GeForce 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
GeForce 2 Series
NV11, NV15, NV16
GPU GeForce2 MX400.
Data de lançamento 07 de Setembro de 2000
Codinome(s) NV11, NV15, NV16
Fabricante nVidia
Transistores
Modelos
GPU Básica MX
GPU Intermediária GTS, Pro
GPU Topo-de-linha Ti, Ultra
Versões dos drivers
Direct3D 7.0
OpenGL 1.3
Cronologia
Anterior GeForce 256
Concorrente 3dfx Voodoo 5
ATI Radeon
PowerVR Series 3 (Kyro)


Lançada em abril de 2000, a primeira GeForce 2 (versão GTS) também era um acelerador gráfico de alto desempenho.[1] Apesar de ser tratada como uma atualização da GeForce 256, o desempenho em texturização era duas vezes maior que o de sua antecessora. A GTS estabeleceu a liderança definitiva sobre a sua tradicional concorrente, a 3dfx e sua Voodoo 5, além de se preparar para a chegada de um novo concorrente: a Radeon da ATI Technologies (Hoje, AMD).

Mais tarde, a NVIDIA lançou um modelo com os mesmos recursos e menor desempenho, a GeForce 2 MX, que a tornou popular no mercado de placas de vídeo de baixo custo. Versões mais rápidas da GeForce 2 GTS foram lançadas com os nomes de Pro, Ultra e Ti.

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A arquitetura da GeForce 2 é semelhante à anterior da linha GeForce, à GeForce 256, mas com várias melhorias. Em comparação com os 220 nm(nanometro) da GeForce 256, a GeForce 2 era construída em um processo de fabricação de 180 nm , fazendo com que o silício seja mais denso e permitindo mais transistores e uma maior velocidade do clock. A mudança mais significativa para aceleração 3D é a adição de uma segunda unidade de mapeamento de textura para cada um dos quatro pixel pipelines.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «AnandTech - NVIDIA GeForce 2 GTS». www.anandtech.com. Consultado em 29 de abril de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.