TurboCache

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NVIDIA TurboCache
Lançado em 15 de dezembro de 2004
Concorrência ATI HyperMemory

TurboCache é uma tecnologia da NVIDIA lançada em 15 de dezembro de 2004[1] que permite usar memória de sistema como memória de vídeo em alguns modelos de placas de vídeo da empresa, graças a velocidade oferecida pelo barramento PCI Express. Devido ao seu custo baixo de implementação e às limitações de desempenho que acarreta, é utilizada apenas em modelos mais acessíveis, a partir da família GeForce 6200.

O desenvolvimento da tecnologia objetivou reduzir o custo das placas, mantendo um desempenho razoável, assim, a placa de vídeo requer apenas uma quantidade baixa de memória (geralmente entre 32 e 128 MB), exigindo um custo de fabricação menor devido à menor quantidade de módulos de memória e ao tamanho reduzido da placa necessária (conseqüentemente, as embalagens, custo de transporte e disposição nas prateleiras).

O baixo preço resultante e o baixo consumo característico dessas placas as tornam candidatas ideais para sistemas domésticos simples e notebooks, sendo que seu desempenho costuma ser muitas vezes superior a de concorrentes onboard como as placas de vídeo Intel GMA 900.

Um problema no entanto se dá na divulgação das placas, geralmente anunciadas pela quantidade de memória total utilizada (entre 128 e 512 MB, entre a instalada na própria placa de vídeo e a "tomada" da memória RAM da placa mãe) ao invés da quantidade real instalada na placa, normalmente entre 32 e 64 MB.

Referências

  1. Press release (15 de dezembro de 2004) NVIDIA Introduces New GeForce 6200 with TurboCache (em inglês) acessado em 23 de abril de 2007.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Turbocache Serve Pra Aumentar A Velocidade Da placa Melhorando E muito O sistema.