Universidade Feevale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de FEEVALE)
Universidade Feevale
Universidade Feevale
Universidade Feevale
Vista do Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS)
FEEVALE
Lema Conhecimento para inovar o mundo.
Nomes anteriores Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo
Centro Universitário Feevale
Fundação 28 de Junho de 1969
Tipo de instituição Privada
Comunitária
Filantrópica
Mantenedora Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo
Localização Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil
Reitor(a) Cleber Prodanov
Campus Campus I - Hamburgo Velho
Campus II - Vila Nova
Campus III - Campo Bom
Cores      Verde Amazonas
     Verde
     Amarelo
Afiliações COMUNG, ABRUC
Índice Geral de Cursos 4 (2016) [1]
Página oficial Página oficial

A Universidade Feevale é uma universidade brasileira, localizada no município de Novo Hamburgo, no Vale do Rio dos Sinos, o maior centro calçadista do país, região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

É uma entidade de caráter comunitário, sem fins lucrativos, com autonomia didática, científica, administrativa e disciplinar. Atua em todos os níveis de ensino, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, abrangendo graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, extensão e pesquisa.

A Universidade Feevale está entre as melhores instituições de ensino superior do país, reconhecida pela qualidade dos cursos e serviços oferecidos. Além disso, oportuniza a realização de intercâmbios internacionais, a partir de parcerias em todos os continentes, com cerca de 114 instituições, em 27 países.

O atual reitor da Universidade Feevale, Cléber Prodanov, tem currículo extenso como professor nas áreas das ciências humanas,[2] e administra a Feevale há quatro anos, tendo sido introduzido como seu administrador em junho de 2018. [3]

História[editar | editar código-fonte]

Teatro Feevale, que à época de sua inauguração, em 2012, ocupava o posto de maior teatro do Rio Grande do Sul.[4]
Biblioteca no Campus II

Em 28 de junho de 1969 foi fundada a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Feevale, com a denominação de Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Em 21 de julho de 1999, o até então Centro Universitário Feevale adquiriu autonomia universitária. A partir desse momento, os projetos da instituição puderam ser desenvolvidos com maior rapidez, oportunizando a conquista dos espaços desejados.

A grande conquista ocorreu em 5 de abril de 2010, data em que Novo Hamburgo comemorou seus 83 anos de emancipação política, quando foi publicada, no Diário Oficial da União, uma portaria do Ministério da Educação, credenciando o Centro Universitário Feevale como Universidade. A notícia era aguardada pela comunidade acadêmica e pelo município há pelo menos cinco anos.[5][6][7].

Em 20 de setembro de 2012 foi inaugurado o Teatro Feevale, no Câmpus II, à época o maior do estado.[4] Coadministrado pela Opus Promoções, a apresentação inaugural contou com o tenor José Carreras. O espaço possui 10 500 m2 e capacidade de 1842 pessoas.[8]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Universidade Feevale