fevereiro de 2020). «Monalisa Perrone e Daniela Lima apresentarão "Expresso CNN" na CNN Brasil». TV e Famosos - UOL. Consultado em 22 de março de 2020 
  4. https://www.uol.com.br/splash/noticias/2022/12/01/novos-ancoras-e-horarios-como-fica-a-programacao-da-cnn-apos-demissoes.amp.htm
  5. Flávio Ricco (23 de fevereiro de 2022). «CNN Brasil define várias mudanças para o seu segundo aniversário». R7.com. Consultado em 23 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.