Frente Popular da Iugoslávia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frente Popular da Iugoslávia
Aliança Socialista dos Trabalhadores da Iugoslávia
Servo-croata: Socijalistički savez radnog naroda Jugoslavije / Социјалистички савез радног народа Југославије
Esloveno: Socialistična zveza delovnega ljudstva Jugoslavije
Macedônio: Социјалистички сојуз на работниот народ на Југославија
Frente Popular da Iugoslávia
Fundação Agosto de 1945
Extinção 1990
Propósito Comunismo
Marxismo-Leninismo
Titoísmo (a partir de 1948)
Sede Belgrado, República Socialista Federativa da Iugoslávia
Membros até 13.000.000
Presidente Veljko Milatović
Antigo nome A Frente Popular da Iugoslávia foi renomeada como Aliança Socialista dos Trabalhadores da Iugoslávia em 1953.

A Aliança Socialista dos Trabalhadores da Iugoslávia ou SSRNJ (Servo-croata: Socijalistički savez radnog naroda Jugoslavije / Социјалистички савез радног народа Југославије, SSRNJ/ССРНЈ; em esloveno: Socialistična zveza delovnega ljudstva Jugoslavije, SZDLJ; em macedônio/macedónio: Социјалистички сојуз на работниот народ на Југославија, ССРНЈ), conhecida antes de 1953 como Frente Popular (Frente Narodni ou NOF em servo-croata, Ljudska fronta ou LF em esloveno), foi a maior e mais influente organização de massa na República Socialista Federativa da Iugoslávia de agosto de 1945 a 1990. [1] Em 1990, o seu número de membros era de treze milhões de indivíduos, incluindo a maior parte da população adulta do país. [1] Juntamente com a Liga dos Comunistas da Sérvia, fundiu-se em julho de 1990 para formar o Partido Socialista da Sérvia. [2] (pxx)

Frente Popular da Iugoslávia[editar | editar código-fonte]

A Frente Popular da Iugoslávia foi uma organização de massas antifascistas e democráticas das nações da Iugoslávia. A ideia da sua criação surgiu na década de 1930, especialmente durante as eleições parlamentares de 5 de maio de 1935 no Reino da Iugoslávia.

Na Reunião Plenária do Comitê Central do Partido Comunista da Iugoslávia, em junho de 1935, realizada na cidade de Split (Dalmácia), foi concluída a formação da Frente da Liberdade Nacional. Também se concluiu que o fascismo poderia ser derrotado pelos esforços conjuntos do proletariado, do campesinato, dos oprimidos nacionalmente e de todas as camadas democráticas e progressistas da sociedade. A base da Frente da Liberdade Popular seria o Partido Comunista da Jugoslávia, acompanhado pelos sindicatos, pelas "alas esquerdas" dos partidos camponeses, pela juventude, pelos estudantes universitários, pelas sociedades culturais, educativas, desportivas, pelas diversas associações profissionais e pelos movimentos de libertação nacional. sob os auspícios de partidos cívicos. A plataforma principal era:

  1. A destruição do Regime de 6 de Janeiro,
  2. Direitos iguais das nações da Iugoslávia,
  3. Prevenir o peso da crise nas costas do povo e melhorar a posição económica das amplas massas trabalhadoras à custa dos ricos.

O Partido Comunista da Iugoslávia compreendeu a Frente Popular (NF) como uma plataforma política para a aproximação das massas com as suas ideias e como um método de aliança com outros partidos da oposição, como os partidos burgueses cívicos, republicanos e democráticos.

O Partido Comunista da Iugoslávia foi banido da vida política do país, mas permaneceu ocupado com a questão da criação de uma Frente Popular singular até o início da Segunda Guerra Mundial.

Na Conferência em Stolice (Sérvia) concluiu-se que o movimento antifascista deveria ser transformado numa Frente Popular Unida de Libertação da Iugoslávia.

Cada uma das futuras repúblicas e províncias autónomas tinha a sua própria Frente Popular de Libertação.

Frente Popular das Repúblicas e Províncias[editar | editar código-fonte]

Nome Primeira Conferência Local, República ou Província
Frente Unida de Libertação do Povo da Croácia 18 de maio de 1944 Croácia
Frente Popular de Libertação da Bósnia e Herzegovina 3 de julho de 1944 Sanski Most, Bósnia e Herzegovina
Frente Popular de Libertação de Montenegro 16 de julho de 1944 Kolašin, Montenegro
Frente Unida de Libertação do Povo da Sérvia 14 de novembro de 1944 Sérvia
Frente Popular de Libertação da Macedônia 26 de novembro de 1944 Escópia, Macedônia
Frente Popular de Libertação da Voivodina 11 de dezembro de 1944 Novi Sad, Voivodina
Frente Popular de Libertação do Kosovo 11 e 12 de abril de 1945 Kosovo
Frente de Libertação da Nação Eslovena 15 e 16 de julho de 1945 Liubliana, Eslovênia

O primeiro congresso da Frente Popular da Iugoslávia foi realizado em Belgrado, de 5 a 7 de agosto de 1945. O Programa e o Estatuto da Frente Nacional da Iugoslávia foram aprovados. Edvard Kardelj deu as principais orientações para o NFY no seu seminário que descreveu o NFY como "o único da Nação, o seu reflexo, a sua revolta heróica, a sua maior maioria - que é - a própria Nação".

O NFY foi a única organização a disputar as primeiras eleições do pós-guerra, em 1945; os partidos da oposição retiraram-se depois de alegarem ter sofrido intimidação severa. Em 29 de Novembro, o parlamento dominado pelos comunistas aboliu formalmente a monarquia e declarou a Jugoslávia uma república. A partir desse momento, o NFY passou a ser efectivamente a única organização política legalmente permitida no país.

