GeForce 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
GeForce 2 Series
GPU GeForce2 MX400.
Data de lançamento 07 de Setembro de 2000
Codinome(s) NV11, NV15, NV16
Fabricante nVidia
Transistores
Modelos
GPU Básica MX
GPU Intermediária GTS, Pro
GPU Topo-de-linha Ti, Ultra
Versões dos drivers
Direct3D 7.0
OpenGL 1.3
Cronologia
Anterior GeForce 256
Concorrente 3dfx Voodoo 5
ATI Radeon
PowerVR Series 3 (Kyro)


Lançada em abril de 2000, a primeira GeForce 2 (versão GTS) também era um acelerador gráfico de alto desempenho.[1] Apesar de ser tratada como uma atualização da GeForce 256, o desempenho em texturização era duas vezes maior que o de sua antecessora. A GTS estabeleceu a liderança definitiva sobre a sua tradicional concorrente, a 3dfx e sua Voodoo 5, além de se preparar para a chegada de um novo concorrente: a Radeon da ATI Technologies (Hoje, AMD).

Mais tarde, a NVIDIA lançou um modelo com os mesmos recursos e menor desempenho, a GeForce 2 MX, que a tornou popular no mercado de placas de vídeo de baixo custo. Versões mais rápidas da GeForce 2 GTS foram lançadas com os nomes de Pro, Ultra e Ti.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A arquitetura da GeForce 2 é semelhante à anterior da linha GeForce, à GeForce 256, mas com várias melhorias. Em comparação com os 220 nm(nanometro) da GeForce 256, a GeForce 2 era construída em um processo de fabricação de 180 nm , fazendo com que o silício seja mais denso e permitindo mais transistores e uma maior velocidade do clock. A mudança mais significativa para aceleração 3D é a adição de uma segunda unidade de mapeamento de textura para cada um dos quatro pixel pipelines.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «AnandTech - NVIDIA GeForce 2 GTS». www.anandtech.com. Consultado em 29 de abril de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.