Game of Thrones (3.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Game of Thrones (3ª temporada)
Pôster promocional
Informações
Elenco
País de origem Estados Unidos
de episódios 10
Exibição
Emissora
original
HBO
Exibição
original
31 de março de 2013 (2013-03-31) – 9 de junho de 2013 (2013-06-09)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada 4ª temporada
Lista de episódios de Game of Thrones

A terceira temporada de Game of Thrones foi anunciada pela HBO em 10 de abril de 2012.[1] David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos. A terceira temporada estreou em 31 de março de 2013.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Convidado[editar | editar código-fonte]

Os atores recorrentes listados aqui são os que apareceram na terceira temporada. Eles estão listados pela região em que aparecem pela primeira vez.

Produção[editar | editar código-fonte]

A emissora HBO confirmou a terceira temporada de Game of Thrones em 10 de abril de 2012. David Benioff e D. B. Weiss continuam como showrunners e produtores executivos, e já temos alguns atores confirmados para o elenco. Dentre eles estão a atriz Nathalie Emmanuel que interpretará Missandei, e o ator Iwan Rheon que interpretará Ramsay Snow.

Joe Dempsie e Rose Leslie, que interpretaram Gendry e Ygritte, respectivamente, como personagens recorrentes nas temporadas anteriores da série, foram promovidos para o elenco principal na terceira temporada.

A terceira temporada estreou em 31 de março de 2013.

Episódios[editar | editar código-fonte]