No quarto congresso do NFY mudou o seu nome para Aliança Socialista dos Trabalhadores da Iugoslávia. O congresso aceitou a proposta do sexto congresso do Partido Comunista da Iugoslávia de mudar o nome no quarto congresso da Frente Nacional da Iugoslávia, realizado em Belgrado de 22 a 25 de fevereiro de 1953.

Organizações membros do PFY[editar | editar código-fonte]

  • Frente Antifascista de Mulheres da Iugoslávia (AFŽ)
  • Partido Camponês Croata
  • Partido Democrático Independente
  • Partido dos Trabalhadores Fundiários
  • Partido Nacional Camponês
  • Partido Socialista da Iugoslávia
  • Partido Social-Democrata da Iugoslávia
  • Aliança Unida da Juventude Antifascista da Iugoslávia (USAOJ)
  • Sindicato Unido de Trabalhadores e Empregados (JSRiN)
  • Partido Democrático Republicano Iugoslavo

Partidos que não eram membros da Frente Popular:

  • Partido Democrático
  • Partido Radical Nacional

Eleições parlamentares[editar | editar código-fonte]

Eleição Líder % Assentos +/– Posição
1945 Josip Broz Tito 90,48%
354 / 354
Aumento354 Aumento
1950 94,2%
354 / 354
Estável

Reforma e renomeação[editar | editar código-fonte]

Em 1953, a Frente Popular foi renomeada como Aliança Socialista dos Trabalhadores da Iugoslávia (SSRNJ) e continuaria a ser a maior organização de massa (em termos de membros) na RSF da Iugoslávia de agosto de 1945 a 1990. [3]

O objectivo político desta organização nacional, patrocinada pela Liga dos Comunistas da Iugoslávia (SKJ), era envolver o maior número possível de pessoas em actividades da agenda do partido, sem as restrições e conotações negativas do controlo directo do partido. [4] O SSRNJ também foi concebido como um fórum de arbitragem nacional para interesses conflitantes e inter-regionais. [4] Embora os dirigentes do partido estivessem proibidos de ocupar cargos simultâneos no SSRNJ, o escalão superior deste último era dominado por membros estabelecidos do partido. [4] A importância do SSRNJ para a liderança do partido aumentou à medida que o controlo directo do partido sobre as instituições sociais e estatais diminuiu. [4] Foi útil na mobilização de cidadãos de outra forma apáticos durante a crise croata de 1971 e a crise do Kosovo de 1987. [4]

A Constituição estipulou uma ampla variedade de funções sociais e políticas para o SSRNJ, incluindo a nomeação de candidatos a delegado a nível comunal, sugerindo soluções para questões sociais nacionais e locais aos delegados da assembleia e supervisionando eleições e implementação de políticas públicas. [5] Tanto indivíduos quanto grupos de interesse eram membros. [5] A estrutura do SSRNJ era muito semelhante à do partido, incluindo uma hierarquia que se estendia do nível nacional ao comunal. [5] As organizações SSRNJ nas repúblicas e províncias eram versões simplificadas da estrutura nacional. [5] Em 1959, o SSRNJ contava com mais de 6,3 milhões de membros individuais e 111 organizações coletivas sob a sua égide. [6]

A organização nacional foi dirigida por uma conferência de delegados escolhidos pela liderança regional do SSRNJ. [7] A presidência da conferência incluiu membros do partido, das forças armadas, dos sindicatos, da Liga da Juventude Socialista e de outras organizações nacionais. [7] Tal como o Comité Central do SKJ, a conferência SSRNJ criou departamentos para formular recomendações políticas em áreas como economia, educação e relações sociopolíticas. [7] Os comités de coordenação também estiveram activos na consulta inter-regional sobre políticas e acção política de massas. [7]

Delegados da filial de Maribor do SZDL em conversa informal antes da conferência, janeiro de 1962

Na República Socialista Soviética da Eslovénia, a Aliança Socialista tornou-se uma organização guarda-chuva para uma série de organizações não partidárias com interesses políticos, a partir de 1988. [8] Em menor escala, mudanças semelhantes ocorreram em outras repúblicas. [8] Este desenvolvimento reacendeu a ideia de que o SSRNJ poderia ser divorciado do domínio do SKJ e reconstituído como um segundo partido político a nível nacional. [8] Enquanto se aguarda tal evento, o SSRNJ foi considerado ao longo da década de 1980 como um fantoche da elite do partido, particularmente em virtude do seu controlo exclusivo sobre a nomeação de delegados para a assembleia a nível comunal. [8]

Um dos Presidentes da Conferência Federal foi Veljko Milatović.

Organizações constituintes dentro do SSRNJ[9][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  2. Thomas, Robert (1999). Serbia Under Milošević: Politics in the 1990s. [S.l.]: C. Hurst & Co. ISBN 9781850653677. Consultado em 4 Jan 2023. Cópia arquivada em 11 Jan 2023 
  3. Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  4. a b c d e Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  5. a b c d Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  6. Charles Zalar; United States. Congress. Senate. Committee on the Judiciary (1961). Yugoslav Communism: A Critical Study. [S.l.]: U.S. Government Printing Office 
  7. a b c d Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  8. a b c d Curtis, Glenn E., ed. (1992). Yugoslavia: a country study 3rd ed. Washington, D.C.: Federal Research Division, Library of Congress. pp. 197–198. ISBN 0-8444-0735-6. OCLC 24792849.  Este artigo incorpora texto desta fonte, que está no domínio público. 
  9. Charles Zalar; United States. Congress. Senate. Committee on the Judiciary (1961). Yugoslav Communism: A Critical Study. [S.l.]: U.S. Government Printing Office