Festival Eurovisão da Canção Júnior 2008

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas em seu conteúdo. Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes, citando fontes fiáveis e independentes.
Festival Eurovisão da Canção Júnior 2008
"Fun In The Sun"
 Chipre
Logo do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2008
Edição
6.ª edição
Datas
Final 22 de Novembro de 2008
Anfitrião
Local Spyros Kyprianou Athletic Centre, Limassol,Chipre
Apresentador(es) Alex Michael e Sophia Paraskeva [1]
Diretor Klitos Klitou
Estação anfitriã Link=Corporação Cipriota de Rádiodifusão
Atuações
Atuações de abertura Dança com Yiorgos Ioannides e Mariam Venizelou.
Participantes
Número de entradas 15 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso Nenhum
Países de saída  Portugal
 Suécia
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da Canção JúniorEspanha no Festival Eurovisão da Canção JúniorSan Marino no Festival Eurovisão da Canção JúniorFrança no Festival Eurovisão da Canção JúniorPaís de Gales no Festival Eurovisão da Canção JúniorReino Unido no Festival Eurovisão da Canção JúniorIrlanda no Festival Eurovisão da Canção JúniorCazaquistão no Festival Eurovisão da Canção JúniorIslândia no Festival Eurovisão da Canção JúniorBélgica no Festival Eurovisão da Canção JúniorPaíses Baixos no Festival Eurovisão da Canção JúniorSuíça no Festival Eurovisão da Canção JúniorAlemanha no Festival Eurovisão da Canção JúniorDinamarca no Festival Eurovisão da Canção JúniorMalta no Festival Eurovisão da Canção JúniorItália no Festival Eurovisão da Canção JúniorNoruega no Festival Eurovisão da Canção JúniorSuécia no Festival Eurovisão da Canção JúniorFinlândia no Festival Eurovisão da Canção JúniorEstónia no Festival Eurovisão da Canção JúniorLetónia no Festival Eurovisão da Canção JúniorLituânia no Festival Eurovisão da Canção JúniorEslováquia no Festival Eurovisão da Canção JúniorÁustria no Festival Eurovisão da Canção JúniorEslovénia no Festival Eurovisão da Canção JúniorHungria no Festival Eurovisão da Canção JúniorCroácia no Festival Eurovisão da Canção JúniorBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção JúniorMontenegro no Festival Eurovisão da Canção JúniorSérvia no Festival Eurovisão da Canção JúniorAlbânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior JúniorMacedónia no Festival Eurovisão da Canção JúniorGrécia no Festival Eurovisão da Canção JúniorBulgária no Festival Eurovisão da Canção JúniorRoménia no Festival Eurovisão da Canção JúniorMoldávia no Festival Eurovisão da Canção JúniorUcrânia no Festival Eurovisão da Canção JúniorBielorrússia no Festival Eurovisão da Canção JúniorRússia no Festival Eurovisão da Canção JúniorGeórgia no Festival Eurovisão da Canção JúniorAzerbaijão no Festival Eurovisão da Canção JúniorTurquia no Festival Eurovisão da Canção JúniorChipre no Festival Eurovisão da Canção JúniorIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da Canção JúniorMarrocos no Festival Eurovisão da Canção JúniorLiechtenstein no Festival Eurovisão da Canção JúniorAndorra no Festival Eurovisão da Canção JúniorMónaco no Festival Eurovisão da Canção JúniorPolónia no Festival Eurovisão da Canção JúniorRepública Checa no Festival Eurovisão da Canção JúniorLuxemburgo no Festival Eurovisão da Canção JúniorLíbano no Festival Eurovisão da Canção JúniorTunísia no Festival Eurovisão da Canção JúniorArgélia no Festival Eurovisão da Canção JúniorUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países participantes     Países que participaram no passado mas não em 2008

Votação
Sistema de
voto
Cada país atribui pontos às suas 10 canções preferidas, que vão de 1 a 8, 10 e 12 pontos, e existirá um júri, que valerá metade da pontuação final.
Votos nulos A todos os países são atribuidos 12 pontos logo de inicio
Vencedor(a)  Geórgia
Bzikebi
"Bzz.."
Website Sítio oficial
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png   2007     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     2009   Fleche-defaut-droite-gris-32.png