na
série
na
temporada
TítuloDirigido porEscrito porExibição originalAudiência
(milhões)
211 "Valar Dohaeris"
"(Valar Dohaeris)"
Daniel MinahanDavid Benioff & D. B. Weiss31 de março de 2013 (2013-03-31)4.37[3]
Alguns dos vigilantes da Patrulha da Noite, incluindo Tarly e Mormont, sobrevivem ao ataque dos Caminhantes Brancos e prometem retornar para Muralha para avisar os Sete Reinos. Jon Snow é trazido para Rayder, o "Rei-para-lá-da-muralha", e promete sua lealdade aos Selvagens. Tyrion, agora com cicatrizes no rosto, tenta tirar o Rochedo Casterly da posse de Tywin, que promete outras coisas. Margaery Tyrell se envolve em trabalhos de caridade com os órfãos de Porto Real. Petyr Baelish se oferece para ajudar Sansa a escapar da capital e Ros aconselha Shae a não confiar nele. Davos é resgatado por Saan, que não quer mais conexões com Stannis, e retorna a Pedra do Dragão, onde tenta sem sucesso matar Melisandre, que o culpa por convencer Stannis a não deixá-lo entrar na batalha, e é preso. Em Essos, Daenerys chega à cidade de Astapor para comprar um exército de soldados escravos brutalmente treinados, os "Imaculados". Os feiticeiros de Qarth tentam assassiná-la, mas ela é salva por Selmy, o ex-comandante da Guarda Real, que promete sua lealdade. 
222 "Dark Wings, Dark Words"
"(Asas Negras, Palavras Negras)"
Daniel MinahanVanessa Taylor7 de abril de 2013 (2013-04-07)4.27[4]
Brienne continua escoltando Jaime pelas Terras Fluviais até Porto Real. Ele a envolve em uma briga, que é interrompida por soldados da Casa Bolton. Depois de receber a notícia do saque de Winterfell e do desaparecimento de Bran e Rickon, Robb desvia suas atenções da guerra contra os Lannisters para ir ao funeral do pai de sua mãe Catelyn em Correrio, irritando Karstark, que busca vingança por seus filhos que foram mortos pelos Lannisters. Arya, Gendry e Torta Quente também decidem ir para Correrio, mas são assaltadas por um grupo rebelde, a "Irmandade sem Banners", e são levados para uma pousada, onde o Clegane capturado revela a identidade de Arya. Margaery e sua avó Olenna, a "Rainha dos Espinhos", convencem Sansa a contar sobre os pontos fracos de Joffrey. Theon Greyjoy é torturado por captores desconhecidos. Bran, Rickon, Osha e Hodor encontram os irmãos Jojen e Meera, filhos do bandido Howland. Jojen, que tem compartilhado os sonhos estranhos de Bran, diz a ele que ele é um warg, capaz de entrar nas mentes dos animais. 
233 "Walk of Punishment"
"(A Caminhada da Punição)"
David BenioffDavid Benioff & D. B. Weiss14 de março de 2013 (2013-03-14)4.72[5]
Robb e Catelyn participam do funeral em Correrio. Tywin decide enviar Petyr Baelish para Lysa com a intenção de tê-los casado, a fim de garantir sua aliança, tornando Tyrion o novo mestre da moeda. Enquanto Torta Quente decide ficar na pousada, Arya e Gendry seguem a Irmandade. Ao saber sobre o massacre no Punho dos Primeiros Homens, Rayder envia Jon Snow com um bando de Selvagens para escalar a Muralha e atacar a Sentinela enquanto ela está enfraquecida. Os homens sobreviventes da Patrulha da Noite chegam de volta à Fortaleza de Craster, onde Tarly testemunha Gilly dando à luz um filho. Theon Greyjoy é libertado da tortura e do cativeiro por um homem desconhecido, que mais tarde o resgata novamente. Melisandre deixa Pedra do Dragão para uma missão desconhecida, afirmando que o sangue de um rei é necessário para a vitória. Daenerys concorda em comprar todos os 8.000 Imaculados e a tradutora Missandei, pagando-os com um de seus dragões, contra os conselhos de Selmy e Jorah. Jaime convence seu captor Locke a não deixar Brienne ser estuprada, mas Locke decepa a mão de Jaime. 
244 "And Now His Watch Is Ended"
"(E Agora Sua Patrulha Terminou)"
Alex GravesDavid Benioff & D. B. Weiss21 de março de 2013 (2013-03-21)4.87[6]
Theon é traído pelo homem que lhe resgatou, que o leva de volta à prisão de tortura. Depois de uma tentativa fracassada de fuga, Jaime acredita que ele está perdido sem sua mão que usa para dominar espadas; mas Brienne, sabendo o que ele fez por ela, pede que ele não perca a esperança. Varys diz a Tyrion como ele se tornou um eunuco, e que agora ele tem em seu poder o mago que o castrou, aconselhando Tyrion a ser paciente para obter vinganças. Na fortaleza de Craster, os vigilantes sobreviventes da Patrulha da Noite, morrendo de fome, entram em conflito com o anfitrião. Craster e Mormont são mortos na luta e Tarly foge com Gilly e seu filho. Arya e Gendry são levados para a caverna secreta da Irmandade, encontrando seu líder, Beric Dondarrion, que mais tarde sentencia Clegane a julgamento por combate com ele. Margaery propõe casamento entre Sansa e Loras. Daenerys se encontra com Kraznys para completar o comércio de um dragão para o exército de Imaculados. Ela ganha a posse dos Imaculados e os ordena a matar seus antigos mestres. Daenerys também recupera seu dragão e liberta os Imaculados da escravidão, mas todos decidem segui-la livremente. 
255 "Kissed by Fire"
"(Beijado Pelo Fogo)"
Alex GravesBryan Cogman28 de março de 2013 (2013-03-28)5.35[7]
Tyrion convence Olenna a pagar parte do casamento real. Sansa conta a Petyr Baelish sobre sua decisão de ficar em Porto Real. Os Lannisters descobrem a conspiração dos Tyrell para casar Sansa a Loras. Para evitar a união, Tywin planeja casar Sansa com Tyrion e Cersei com Loras, apesar dos protestos dos irmãos. Stannis confessa sua infidelidade a sua esposa, Selyse, que então diz que ela já sabe e aprova. Sua filha, Shireen, entra na masmorra para visitar Davos e começa a ensiná-lo a ler. Sandor Clegane mata Dondarrion e é libertado. No entanto, Dondarrion é ressuscitado aparentemente pelo poder do Senhor da Luz. Gendry decide ficar com a Irmandade, e Thoros e Dondarrion planejam resgatar Arya para Robb. Depois de ser entregue a Lorde Roose Bolton e canhar abrigo em suas terras, Jaime confessa a Brienne porque ele matou o Rei Aerys II Targaryen, revelando que Aerys era fascinado por Fogovivo e que adorava ver tanto seus inimigos como pessoas inocentes morrerem queimados, e isso fez Jaime matá-lo na Rebelião de Robert. Robb executa Rickard Karstark depois que este último assassinou dois garotos dos Lannisters. Com os Karstarks o abandonando, Robb planeja fazer uma aliança desesperada com Walder Frey. Jon Snow sucumbe à sedução de Ygritte e quebra seus votos. Os Imaculados selecionam um guerreiro chamado Verme Cinzento como seu líder na ordem de Daenerys. 
