George Robert Stow Mead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de G.R.S. Mead)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
George Robert Stow Mead
Nome nativo George Robert Stowe Mead
Nascimento 22 de março de 1863
Morte 28 de setembro de 1933 (70 anos)
Londres
Cidadania Reino Unido
Alma mater St John's College
Ocupação filósofo, escritor

George Robert Stowe Mead (22 de Março de 1863 - 28 de Setembro de 1933) foi um escritor, editor, tradutor, esoterista e um influente membro da Sociedade Teosófica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Nuneaton, Warwickshire, Inglaterra em uma família de militares e estudou no The King's School em Rochester e no St John's College em Cambridge.

Mead se tornou membro da Sociedade Teosófica em 1884. Ele deixou o magistério em letras em 1889 e se tornou o secretário pessoal de Helena Blavatsky, o qual permaneceu até a morte dela em 1891. Durante este tempo foi também editor assistente da revista teosófica mensal Lucifer. Quando se tornou o editor renomeou-a para The Theosophical Review.

Após a morte de Blavatsky, inconformado com os rumos que a Sociedade Teosófica estava tomando sob a presidência de Annie Besant, veio a sair desta, assim como vários teósofos. Também foi um dos advogados de acusação no inquérito de Charles Leadbeater por pedofilia. Após a saída fundou a Quest Society e a revista The Quest para continuar seus estudos esotéricos.

Posteriormente, Carl Jung fez-lhe uma visita para agradecer as suas traduções de documentos gnósticos.

Obras[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]