O Festival Eurovisão da Canção Júnior 2008 (em inglês: Junior Eurovision Song Contest 2008, em francês: Concours Eurovision de la Chanson Junier 2008 e em grego: Διαγωνισμός Παιδικού Τραγουδιού Eurovision 2008) foi a sexta edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior. Foi realizado na cidade de Limassol, no Chipre, no dia 22 de novembro de 2008. O tema do evento foi "Fun in the Sun",[2] apesar do fato de que havia tempestades em Limassol no dia do concurso. O palco, que foi projetado por George Papadopoulos foi nomeado para o prestígio internacional "Design Excellence Awards ao vivo". O projeto é uma composição abstrata e consiste em uma etapa redonda representando a ilha de Chipre, água de verdade ao longo da frente do palco, dois molhes, as ondas quebrando e se afastando da ilha e cinco barcos à vela com oars. Para o concurso, várias mudanças nas regras foram feitas. Uma delas foi que os adultos podem ajudar as crianças a escrever as músicas apresentadas para a sua emissora nacional, antes apenas as crianças podem escrever as músicas, sem ajuda de adultos. Outra mudança foi apenas seis pessoas poderiam estar no palco durante uma apresentação, em vez de oito. A mudança mais significativa, no entanto, era apenas a metade dos votos foi decidido pelos tele-eleitores. Antes da competição de 2008 tele-eleitores decidiam inteiramente todo o resultado. A outra metade de o resultado foi decidido por um júri de adultos e crianças. O festival contou com um total de 15 participantes. O Chipre ganhou o concurso prévio para organizar o festival ante outros três países: Portugal, Suécia e Ucrânia.

Local[editar | editar código-fonte]

O Festival Eurovisão da Canção Júnior 2008 ocorreu em Limassol, no Chipre. O local destinado para o festival, foi o Spyros Kyprianou Athletic Centre. É a segunda maior cidade do Chipre, com uma população de 161.000 (2001). A cidade está localizada na baía de Acrotíri, na parte meridional da ilha. É também a capital do distrito de Limassol.

Formato[editar | editar código-fonte]

Em 27 de Maio de 2007, o Grupo de Coordenação da Eurovisão decidiu que o Chipre iria sediar a edição de 2008, ganhando das propostas da TV4 da Suécia e da NTU na Ucrânia,que posteriormente iria sediar a edição de2009. A 10 de Setembro de 2008, os anfitriões foram anunciados como Alex Michael e Sophia Paraskeva, ambos apresentadores da CYBC. Em 13 de Outubro de 2008, o sorteio da ordem de apresentação aconteceu ao vivo na CyBC1. Isto seria para escolher o, e então desenhar países em vários dos vasos 'para decidir quando iria realizar. A ordem de apresentação foi anunciada no seguinte. A etapa foi construída entre 30 de outubro de 2008 e 14 de Novembro de 2008.

Slogan e palco[editar | editar código-fonte]

O slogan deste ano foi "Fun in the Sun", 13 embora houvesse tempestades no dia do evento. O palco foi projetado por George Papadopoulos e foi lançado em 6 de junho de 2008. Ela consistia de diversos arcos localizados em cada lado do palco com um pequeno canal de água ao longo da frente de este. Pela primeira vez em cinco anos, o festival foi realizado, o logo não é uma menina cantando com tranças .

Votação[editar | editar código-fonte]

A votação do Festival Eurovisão da Canção Júnior, baseia-se em cada país atribuir 1-8, 10 e 12 pontos às suas dez canções preferidas, sendo que nunca pode votar em si próprio. A grande diferença do Festival Eurovisão da Canção Júnior, é o facto de todos os países receberem sempre 12 pontos logo de início. No final, a votação por televoto e SMS, será somada à votação efectuada pelos júris, fazendo com que a votação seja 50/50, como já acontece nos outros festivais Eurovisão.

Participações Individuais[editar | editar código-fonte]

Durante cerca de 5/6 meses, todos os países têm que escolher os seus representantes, assim como as músicas que os mesmos irão interpretar em Limassol. Para realizar tal seleção, cada país utilizou o seu próprio processo de selecção. Alguns optam pela selecção interna, que consiste na televisão oficial do país fazer a escolha. Pode seleccionar o artista e música, ou apenas o artista, ficando a escolha da música a cargo dos espectadores. Outros países (a maioria) utilizam um método semelhante ao formato do ESC para seleccionar o representante.