266 "The Climb"
"(A Escalada)"
Alik SakharovDavid Benioff & D. B. Weiss5 de maio de 2013 (2013-05-05)5.50[8]
Em Porto Real, Tywin coage Olenna a concordar em casar Loras com Cersei, que revela a Tyrion que foi Joffrey quem tentou matá-lo durante o cerco. Tyrion confessa a Shae e Sansa sobre o próximo casamento. Lorde Baelish diz a Varys que ele pegou Ros como informante de Varys e a entregou a Joffrey, que a mata. Nas Terras Fluviais, Melisandre compra Gendry da Irmandade, prevendo que Arya matará muitas pessoas. Robb faz um novo acordo com Walder Frey, concordando em dar-lhe Harrenhal e casar seu tio Edmure com a filha de Frey, Roslin. Lorde Bolton planeja enviar Jaime para Porto Real, mas se recusa a mandar Brienne com ele. Em um local desconhecido, o misterioso homem continua a torturar Theon Greyjoy. No norte, surge a tensão entre Osha e Meera. Além da Muralha, Samwell Tarly continua sua viajem com Gilly e seu filho, enquanto Jon Snow e Ygritte conseguem escalar a Muralha com outros dois Selvagens. 
277 "The Bear and the Maiden Fair"
"(O Urso e a Bela Donzela)"
Michelle MacLarenGeorge R. R. Martin12 de maio de 2013 (2013-05-12)4.84[9]
No Norte, Jojen diz a Bran que eles devem ir além da Muralha para encontrar o Corvo de Três Olhos, para o horror de Osha. O relacionamento de Jon Snow e Ygritte se aprofunda, deixando o amigo da garota selvagem, Orell, com raiva. Theon é castrado por seu torturador. Talisa revela a Robb que ela está grávida. Arya foge da Irmandade, apenas para ser capturada por Sandor Clegane. Melisandre revela a Gendry que o pai dele era Robert Baratheon. Shae diz a Tyrion que ela não continuará seu relacionamento quando ele se casar com Sansa. Tywin aconselha Joffrey e discute sobre Daenerys, onde Tywin apresentando o perigo que a jovem Targaryen poderia representar. Daenerys chega à cidade de Yunkai e declara guerra contra eles. Lorde Bolton parte de Harrenhall para o casamento de Edmure, enquanto Jaime se despede de Brienne e parte para Porto Real. Na estrada, ele descobre que Locke recusou o resgate do pai de Brienne. Jaime retorna a Harrenhall para encontrar Brienne e a encontra em um buraco lutando com um urso. Ele pula e salva Brienne e parte mais uma vez, desta vez com ela. 
288 "Second Sons"
"(Segundos Filhos)"
Michelle MacLarenDavid Benioff & D. B. Weiss19 de maio de 2013 (2013-05-19)5.13[10]
O casamento de Tyrion com Sansa é realizado. Cersei mostra descontentamento em relação a Margaery e Loras. Na festa de casamento, Tyrion fica bêbado e provoca uma cena, com Tywin exigindo que ele faça um bebê em breve. Em seu quarto, Tyrion diz a Sansa que eles não consumarão seu casamento até que ela queira. Sandor Clegane revela a Arya que eles estão indo para as Gêmeas para entregá-la à Robb. Stannis libera Davos, exigindo que ele respeite Melisandre, que chega em Pedra do Dragão com Gendry, a quem ela seduz e extrai sangue com três sanguessugas. Em um ritual mágico, Stannis os lança em um incêndio, nomeando três usurpadores: Robb, Balon e Joffrey. Daenerys descobre que Yunkai empregou uma empresa mercenária chamada "Segundos Filhos". Um dos tenentes chamado Naharis mata os outros líderes e promete a sua e a lealdade da empresa a Daenerys. Samwell Tarly e Gilly são atacados por um Caminhante Branco, mas Tarly o destrói com a adaga de Vidro de Dragão. 
299 "The Rains of Castamere"
"(As Chuvas de Castamere)"
David NutterDavid Benioff & D. B. Weiss2 de junho de 2013 (2013-06-02)5.22[11]
Tarly, Gilly e seu filho chegam na Muralha. Durante uma tempestade, Bran entra na mente de Hodor para acalmá-lo, uma habilidade não possuída por qualquer outro. Perto dali, Jon Snow se recusa a matar um fazendeiro, a quem Ygritte mata antes de Snow ser atacado pelos outros Selvagens. Bran usa sua habilidade warg para salvar Snow, que mata Orell antes de escapar, deixando para trás Ygritte com o chefe Tormund. Osha, Rickon e seu lobo gigante partem para o Último Lar, enquanto Bran e sua companhia restante planejam ir além da Muralha. Enquanto isso, Daenerys envia Jorah, Naharis e Verme Cinzento para se infiltrar em Yunkai e abrir o portão da cidade para o seu exército. Yunkai logo cai em suas forças. Robb chega às Gêmeas e pede desculpas a Walder, que parece aceitar. Edmure se casa com Roslin e eles partem para consumar seu casamento antes que os homens de Walder assassinem Catelyn, Talisa, e a maioria dos homens de bandeira Stark, enquanto Lorde Bolton, revelando-se ser leal aos Lannisters, mata Robb. Arya também chega às Gêmeas e testemunha uma parte do massacre, mas Sandor Clegane a deixa inconsciente e a carrega em segurança. 
3010 "Mhysa"
"(Mhysa)"
David NutterDavid Benioff & D. B. Weiss9 de junho de 2013 (2013-06-09)5.39[12]
O mentor do massacre é revelado como sendo Tywin, que premia a Casa Frey com a Sede da Corrida Corrente e nomeia Roose Bolton o Protetor do Norte. Theon descobre que foi entregue por seus homens em troca de uma passagem segura de Winterfell e que seu captor é Ramsay, o bastardo de Bolton. Contra os desejos de Balon, Yara decide resgatar Theon. Arya e Sandor matam alguns soldados do Frey zombando da morte de Robb. Chegando na capital com Brienne, Jaime se reúne com Cersei. No Norte, Samwell Tarly encontra Bran e seu grupo e lhes dão as armas de Vidro do Dragão antes de chegarem no Castelo Negro, onde ele e Meistre Aemon enviam corvos para alertar os Sete Reinos sobre os Caminhantes Brancos. Sendo atingido várias vezes, Jon ainda consegue escapar de Ygritte e retorna ao Castelo Negro. Em Pedra do Dragão, Davos ajuda Gendry a escapar, enquanto Stannis decide ir para o Norte e ajudar a Patrulha da Noite contra a ameaça dos Caminhantes Brancos. Em Essos, os escravos libertados de Yunkai chamam Daenerys como sua "mãe". 

Referências

  1. «'Game of Thrones' gets a third season». Los Angeles Times. 10 de abril de 2012. Consultado em 10 de abril de 2012 
  2. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z aa ab ac ad ae af ag ah ai aj ak al am an ao ap aq ar as at au av aw ax ay az ba «Emmy(R)- and Golden Globe-Winning HBO Series "Game of Thrones" Returns for Third Season March 31». HBO. 12 de março de 2013. Consultado em 30 de agosto de 2016 
  3. «Sunday Cable Ratings: 'The Walking Dead' Wins Night, 'Game of Thrones', 'The Bible', 'Vikings', 'Shameless', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. 2 de abril de 2013. Consultado em 2 de abril de 2013 
  4. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Real Housewives of Atlanta', 'Kourtney & Kim Take Miami', 'Vikings', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. 9 de abril de 2013. Consultado em 9 de abril de 2013 
  5. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'MTV Movie Awards', 'Vikings', 'Mad Men','The Client List', 'Veep' & More». TV by the Numbers. 16 de abril de 2013. Consultado em 16 de abril de 2013 
  6. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'NBA Playoffs', 'Real Housewives of Atlanta', 'Vikings' & More». TV by the Numbers. 23 de abril de 2013. Consultado em 23 de abril de 2013 
  7. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, NBA Playoffs, 'Vikings', 'The Client List', 'Mad Men', 'Veep' & More». TV by the Numbers. 30 de abril de 2013. Consultado em 30 de abril de 2013 
  8. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Ax Men', 'Mad Men', 'Army Wives', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. 7 de maio de 2013. Consultado em 7 de maio de 2013 
  9. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Breaking Amish', 'Mad Men', 'Long Island Medium', 'River Monsters' & More». TV by the Numbers. 14 de maio de 2013. Consultado em 14 de maio de 2013 
  10. «Sunday Cable Ratings:'Game of Thrones' Wins Night, 'North America', 'Mad Men', 'Veep', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. 21 de maio de 2013. Consultado em 21 de maio de 2013 
  11. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night + 'Keeping Up With the Kardashians', 'Real Housewives of New Jersey', 'Breaking Amish', 'Mad Men' & More». TV by the Numbers. 4 de junho de 2013. Consultado em 4 de junho de 2013 
  12. «Sunday Cable Ratings: 'Game of Thrones' Wins Night, 'Falling Skies', 'Mad Men', 'Army Wives', 'Veep', 'The Client List' & More». TV by the Numbers. 11 de junho de 2013. Consultado em 11 de junho de 2013