Participações[editar | editar código-fonte]

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Arménia Im ergi hnchuny Monika Manucharova Final Nacional de 2008 11 de Julho de 2008
"Sons da Minha Música" Armeniano
 Bielorrússia Sertse Belarusi Dasha, Alina & Karyna Song for Eurovision 2008 12 de Setembro de 2008
"Coração da Bielorrússia" Russo
 Bélgica Shut Up Oliver Junior Eurosong 2008 27 de Setembro de 2008
"Cala-te" Neerlandês
 Bulgária Edna Mechta Krastyana Krasteva Final Nacional de 2008 18 de Setembro de 2008
"Um sonho" Bulgaro
 Chipre Gioypi Gia! Elena Mannouri & Charis Savva Final Nacional de 2008 28 de Junho de 2008
"Whoopee Yia!" Grego
 Macedónia do Norte Prati Mi SMS Bobi Andonov Final Nacional de 2008 20 de Setembro de 2008
"Envia-me um SMS" Macedóno
 Geórgia Bzz… Bzikebi Final Nacional de 2008 4 de Outubro de 2008
"Bzz…" Imaginária
 Grécia Kapia Nyhta Niki Giannouchu Selecção para Chipre 27 de Setembro de 2008
"Uma Noite" Grego
 Lituânia Laiminga diena Eglė Jurgaitytė Vaikų Eurovizija 2008 5 de Outubro de 2008
"Dia Feliz" Lituano
 Malta Junior Swing Daniel Testa Junior Eurosong 2008 13 de Setembro de 2008
"Swing Júnior" Inglês
 Países Baixos 1 Dag Marissa Junior Songfestival 2008 12 de Setembro de 2008
"Um Dia" Nerlandês
 Roménia Salvaţi planeta Mădălina Lefter & Andrada Popa Selecţia Naţională 2008 1 de Junho de 2008
"Salvem o Planeta" Romeno
 Rússia Spit angel Mihail Puntov Selecção Nacional de 2008 1 de Junho de 2008
"Salvem o Planeta" Russo
 Sérvia Uvek kad u nebo pogledam Maja Mazić Selecção Nacional de 2008 21 de Setembro de 2008
"Quando eu olho para o céu" Sérvio
 Ucrânia Matrosy Victoria Petryk Selecção Nacional de 2008 20 de Setembro de 2008
"Marinheiros" Ucrâniano

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Língua Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
 Roménia Romeno Mădălina Lefter & Andrada Popa "Salvaţi planeta!" Salvem o Planeta 58
 Arménia Armeniano Monika Manucharova "Im Ergi Hnchyune" (Իմ Երգի Հնչյունե) Sons da Minha Música 59
 Bielorrússia Russo Dasha, Alina & Karyna "Sertse Belarusi" (Сердце Беларуси) Coração da Bielorrússia 86
 Rússia Russo Mihail Puntov "Spit angel" (Спит ангел) Salvem o Planeta" 73
 Grécia Grego Niki Yiannouchu "Kapoia nychta" (Καποια νύχτα) Uma Noite 14º 19
 Geórgia Imaginária Bzikebi "Bzz.." Bzz... 154
 Bélgica Holandês Oliver "Shut Up" Cala-te 11º 45
 Bulgária Bulgaro Krastyana Krasteva "Edna mechta" (Една мечта) Um sonho 15º 15
 Sérvia Sérvio Maja Mazić "Uvek kad u nebo pogledam" (Увек кaд у небо погледaм) Quando eu olho para o céu 12º 37
10º  Malta Inglês Daniel Testa "Junior Swing" Swing Júnior 100
11º  Países Baixos Holandês Marissa "1 dag" Um Dia 13º 27
12º  Ucrânia Ucraniano Victoria Petryk "Matrosy" (Матроси) Marinheiros 135
13º  Lituânia Lituano Eglė Jurgaitytė "Laiminga diena" Dia Feliz 103
14º  Macedónia do Norte Macedónio Bobi Andonov "Prati mi SMS" (Прати ми СМС) Envia-me um SMS 93
15º  Chipre Grego Elena Mannouri & Charis Savva "Gioupi gia!" (Γιούπι για) Whoopee yia! 10º 46

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Eurovisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.